T

utores enxergam os pets como parte da família

Os pets oferecem apoio emocional, companheirismo e uma estreita relação de afeto para os seus tutores, o que é particularmente importante em uma sociedade onde as taxas de ansiedade, depressão e estresse são crescentes. A pesquisa Radar Pet 2023 revelou que cães e gatos são considerados membros da família em muitos lares brasileiros, com mais de 37 milhões de domicílios possuindo animais de estimação. 

“Pet Lovers Emocionais”

O estudo citado destacou também um aumento significativo no número de tutores que procuram garantir um alto padrão de vida, conforto e felicidade para seus pets. Os apelidados de "Pet Lovers Emocionais", constituem a maioria dos tutores de animais de estimação no país. Nos Estados Unidos o quadro é ainda maior. Segundo o Census Bureau, 49 milhões das famílias americanas possuem cães. Além disso, 97% dos donos de animais de estimação no país também consideram seus animais de estimação parte da família, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center. Esse panorama revela a importância afetiva e emocional que os pets ocupam nas mais diversas famílias, o que, consequentemente, leva os seus donos a buscarem maneiras de mantê-los seguros e protegidos por mais tempo.

Crescimento do mercado Pet

Em 2023, a previsão era que a indústria de produtos para animais de estimação encerrasse o ano com um crescimento de aproximadamente 11,6% em sua receita, cerca de R$46,8 bilhões, de acordo com a projeção da Abinpet. Para 2024, a expectativa também é crescente, impulsionada pelo lançamento de novos produtos e serviços para pets, refletindo no aumento da demanda por cuidados mais personalizados. Com mais de 167,6 milhões de animais de estimação no Brasil, o país é o terceiro maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo o IBGE. Este crescimento representa uma oportunidade significativa para os empreendedores. De acordo com Vanessa de Lima e Silva, do Sebrae-SP, o setor tem proporcionado novas oportunidades de negócios nos últimos três anos.

A tecnologia no cuidado com a saúde dos pets

A tecnologia tem impulsionado uma série de mudanças positivas no setor, desde produtos e serviços mais eficientes até soluções inovadoras para monitoramento da saúde e bem-estar animal. Além do aprimoramento de medicamentos, proporcionando uma experiência de ingestão mais satisfatória aos pets, a tecnologia proporcionou maior velocidade no diagnóstico de doenças e enfermidades. Graças ao progresso tecnológico, essa prática se tornou mais disponível nas clínicas, de acordo com especialista em nutrição veterinária. Exames laboratoriais e de imagem tiveram elevação em quesito de qualidade através do uso da tecnologia. 

O maior ecossistema Pet do Brasil alcançou marco significativo

A Petlove, principal ecossistema pet do Brasil, alcançou um marco significativo ao superar 220 mil vidas seguradas em seus planos de saúde para animais de estimação, registrando um aumento de 100% em relação ao ano anterior. Com isso, a empresa consolida sua liderança no setor, detendo 65% do market share. As estratégias para esse crescimento incluem aumento na demanda por serviços de saúde para cães e gatos, expansão para novas cidades, aumento do número de parceiros qualificados e lançamento do Plano Leve, uma opção acessível que oferece benefícios como vacinas básicas, consultas veterinárias e microchipagem gratuita, sem exigência de comprovação de doenças pré-existentes.

Procura por Seguro Pet também cresceu

Assim, diante da crescente preocupação dos tutores com seus pets e dos avanços tecnológicos no setor para garantir uma melhor experiência aos clientes, a procura por serviços de seguros para animais de estimação também cresceu. Isso motivou as seguradoras e as Pettechs - startups que atendem todas as áreas relacionadas aos produtos e serviços para animais de estimação - a buscar soluções tecnológicas para aprimorar o bem-estar dos pets, reduzindo a necessidade de acionamento do seguro e prevenindo fraudes.

É necessário pensar em coberturas mais abrangentes e no uso de inteligência artificial

No Reino Unido, os prêmios de seguro para animais de estimação aumentaram em mais de 20% em comparação com o ano passado, de acordo com novos números publicados pela Pearson Ham. O reajuste ocorreu em fevereiro deste ano e tem causado preocupação nos clientes. O portal beinsure revelou que é esperado que o Reino Unido registre um crescimento acelerado no setor, de cerca 1,5 mil milhões de libras em prêmios brutos por ano, até 2025. Por este motivo, o portal reflete acerca de práticas que as insurtechs precisam focar para abraçar oportunidades. Uma delas é a necessidade de pensar além dos prêmios, mirando em coberturas mais abrangentes e no uso de inteligência artificial. “Compreensivelmente, qualquer produto de seguro para animais de estimação deve apelar à experiência muito pessoal de possuir um animal de estimação e não esperar que o prêmio mais baixo feche o negócio com o segurado. A segurança, a saúde e o rastreamento dos animais de estimação também devem fazer parte dos benefícios da política. As seguradoras devem pensar cuidadosamente sobre a sua oferta e como as pessoas partilham as suas vidas com cães, gatos ou outros animais de estimação, para inovar e melhorar a experiência geral para garantir a aceitação dos consumidores e, por sua vez, a quota de mercado. A incorporação de Inteligência Artificial no processo de subscrição compara dados de atividade de animais de estimação com benchmarks de raças semelhantes e os combina com informações de classificação de fontes do setor, como Verisk, para permitir preços precisos para um animal de estimação individual no momento da cotação” – alegou.

Caminhos que as seguradoras podem explorar

À medida que as oportunidades no mercado pet a evolução das tecnologias aumentam, as seguradoras podem adotar estratégias para se posicionar de forma eficaz e aproveitar esse cenário favorável. Por exemplo:

  • Integração de Tecnologias de Monitoramento: As seguradoras podem aproveitar tecnologias como dispositivos de rastreamento GPS e sensores de saúde para oferecer políticas de seguro mais personalizadas. Esses dispositivos podem ajudar a monitorar a localização do animal de estimação e até mesmo fornecer dados sobre sua saúde e bem-estar, permitindo que as seguradoras ofereçam prêmios mais precisos e ajustados ao perfil de cada pet.
  • Plataformas Digitais e Aplicativos: Investir em plataformas digitais e aplicativos pode facilitar o processo de contratação de seguros para animais de estimação, tornando-o mais conveniente e acessível para os proprietários de pets. Além disso, essas plataformas podem oferecer recursos adicionais, como acesso a informações sobre cuidados com animais de estimação, agendamento de consultas veterinárias e até mesmo telemedicina veterinária.
  • Análise de Dados e Inteligência Artificial: Utilizar análise de dados e inteligência artificial pode ajudar as seguradoras a identificar padrões de comportamento e saúde dos animais de estimação, permitindo uma avaliação mais precisa do risco e a personalização das políticas de seguro. Além disso, essas tecnologias podem ser usadas para prever tendências futuras no mercado pet e adaptar as estratégias de negócios em conformidade.
  • Parcerias Estratégicas: Estabelecer parcerias estratégicas com empresas de tecnologia e startups especializadas em produtos e serviços para animais de estimação pode ajudar as seguradoras a se manterem atualizadas com as últimas inovações do mercado. Essas parcerias podem incluir a co-criação de produtos, o compartilhamento de dados e a colaboração em iniciativas de marketing.

Tendência ressalta a importância de oferecer coberturas de seguro mais abrangentes e de integrar tecnologias avançadas ao Seguro Pet

A expansão e diversificação da demanda no mercado de seguros para animais de estimação são indicadores claros da necessidade de inovação e adaptação neste segmento. O crescimento registrado pela Petlove, alcançando mais de 220 mil vidas seguradas e registrando um aumento de 100% em comparação ao ano anterior, reflete a crescente valorização dos tutores pela saúde e bem-estar de seus animais. Esta tendência sublinha a importância de oferecer coberturas de seguro mais abrangentes e de integrar tecnologias avançadas, como a inteligência artificial. A adoção dessas tecnologias pode otimizar as operações dos seguros pet, possibilitando uma abordagem mais preventiva à saúde dos animais. 

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais fragilizadas emocionalmente, a busca por um pet pode ser favorável para a saúde mental dos indivíduos, à medida que dão e recebem o afeto dos animais de estimação. Portanto, é fundamental que as seguradoras se baseiem na inovação e na integração de tecnologias para aprimorar serviços, demonstrando estar a par das novidades concernentes ao universo pet, ao mesmo tempo em que promovem o seu bem-estar e proteção.

Postado em
27/3/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO