A

Escola de Negócios e Seguros (ENS) firmou parceria com a Fundación MAPFRE para oferecer aos seus alunos o BugaMAP, um business game que simula desafios reais do mercado de seguros. A iniciativa proporcionará aos discentes uma experiência imersiva e prática, combinando teoria e simulação para o desenvolvimento de competências essenciais para atuação no setor.

Maria de Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil

O Acontece conversou com Maria de Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, sobre os diferenciais da ferramenta e os benefícios dessa experiência para os alunos da ENS.

Portal Acontece – Quais habilidades e competências os participantes desenvolverão ao longo do jogo? Como essa experiência se diferencia dos métodos tradicionais de aprendizado?

Fátima Lima – O BugaMAP permite que os participantes aprendam e apliquem conceitos de negócios no setor de seguros, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, tomada de decisões e pensamento estratégico. A principal diferença em relação aos métodos tradicionais é a abordagem prática e interativa, que facilita a assimilação e consolidação dos conteúdos ao longo da formação.

O BugaMAP combina teoria e prática, estimulando tanto hard skills quanto soft skills. Na sua opinião, como essa gamificação potencializa a aprendizagem e se torna um diferencial na formação dos futuros profissionais do setor?

O jogo torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente, desafiando os alunos a aplicarem conceitos teóricos em situações reais. Essa abordagem fortalece a retenção do conhecimento e desenvolve a capacidade de tomada de decisão estratégica. Além disso, proporciona uma visão integrada da gestão de uma seguradora, considerando aspectos como quota de mercado, solvência, lucro e índice combinado.

O BugaMAP já é aplicado há mais de 30 anos e está presente em 16 países. Como tem sido a receptividade por parte dos participantes?

A aceitação tem sido extremamente positiva! Os participantes valorizam muito essa experiência prática e interativa, além de receberem um certificado que agrega valor à formação profissional. A combinação entre aprendizado teórico e prático torna o BugaMAP uma ferramenta poderosa para desenvolver profissionais altamente qualificados no setor de seguros.

O que levou a Fundación MAPFRE a escolher a Escola como parceira na oferta da ferramenta?

A Fundación MAPFRE reconhece a relevância e a importância da ENS como principal instituição de ensino de seguros no Brasil, e como referência na formação de profissionais do setor. Esses foram fatores decisivos para a escolha da Escola como parceira. Embora não seja a primeira instituição a participar da iniciativa, a ENS é uma aliada estratégica e essencial para o sucesso do programa.

Por fim, qual mensagem você gostaria de deixar para os alunos da ENS que participarão do BugaMAP? O que eles podem esperar dessa experiência?

Participar do BugaMAP será uma excelente oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um ambiente simulado, que reflete os desafios reais do setor de seguros. Essa experiência prática facilitará a consolidação dos conteúdos e proporcionará uma visão integrada das diversas áreas de gestão de uma seguradora.

Ao enfrentar situações reais e tomar decisões estratégicas, os alunos estarão mais bem preparados para os desafios do mercado de trabalho. Acredito que essa vivência impulsionará suas carreiras, tornando-os profissionais mais confiantes e capacitados para contribuir significativamente com o setor de seguros.

Como participar?

O BugaMAP é aplicado há mais de 30 anos em 16 países e, agora, chega à ENS como uma ferramenta exclusiva para alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), Graduação em Gestão de Seguros, MBAs e Pós-Graduações.

Os treinamentos serão aplicados entre o final de abril e início de maio, para alunos do CHCS, e em junho, para matriculados na Graduação e em cursos de Pós-Graduação e MBAs. Ao final da experiência, os participantes receberão certificado com as chancelas da Fundación MAPFRE e ENS.

Se você é aluno matriculado nesses cursos, fique atento aos informativos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e participe!

Postado em
31/3/2025
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO