os últimos anos, a indústria de seguros tem passado por uma transformação significativa impulsionada pelo avanço da tecnologia e a crescente demanda dos consumidores por experiências mais personalizadas e convenientes. Nesse contexto, as seguradoras que apostam em inovação e tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a análise de dados, para coletar e processar informações de forma mais rápida e precisa, estão liderando os esforços em inovação do setor.
Principais impulsionadoras dos esforços de inovação
Um novo relatório da AM Best, uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada no setor de seguros, destacou que as empresas que dão importância aos dados para melhorar a eficiência e a lucratividade são as principais impulsionadoras dos esforços de inovação. Esses esforços estão desempenhando um papel significativo no avanço do setor de seguros.
Mudanças estão alterando o comportamento do consumidor
O estudo da AM Best destacou como as mudanças tecnológicas continuam a alterar o comportamento do consumidor, o que, em última análise, está transformando o cenário de seguros em todas as linhas de produtos.
“Essas tendências criaram desafios e oportunidades para as seguradoras, acelerando a necessidade de inovação e recompensando as seguradoras mais inovadoras”
Segundo o relatório, a mudança tecnológica continua a alterar o comportamento do consumidor, transformando o cenário de seguros em todas as linhas de produtos. “Essas tendências criaram desafios e oportunidades para as seguradoras, acelerando a necessidade de inovação e recompensando as seguradoras mais inovadoras”, disse Jason Hopper, diretor associado de pesquisa e análise do setor da AM Best. “Em resposta ao ambiente de risco em evolução, as seguradoras aceleraram sua mudança para a tecnologia digital e intensificaram seu foco na inovação de produtos e modificações na linguagem das apólices.”
Elementos importantes para a cultura de inovação nas seguradoras
O relatório da agência mede a eficácia dos respectivos esforços de inovação de uma seguradora classificada, pontuando seu desempenho com relação à liderança, cultura, recursos, processos e estrutura. O estudo explicou como a liderança é fundamental com mais ações sendo guiadas por uma visão mais clara, como mais empresas criando cargos de diretor de inovação e discussões mais frequentes em reuniões do conselho. A agência também pontuou que, embora para muitas empresas o desenvolvimento de uma cultura inovadora tenha sido um desafio contínuo, um foco persistente de liderança e a transição de funcionários por esse ambiente desempenharam um papel importante no reforço dessa mudança cultural inovadora.
A cultura da inovação precisa andar junto com a da prevenção
Devido ao crescente aumento do uso da tecnologia na vida cotidiana e com produtos inovadores surgindo a todo instante, novas preocupações surgiram em relação à segurança dos dados. Por isso, a cultura da inovação precisa andar sempre junto com a da prevenção. Seguindo esse paradigma, seguradoras têm investido em tecnologia e expertise para desenvolver produtos de seguro cibernético que se adequem às necessidades dos clientes. A AXA é uma dessas seguradoras. A Companhia possui o compromisso organizacional de ajudar os clientes a se protegerem contra uma das ameaças mais desafiadoras do mundo moderno e que mais cresce atualmente: os ataques cibernéticos. No mundo tecnológico atual, no qual é possível coletar dados de várias formas, praticamente todas empresas estão expostas a ameaças.
Portfólio variado para ajudar os clientes
As soluções de Seguro Cibernético da Axa incluem: Seguro de Responsabilidade Cibernética e Proteção de Dados e Seguro de Responsabilidade Profissional, Cibernética e Proteção de Dados projetados para se adaptarem às necessidades do setor industrial e comercial. Juntamente com as coberturas amplas e flexíveis, a seguradora fornece uma variedade de serviços para ajudar clientes a evitar ataques e responder de forma rápida e eficaz, caso a empresa seja atingida.
Proteger e fazer uso inteligente dos dados
Ainda que a adoção de uma abordagem orientada por dados seja cercada de aspectos positivos, é importante ressaltar que as seguradoras devem assumir uma postura preventiva em relação aos riscos que essa abordagem pode trazer. O que significa aumentar sua capacidade de prever riscos, melhorar a precificação e reduzir fraudes, beneficiando, dessa maneira, tanto a empresa quanto seus clientes. Partindo dessas premissas, a utilização eficaz de dados requer, automaticamente, uma postura preventiva em relação às exposições atreladas a eles. A partir daí, os dados se tornam um elemento fundamental para o sucesso das seguradoras no atual cenário de mercado, sobretudo para as Companhias que buscam aprimorar a eficiência de suas operações e oferecer serviços mais personalizados aos seus clientes. Essas empresas são as principais impulsionadoras de inovação no setor, uma vez que o uso inteligente de dados permite a criação de produtos e soluções mais eficazes e adaptados às necessidades individuais dos consumidores.