Se você não consegue explicar algo de forma simples, significa que não entendeu suficientemente bem”. Essa frase costuma ser atribuída a Albert Einstein, mas não há fontes seguras que confirmem a autoria. Apesar disso, essa frase encerra um pensamento muito interessante e que cai como uma luva para o atendimento dos corretores aos seus clientes.
Compreender que o cliente não sabe
Inicialmente, é preciso exercer a empatia e colocar-se no lugar de alguém que não conhece aquele determinado produto, tampouco é obrigado a saber como funciona certo aparato tecnológico. Isso porque, mesmo que a sociedade esteja imersa na cultura digital, é bom lembrar que idosos e até adultos de outra geração ainda enfrentam barreiras para usar e adotar novas tecnologias.
A partir dessa simples constatação, o corretor já deve começar a elaborar meios para ajudar os clientes a entenderem como funciona certo produto do seguro e quais as maneiras de acessá-lo, inclusive digitalmente.
Comunicar-se bem requer treinamento
Quando se fala em comunicar-se bem, é costumeiro pensar na Norma Culta da Língua Portuguesa e esse não é um entendimento errado.O domínio da linguagem normativa é um dos princípios para falar e escrever bem. No entanto, não é o único.
A ideia primordial sobre a comunicação é “tornar comum”, ou seja, fazer com que a informação que o emissor detém torne-se comum para o receptor da mensagem. No caso específico a qual o texto faz referência, o emissor é o corretor e o receptor é o cliente. Lembrando que, em uma conversa, esses papéis se invertem a todo instante, dependendo de quem esteja “passando a informação”.
De todo modo, o importante sobre esse conceito, no contexto corretor/cliente, é que o profissional de corretagem precisa de treinamento e capacitação para conseguir explicar questões técnicas do seguro de forma simples para o cliente.
Aprendizado sobre novos produtos
Como instruir o consumidor de seguros sobre um produto que o corretor não conhece? Passando a conhecer!
Para isso, a Baeta Academy oferece uma plataforma de conteúdos gratuitos e variados para que os corretores de seguros possam tirar dúvidas e receber consultoria em vários processos da operação do setor.
Tem um treinamento para se comunicar melhor chamado “Comunicação em foco”, que faz parte de um curso completo dividido em dez módulos de videoaulas com duração máxima de 20 minutos. Na plataforma, é possível aprender sobre diversos tipos de produtos do mercado.São centenas de materiais disponibilizados sem nenhum custo , dentre eles:
- Como ajustar o foco e equilibrar o discurso
- Como identificar oportunidades
- Quais os métodos mais eficazes para os corretores de seguros venderem seguros online
- Como conquistar novos clientes
- Como vender seguros pelo próprio site
- Ferramentas de email Marketing grátis para corretores
- Como gerar Leads para a corretora
- Como criar uma identidade visual para se destacar das outras corretoras
A qualificação deve ser contínua
Com o constante desenvolvimento da tecnologia, somos colocados num universo cada vez mais desconhecido e que continua a se transformar continuamente. Por causa das mudanças constantes e crescentes, o modo de viver, pensar e estar no mundo também mudaram. E assim, dessa mesma maneira, as necessidades dos indivíduos.
Por isso, sendo o corretor o profissional que coleta, analisa e interpreta as necessidades dos segurados, bem como vende os novos produtos que chegam ao mercado a todo instante, é necessário que haja qualificação contínua para conseguir acompanhar as constantes transformações das necessidades dos clientes e dos produtos que surgem para supri-las.