s produtos do seguro podem ser, muitas vezes, bastante específicos e técnicos. O corretor de seguros é o profissional responsável por estudar o mercado, prestar esclarecimentos sobre as apólices, analisar as necessidades dos clientes para identificar e recomendar os produtos adequados a se encaixar na situação de vida de cada consumidor.
A atuação dos corretores ganhou uma relevância maior na sociedade tecnológica
Com a mudança social constante trazida pelo desenvolvimento tecnológico, os serviços de proteção oferecidos pelos players de seguros se diversificou e, apesar de as apólices estarem mais simplificadas, o consumidor se depara hoje com uma gama de coberturas que, à primeira vista, podem ser parecidas, mas se diferem bastante de acordo com o tipo de evento, dinâmica do sinistro e por aí vai.
Imagine contratar um seguro saúde sem a intermediação de um profissional para esclarecer:
- Quais procedimentos aquele determinado plano cobre
- Como proceder nos casos em que há necessidade reembolso
- Quais dos procedimentos exigem coparticipação
- Como cadastrar dependentes
Esses são somente alguns poucos exemplos dos detalhes que podem ser esclarecidos de forma esmiuçada por um corretor.
Por isso, ninguém melhor que o corretor de seguros para analisar os riscos, indicar as seguradoras que atuam com mais eficiência naquele determinado ramo, quais as vantagens de preço e cobertura que elas oferecem, quais apólices são as mais adequadas, analisar as possibilidades de prejuízos e orientar o cliente sobre as cláusulas contratuais e as condições de renovação. Além, ainda, de orientar o cliente em caso de sinistro e intermediar junto às seguradoras os trâmites burocráticos relacionados ao evento.
O número de corretores cresceu muito nos últimos meses
De acordo com a Susep, houve um grandioso aumento no número de corretores de seguros, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, registrados nos últimos meses.
O número de corretoras, até o dia 20 de janeiro de 2022, era de 51.167; No dia 30 de abril, o número subiu para 52.857. Um aumento de mais 1.690 novas corretoras de seguros registradas em um um espaço de tempo de exatos 100 dias. Ou seja, uma média de mais de 16 novas corretoras por dia.
Já em relação às pessoas físicas, houve aumento de mais de 1.706 novos corretores cadastrados da Susep. Totalizando o número, até o dia 30/04/2022, de 66.244 profissionais corretores pessoas físicas atuando no ramo segurador.
O mercado está em evidência e os corretores são os grandes protagonistas
Houve uma explosão de inovação no setor causado pelas insurtechs que deixou o mercado mais em evidência, sobretudo após o sandbox regulatório do mercado de seguros que visou possibilitar a implantação de projetos inovadores que apresentem produtos e/ou serviços a serem ofertados no âmbito do mercado de seguros e que sejam desenvolvidos ou oferecidos a partir de novas metodologias, processos, procedimentos, ou de tecnologias existentes aplicadas de modo diverso.
Em meio a tanta novidade oferecida, há uma competitividade maior entre os players em relação ao lançamento de produtos mais baratos e inovadores de maneira cada dia mais acelerada.
Assim, mais produtos e serviços inovadores significam mais público para ser atendido e, por consequência, mais profissionais especializados para atenderem a essa clientela. E, nesse cenário, o protagonismo é todo do corretor de seguros.
É por meio desse profissional que o consumidor poderá decidir qual o produto mais adequado à sua realidade, já que o corretor é o especialista que estuda e conhece contratos, cláusulas, seguradoras e preços e é o responsável por intermediar a relação entre consumidores e seguradoras.
Cada vez mais pessoas estão querendo se tornar corretores
Pelos números apresentados acima, fica claro que cada vez mais pessoas estão querendo se tornar corretores. Esse interesse cada dia maior em torno da profissão se deve ao fato de ser um trabalho bem remunerado, de poder trabalhar com flexibilidade e autonomia (mais ainda durante o isolamento social imposto pela Covid-19), de ter a possibilidade de colaborar para que o cliente se sinta mais confiante ao adquirir uma proteção indicada por um profissional especializado, construir uma carreira diversificada e criar uma rede de contatos poderosa, dentre outros fatores.
Assim, a tendência é que o mercado absorva cada vez mais o trabalho dos corretores porque, conforme todo o exposto, eles são elementos essenciais na cadeia produtiva do ramo segurador.