om o início da pandemia de COVID-19, a disrupção digital foi ainda mais rápida à medida que a demanda do consumidor por serviços digitalizados disparou. A adoção digital durante a pandemia alcançou tal nível que até aplicativos para agendamento de vacinação e para certificados foram amplamente utilizados.
A necessidade de isolamento social durante a pandemia também demonstrou a necessidade e importância da telemedicina. A partir daí, houve uma mudança radical no curso dos cuidados de saúde para uma abordagem mais orientada para a tecnologia. Além disso, diante de um cenário de tanta vulnerabilidade, as pessoas passaram a dar outro dimensionamento ao seguro saúde.
Melhoria da interação entre todas as partes interessadas
Por meio da capacitação tecnológica, a complexidade da comunicação e das interações entre as diferentes partes interessadas, ou seja, pacientes, prestadores de serviços de saúde e seguradoras foi significativamente simplificada.
Crescimento do setor
De acordo com estudiosos, o aumento brasileiro de cuidados de saúde está alimentando o investimento de capital e a transformação do mercado de saúde suplementar. Seguradoras e operadoras de saúde, que cada vez mais utilizam tecnologias e integração “vertical virtual” de parcerias, são amplamente capazes de capitalizar essas tendências.
Uma nova forma de enxergar o seguro saúde
As tendências apontam que o aumento da procura por planos de saúde tenha impulsionado o crescimento de novas tecnologias e a consolidação do setor privado, à medida que as cadeias de hospitais e clínicas procuram ganhar escala e expansão territorial. É daí que surge uma nova forma de enxergar o seguro saúde.
Adaptação às mudanças com tecnologias disruptivas
Essa nova maneira de compreender o que é o seguro saúde adiciona simplicidade, transparência e canais fáceis de usar para expandir a acessibilidade do seguro. Isso levou a indústria em geral a se adaptar aos tempos de mudança com tecnologias disruptivas para se manter competitiva. A digitalização no seguro se espalhou por todos os processos do sistema, como precificação de apólices, gerenciamento de sinistros e atendimento ao cliente para subscrição e até análise de risco, a tecnologia interrompeu muitas funções importantes.
Tecnologias mais usadas
Dentre as diversas tecnologias usadas para facilitar e valorizar toda a cadeia de valor do seguro saúde, destacam-se:
- Chatbots e assistentes de voz: os assistentes de voz e chatbots baseados em IA são são ferramentas personalizadas de engajamento do cliente com um toque humano que retrata o epítome da inovação em seguros médicos. Eles permitem que as seguradoras de saúde ofereçam serviços personalizados e onipresentes aos clientes e tragam dimensões de conversação para sua jornada digital.
- Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Realidade Mista (MR): hoje realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR) tornaram-se pilares da transformação digital que abre um mundo de interação virtual não intrusiva, onde as possibilidades ganham vida. Essas tecnologias inovadoras podem não apenas ajudar as seguradoras de saúde a superar o abismo físico-virtual, mas também fornecer uma experiência interativa ao cliente, garantindo o envolvimento e o entretenimento do consumidor. Alguns dos cenários possíveis de uso são: orientação e treinamento remoto, criação de novos nichos de serviço, melhora das campanhas publicitárias e aceleração da avaliação de sinistros de seguros.
- Soluções de mobilidade para estender o suporte robusto: no mundo conectado de hoje, todos os indivíduos tornaram-se muito mais móveis. De acordo com o relatório de 2018 da Statista, cerca de 52% da navegação na web no mundo ocorre em dispositivos móveis. Isso leva as seguradoras a combinar seus serviços de seguro saúde com mobilidade. Isso os ajuda a fornecer a seus consumidores serviços convenientes e facilmente acessíveis por meio de aplicativos de seguros voltados para o cliente. Além disso, as soluções altamente móveis têm maior probabilidade de beneficiar seguradoras, segurados e consumidores em potencial de várias maneiras, incluindo: fazer pagamentos e alterações de apólices, obter a qualquer hora, em qualquer lugar consulta on-line, envio de sinistros por meio de aplicativos móveis de seguros, verificar o status de uma reivindicação de seguro, automatizar o do processo de liquidação de sinistros e fornecer informações de prescrição para farmácias em tempo real.
- Computação em nuvem para acessar big data sem problemas: os modelos avançados de computação em nuvem, como IaaS, SaaS e PaaS, capacitam as seguradoras de saúde modernas a operar com mais eficiência e rapidez, permitindo que gerenciem seus dados de novas maneiras e executem análises poderosas em relação a dados baseados em sinistros. A migração para a nuvem pode não apenas permitir que as seguradoras entendam melhor seus clientes, mas também permitir que tenham mais controle sobre os dados do consumidor. Dentre os vários benefícios que essa tecnologia oferece para as seguradoras de saúde, estão: armazenamento uma enorme quantidade de dados, aceleração das respostas aos clientes, aumento das renovações por parte dos clientes, acessibilidade remota de dados e acesso dos dados históricos e em tempo real.
- Automação Robótica de Processos (RPA): a RPA é um ajuste natural para o setor de seguros de saúde, pois segue uma abordagem de automação inteligente de ponta a ponta. Ele libera os trabalhadores de tarefas mundanas e permite que eles se concentrem em tarefas mais críticas. Aproveitando o RPA, os provedores de serviços de seguro saúde podem simplificar e automatizar vários processos de negócios de forma contínua, incluindo o processo de gerenciamento de reivindicações de seguro saúde, detecção de fraudes, administração de apólices e manutenção. A comprovação do valor da tecnologia RPA está nos números:
- 60% de redução nas taxas de erro
- Aumento de 70% na velocidade de processamento de dados
- 100% de manutenção de conformidade regulatória
- Redução de 50% nas despesas de processamento de reclamações de seguros de saúde
O Metaverso no horizonte
Segundo apontam as tendências dos estudiosos do assunto, o Metaverso também dará um impulso ao seguro de saúde no futuro. As empresas de saúde em breve se aventurarão a criar novos modelos de negócios alinhados com o seguro de saúde do paciente, reembolsos e prescrições neste novo mundo virtual. O monitoramento da atividade do paciente no metaverso significa que fatores como conformidade e comportamento podem ser rastreados mais facilmente, o que ajudaria ainda mais na personalização de planos de seguro de saúde para o consumidor. O Metaverso está bem posicionado para beneficiar os consumidores em todo o espectro de requisitos de saúde, incluindo seguros.Os apontamentos indicam que os investimentos em tecnologia no espaço do seguro saúde vai aumentar e melhorar.