sucesso estrondoso de grandes Big Techs como Tesla, Amazon e Google, já ilustrou claramente que a hiper personalização de produtos e serviços é um caminho certo para o sucesso.
Na esteira desse tipo de empreendedorismo, as seguradoras estão lançando produtos cada vez mais personificados para se encaixar às necessidades dos clientes ,aos novos moldes do mercado e ainda, para ajudar os corretores na expansão da carteira.
A Porto lança seguro inovador
Em busca de aumentar o alcance do seguro para os motoristas que não podem pagar o preço de um seguro de carro tradicional, a Porto lançou recentemente o Azul Seguro Auto por Assinatura.
Emitido e operado pela Azul Seguros, empresa que integra o Grupo Porto, o Azul Seguro Auto por Assinatura é um produto que pretende alcançar a frota brasileira que ainda não tem seguro automotivo devido ao preço elevado. Por isso, a ideia é apresentar uma solução com o melhor custo-benefício.
A cobrança pelo Azul Seguro Auto por Assinatura é feita mês a mês no cartão de crédito e não compromete o limite. A assinatura é paga da mesma maneira que Spotify ou Youtube Premium, por exemplo, e o cancelamento funciona da mesma forma: o cliente pode cancelar quando preferir e retornar quando quiser sem pagar nenhuma taxa de adesão.
Vantagens do Azul Seguro Auto por Assinatura:
- Mais barato que os seguros tradicionais
- Possibilidade de parcelar a franquia em até 10 vezes
- Coberturas essenciais como roubo, furto, incêndio, alagamentos e outros
- Contratação rápida e digital
- Não compromete o limite do cartão de crédito
- Pode ser cancelado a qualquer momento
- Cobertura para carros com até 25 anos
O seguro por assinatura é o mesmo que Pay Per Use?
Não. As duas modalidades de seguro até têm elementos em comum, mas são tipos diferentes.
O seguro Pay Per Use é pago conforme a utilização do veículo. O cálculo do pagamento do seguro é feito pela quilometragem, por isso, quanto maior for o uso, maior será o valor a pagar.
No seguro por assinatura, a contratação é feita pelo mês cheio com um valor já pré-estabelecido. Independentemente de utilizar o carro mais ou menos vezes, o valor será fixo.
Os dois tipos de contratação possuem vantagens que estão interligadas, exclusivamente, ao perfil de cada segurado.
Bater os preços dos famosos “seguros piratas”
A modalidade de seguro auto por assinatura também tem o objetivo de preencher definitivamente a lacuna que havia sido deixada pelas seguradoras e que, ilegalmente, estava sendo ocupada por empresas de proteção veicular.
Esse tipo de empresa não possui autorização da SUSEP _ órgão fiscalizador do mercado de seguros _ para atuar como seguradora. São empresas comuns com um CNPJ, mas que não possuem os pré-requisitos necessários para comercializar seguros, por isso o tipo de proteção que “oferecem” é conhecida como seguro pirata.
A problemática de existir instituições desse tipo (além da questão clara de que elas atuam à margem da Lei), é que são oferecidas proteções e direitos aos segurados que elas não podem garantir, já que não possuem fundo de reserva, não fazem análise de risco, dentre outras irregularidades.
Assim, pessoas que contratam esses serviços atraídas pelos preços não possuem absolutamente nenhuma garantia de que os danos serão reparados em um caso de sinistro, que os preços são baixos por conta da ausência do fundo de reserva e da análise de risco. Ou seja, o pagamento do sinistro depende da quantidade de pagantes para que esse tipo de instituição consiga cobrir os custos de um sinistro.
Há alguns anos os órgãos responsáveis da justiça já estão trabalhando para coibir a atuação desse tipo de cooperativa, conforme matéria do G1 de setembro/2015. Ainda assim, o melhor é se respaldar no momento de contratar uma apólice e pesquisar no site da SUSEP se a instituição tem o aval da superintendência para atuar.
Democratizar o seguro é preciso
A ideia de ampliar para um público maior e mais variado os serviços de proteção oferecidos pelas seguradoras é a melhor maneira de democratizar o seguro.
Quanto mais pessoas de idades diferentes, situação socioeconômica desfavorecida, Estados e nacionalidades diversas e de etnias diferentes puderem usufruir dos benefícios de se sentirem seguros, mais o ramo segurador estará colaborando para a expansão e melhoria do negócio e para o Bem estar social.