N

o decorrer das duas últimas décadas, a maneira como as pessoas trabalham, compram e conduzem negócios mudou radicalmente. Do momento de assistir a um filme ao de solicitar um meio de locomoção, cada vez mais a vida das pessoas é cercada pelo digital. 

Brasileiros passam mais da metade da vida na internet

Segundo levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, os internautas passam mais de 41 anos na Internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população.

Uma forma de alcançar clientes em potencial

Com uma forte presença na vida cotidiana das pessoas e envolvendo vários aspectos de consumo, o meio virtual mudou a forma como as empresas alcançam clientes em potencial. De acordo com o Big I and Reagan Consulting Best Practices Study , 88,9% das corretoras com receitas abaixo de US$1,25 milhão estão no Facebook e 77,8% estão no LinkedIn. Quanto às corretoras maiores, 79,5% das que têm receita superior a US$25 milhões estão no Facebook e 97,4% estão no LinkedIn. Ou seja, nos Estados Unidos, a presença das corretoras de seguros nas mídias sociais é fortíssima.

Consumidores de todas as faixas etárias estão migrando para o digital

Um  estudo da Pew Research de 2022  mostrou que os consumidores de todas as faixas etárias estão migrando para o digital, especialmente as gerações mais jovens. Dentre as orientações que estão buscando online, estão inclusas seguros e aconselhamento financeiro. Na verdade, a Geração Z tem cinco vezes mais chances de obter aconselhamento financeiro nas mídias sociais do que as pessoas com 41 anos ou mais.

Os clientes do futuro

Apesar de a geração do milênio e a Geração Z ainda não dominarem as carteiras de negócios, eles são os clientes do futuro. Além disso, a tendência é de que cada geração seja mais digital que a anterior. Assim, o marketing de mídia social para corretores está se tornando praticamente uma necessidade. 

Oportunidades

Com os números positivos e a indiscutível presença na vida e nos lares das pessoas, as mídias sociais podem ser a chave para atrair e reter clientes, tanto para as corretoras de seguros quanto para corretores independentes. Porém, para potencializar os negócios com as mídias sociais, é importante que os corretores saibam fazer um bom uso delas. 

Mídias sociais como ferramenta para potencializar as vendas

Algumas das maneiras de alcançar o objetivo de alavancar as vendas com as mídias sociais são:

  • Identificar o público-alvo: é importante entender quem é o público-alvo do corretor de seguros e quais são suas necessidades e interesses. Com essa informação, o corretor pode criar conteúdo que atenda a essas necessidades e interesses específicos, aumentando assim a probabilidade de conversão em vendas.
  • Compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos: os depoimentos de clientes satisfeitos podem ser compartilhados nas redes sociais como uma forma de provar a qualidade dos serviços prestados pelo corretor. Isso pode ajudar a aumentar a confiança do público em potencial e incentivar a realização de negócios.
  • Oferecer promoções exclusivas: os corretores de seguros podem oferecer promoções exclusivas para seus seguidores nas redes sociais, incentivando assim a realização de negócios. Isso pode incluir descontos em seguros ou brindes para quem fechar negócio.
  • Criar anúncios direcionados: as redes sociais oferecem a possibilidade de criar anúncios direcionados a um público específico, com base em informações como idade, sexo, localização e interesses. O corretor de seguros pode usar essa funcionalidade para alcançar pessoas que têm maior probabilidade de estar interessadas em seus serviços.
  • Manter um relacionamento com o público: os corretores de seguros podem usar as redes sociais para manter um relacionamento com o público, respondendo a perguntas, compartilhando informações relevantes e demonstrando expertise no assunto. Isso pode ajudar a aumentar a confiança e a fidelidade do público.
  • Acompanhar as métricas: é necessário acompanhar as métricas das redes sociais, como o engajamento, o número de seguidores e as conversões em vendas. Isso ajudará o corretor de seguros a entender o que está funcionando e a ajustar sua estratégia de marketing nas redes sociais de acordo com os resultados obtidos.

Importância das redes sociais para os corretores de seguros

João Arthur Baeta, Diretor da Segbox, explicou, de forma prática, em uma live a importância das redes sociais para os corretores de seguros:

“Por que é importante ter uma rede social hoje? Pelo seguinte: imagina você estar em um bar, na rua ou na fila de algum lugar e começa a conversar com alguém que você não conhece. Daí aparece ali uma oportunidade de apresentar a sua corretora ou você como corretor pessoa física está querendo oferecer um seguro para aquela pessoa. Quando você diz:  ‘Eu sou da corretora x, você não quer fazer uma cotação comigo?’ A pessoa vai ser provavelmente bem educada ali na hora, mas quando ela virar as costas, a primeira coisa que ela vai fazer é procurar no google ou nas redes sociais a sua corretora. Então, se ela joga lá ‘corretora x’ no Facebook ou no Instagram e não aparecer nada ou aparecer uma rede social  fraca, sem ser profissional, a credibilidade da corretora acaba caindo um pouco”, disse ele.

“Se a pessoa entrar no site e ele estiver desatualizado ou se o corretor nem possuir um site, ele acaba sendo desprestigiado”

O diretor da Segbox ressaltou ainda que, assim como as redes sociais, o site do corretor ou da corretora (pessoa jurídica) precisa ser profissional. Ele afirmou: “Se a pessoa entrar no site e ele estiver mais ou menos ou se o corretor nem possuir um site, ele acaba sendo desprestigiado. E aí, a pessoa pode acabar até mesmo nem fazendo uma cotação com aquele determinado corretor por ele não passar confiança através das redes sociais e do site”, finalizou ele.

Estratégia eficaz

Sendo assim, os números apresentados, as tendências de aumento de uso das mídias digitais pelas novas gerações e o exemplo prático trazido pelo diretor da Segbox (empresa especializada em Marketing Digital para corretores de seguros), demonstram claramente que as redes sociais oferecem uma oportunidade única para os corretores de seguros se conectarem com o público, construírem relacionamentos e fornecerem informações úteis sobre seus serviços. Portanto, o trabalho de corretores de seguros nas redes sociais pode ser uma estratégia eficaz para atrair novos clientes e aumentar as vendas. 

Postado em
4/4/2023
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO