R

eferência em inovação no mercado brasileiro de seguros, a Akad acaba de dar um passo importante para modernizar sua infraestrutura de dados visando extrair informações valiosas para corretores, segurados e parceiros. A companhia anunciou uma parceria com a DataPelago, uma promissora startup do Vale do Silício e líder no processamento acelerado de dados capaz de unificar cargas de trabalho de Big Data, análises avançadas e Inteligência Artificial por meio do seu um revolucionário Programa de Universal de Processamento de Dados. A seguradora já projeta ampliar em até dez vezes a velocidade no processamento de dados, desempenho que virá acompanhado de uma economia de 50% nos custos com as cargas de trabalho.

Nos últimos anos, a Akad se notabilizou pela vocação em extrair informações valiosas de dados para automatizar processos e lançar soluções disruptivas no mercado. A partir desta estratégia, se tornou a primeira seguradora do Brasil e uma das primeiras do mundo a utilizar o modelo do ChatGPT para otimizar os fluxos de trabalho de corretagem, além de criar um assistente virtual treinado para interagir com os corretores pelo WhatsApp.

“O grande desafio é que os dados empresariais dobram a cada dois anos, ao passo que o poder computacional para processá-los fica mais caro e limitado”, justifica André Fichel, CTO da Akad Seguros. De acordo com um levantamento da própria startup, 90% dos dados gerados pelas empresas nunca chegam a ser explorados em razão dos altos custos e tempo de processamento, limitação que cria um significativo gap de oportunidade.

Segundo Fichel, a tecnologia inovadora criada pela DataPelago possibilita que as empresas movam suas cargas de trabalho entre diferentes processadores físicos sem a necessidade de alterações no código, o que explica os ganhos com eficiência e velocidade.

“A inovação e o compromisso em oferecer um serviço excepcional ao cliente estão entrelaçados em nosso DNA”, destaca Fichel. “Aproveitando o Programa Universal de Processamento de Dados da DataPelago, unificamos nossos pipelines de IA Generativa e Analytics para processar eficientemente dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, reduzindo custos e melhorando o desempenho operacional”, afirma o CTO.
Postado em
25/11/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO