C

om seus 154 anos, a Cia de Seguros Aliança da Bahia, hoje Alba Seguradora, foi fundada em 1870, no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II. A tradicional empresa atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. 

A companhia faz parte da holding do Grupo Aliança da Bahia que, além da área de seguros, atua ainda nos segmentos da agropecuária, imobiliário e engenharia. Em 2023, em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial, a Cia de Seguros Aliança da Bahia entra em um novo ciclo como Alba Seguradora.

Virada de chave – A Seguradora foi líder de mercado por décadas e responsável por grandes operações. Durante essa trajetória notável, a seguradora sempre foi inovadora e garantiu grandes projetos, incluindo a complexa obra de engenharia da Hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, a Alba Seguradora atua em 10 diferentes linhas de negócios em Seguros Gerais”, pontua Ana Marta Garcia, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente da Alba. O segredo está na sua qualidade técnica e no trabalho de fortalecimento da marca e investimento em rebranding e comunicação. Uma atuação que ganha respeito por sua trajetória e como exemplo de gestão estratégica.

Rebranding, reposicionamento e estratégia

A mudança trouxe a necessidade de promover ações para reposicionar a companhia de seguros no mercado. A Alba investiu em marketing e comunicação. Primeiro, com a modernização da logomarca e mudança de nome, que passou de Companhia de Participações Aliança da Bahia para Alba Seguradora. O processo foi intenso e transformador em todos os aspectos da gestão. “Imagine uma startup dentro de uma empresa de 154 anos. É assim que a gente se sente”, brinca a gerente executiva. 

Transformação digital – Dentro desse cenário, se destaca a transformação digital da empresa. A modernização dos processos incluiu a digitalização de toda a operação, que era manual. “As mudanças unem tradição, experiência e inovação tecnológica para guiar os novos rumos da trajetória da companhia”, aponta Ana Marta. 

Brasilidade – Outro ponto relevante é a simbologia da nova marca, que ganhou a cor verde. “O triângulo que é um símbolo na nossa marca representa Tradição, Inovação e Brasilidade. Além disso, a marca antiga tinha apenas a cor azul. Trouxemos o verde, para mostrar que temos muito orgulho de ser a única seguradora no país com capital 100% nacional”, assinala a gerente. 

Presença online – A Alba Seguradora passou também a investir nas redes sociais, para construir uma comunidade digital for te. Site, Instagram, Facebook e LinkedIn ganharam atenção especial. “Adotamos estratégias de SEO para melhorar nosso ranqueamento no Google, postamos com periodicidade, conteúdos de qualidade e de interesse do nosso cliente direto, que é o corretor. Porque quanto mais a gente explica para o corretor o que nós temos, mais ferramentas ele terá para o cliente final entender o produto e adquirir”, pontua Ana Marta.

Criando um futuro sustentável

O envolvimento com a pauta ESG está entre as prioridades da Seguradora. “O posicionamento da empresa em relação a pauta da sustentabilidade é algo que tem sido definido pelo conselho de administração como um dos itens prioritários. Foi criado um comitê vinculado ao próprio conselho para definir um plano de implementação do programa. Na prática, já estamos empreendendo várias medidas”, conta o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Aliança, Rodrigo Accioly. 

Em 2023, a companhia passou a adotar com veemência práticas mais sustentáveis, que se convertem em resultados práticos, como por exemplo a neutralização das emissões de carbono nos escritórios de Salvador e São Paulo, seguindo o Protocolo Internacional de Inventário de Gases de Efeito Estufa, em parceria com a Carbon Free Brasil. A seguradora possui selo de neutralização de emissões de carbono. 

Além disso, a Alba Seguradora implantou medidas simples, como a descontinuidade de utilização de copos plásticos descartáveis e coleta de resíduos eletrônicos. As apólices de seguro também já possuem o campo de nome social. “Nós temos uma política de prevenção à lavagem de capital, a questão de compliance, temos código de conduta e ética estabelecendo critérios e limites de atuação. Também há um cuidado grande com a priorização de se garantir um ambiente diverso de trabalho, com equidade e inclusão de todos os colaboradores”, afirma Rodrigo Acioly. E a gerente Ana Marta complementa: “Somos uma companhia de 154 anos e para garantir os próximos 100 a gente tem que cuidar do meio ambiente”.

Postado em
19/9/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO