C

om foco no objetivo de entregar saúde de qualidade à população brasileira, a Amil retoma a venda de planos de saúde individuais e familiares com lançamento de produto inédito em São Paulo, investe em soluções tecnológicas para facilitar a jornada de clientes e corretores e ainda promete agitar o mercado de seguros em 2023. Para falar sobre os detalhes das novidades, Carolina Lorenzatto – Diretora Executiva Comercial e Produtos Amil e Rildo Machado - Gerente de Novos Negócios concederam entrevista exclusiva à Insurtalks. Confira abaixo os detalhes da conversa: 

Insurtalks: Quais foram os principais motivos que levaram a Amil a retomar a venda de planos individuais e familiares?

Carolina Lorenzatto: Essencialmente, a Amil sempre foi uma grande player nesse segmento de produtos individuais e, como todo mercado no passado, nós nos afastamos um pouco dessa oferta em função das várias expectativas e realidades da própria estrutura do produto individual. Mas, a partir do momento que a gente tem a consciência de que podemos ter uma ótima gestão com a entrega de um excelente serviço, por que não voltar para um produto que é focado em um público individual e que está dentro de uma rede de qualidade? Os motivos para retornarmos foram: já tínhamos essa expertise, já tínhamos as estruturas relacionadas e suficientes para entregar serviço de qualidade de forma ampla para a população da região em que oferecemos o produto e nós temos hospitais e estrutura de renome e, principalmente, para mostrar que conseguimos gerir (que é o grande receio de todo o mercado quando, de fato, cessou a oferta do produto individual).

Insurtalks: Quais são as expectativas da Amil em relação ao lançamento do novo plano Amil Fácil F110 SP?

Carolina Lorenzatto: Amil Fácil F110 SP é o nome fantasia, o nome real do plano é Amil IndividUAU. O que nós queremos, efetivamente, é retomar a confiança do consumidor em adquirir produtos individuais. O nosso foco de atuação é o público que já teve uma consolidação profissional, as pessoas com idade mais avançada. O objetivo é entregar saúde de qualidade, alinhada com a nossa missão, para a população que, em teoria, não está mais trabalhando, está saindo da vida economicamente ativa para uma vida de aposentadoria. Queremos focar no cliente a partir de 44 anos e entregar qualidade de serviço e de prestadores, com toda a estrutura coberta, sem nenhum tipo de limitação, sem nenhum tipo de atenção primária, com acesso à rede como a gente sempre entregou. Então, o nosso foco é, de fato, essa distribuição.

Insurtalks: Além dos serviços hospitalares, há outros benefícios e programas de saúde incluídos no plano Amil IndividUAU?

Rildo Machado: Esse é um produto completo. Ele abrange a cobertura ambulatorial, hospitalar e obstetrícia, ou seja, todo o rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) faz parte do produto.É claro que nosso grande diferencial é nossa rede assistencial hospitalar. E além do acesso ao hospital, nesse produto nós temos acesso a todas as unidades ambulatoriais e à telemedicina. No caso da telemedicina, disponível 24 horas por dia durante todos os dias, ela pode ser acessada tanto de forma agendada quanto no pronto atendimento (quando o usuário liga e fica aguardando o atendimento na fila). Temos também 14 programas de saúde, dentre eles os de Saúde Mental e Controle do Tabagismo, coberturas adicionais como Telemedicina Amil, Agente de Saúde Virtual e Desconto Farmácia..

Jornada mais eficiente do beneficiário

O executivo esclarece que a Amil tem a preocupação de tornar a jornada do beneficiário cada dia mais fluida e eficiente. “Nós fomos remodelando os programas de saúde para que a jornada do beneficiário seja mais eficiente. Quando falamos em saúde suplementar, o grande problema é o desperdício. E esse desperdício tem uma série de origens, entre elas, a falta de conexão com a jornada do paciente. Quanto maior for essa falta de conexão, maior o risco de gerar atendimentos desnecessários ou indicações que não estão olhando para o que é o beneficiário como um todo. Dentro do produto F110 com a característica moldada, essa jornada é tratada com a maior competência e seriedade possível porque ela é quem garante que o produto continuará estável, do ponto de vista financeiro, ao longo dos anos e não apenas durante um curto período”.

Insurtalks: Com a preocupação geral das operadoras de saúde em relação à sinistralidade. Quais medidas vocês estão adotando para reduzir esse índice e como planejam lidar com a demanda e a expansão da rede de hospitais próprios diante de um possível aumento do número de clientes?

Carolina Lorenzatto: É uma realidade de mercado essa questão da utilização muito maior do que foi projetada. O sinistro da maioria das operadoras está muito maior do que efetivamente foi tratado. Nossa primeira preocupação, não só no produto individual, mas em todos, é combater o desperdício, o abuso e a fraude. O mau uso é a ação principal de desperdício, abuso e fraude que onera o setor como um todo. E, em segundo lugar, entregar cada vez mais serviços de qualidade dentro da rede credenciada do produto para garantir que o beneficiário possa seguir uma trajetória de saúde que seja satisfatória.

Personal Health

Para explicar melhor a questão, a executiva faz uma analogia com a vida cotidiana: “As pessoas contratam um personal trainer para treinar melhor na academia, no entanto, não há um personal health para indicar melhor como seguir e usar melhor o plano de saúde”. Por conta disso, Carolina diz que é preciso ter, de uma maneira adequada, prestadores dentro da rede credenciada que tenham uma adoção e adesão a protocolos sempre voltados aos protocolos de saúde, todos validados pela medicina vigente. “É uma preocupação nossa muito grande a garantia de que os nossos benefícios estarão sempre em consonância com a estrutura de medicina baseada em evidência. E, nesse sentido, entregamos saúde de qualidade para que não tenhamos abuso, fraude e desperdício”, concluiu ela.

Insurtalks: No ano passado, a Amil investiu R$500 milhões em tecnologia. Como esse investimento será utilizado para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários?

Carolina Lorenzatto: Essa é a nossa preocupação esse ano. Nós temos o investimento focado em 2 aspectos, o primeiro é na parte externa. Estamos lançando um sistema novo para o nosso corretor. Ele terá uma nova plataforma de contratação para distribuição dos nossos produtos PME e cliente corporativo acima de cem vidas no qual o corretor vai conseguir concluir o processo de contratação do começo ao final e acompanhar todo o seu processo de implantação. Isso vai reduzir prazo, garantir mobilidade e agilidade que queremos dar para o corretor no momento da distribuição. Ele terá interações eletrônicas, assinatura eletrônica, não mais aquele acesso de complexidade que sabemos que traz uma visão de burocracia que não é verdadeira. Estamos focados no desenvolvimento que garanta ao corretor mais acesso às ferramentas para que ele consiga distribuir melhor nossos produtos.

“Nós conseguimos, com IA, montar indícios de problemas antes que eles realmente aconteçam e também investimos no uso da IA para garantir modelos preditivos de incentivo correto ao cliente”

Ainda falando sobre os investimentos em tecnologia da Amil, Carolina diz que a operadora de saúde está bastante voltada para os investimentos em Inteligência Artificial. “No aspecto interno, a Amil investe continuamente nos seus serviços para entrega das soluções aos beneficiários. Quero destacar o investimento na questão da Inteligência Artificial voltada diretamente para gestão de saúde. Nós conseguimos, com IA, montar indícios de problemas antes que eles realmente aconteçam e também investimos no uso da IA para garantir modelos preditivos de incentivo correto ao cliente. Por exemplo, se temos um cliente que tem determinada utilização ou necessidade e que está conosco há muito tempo, em vez de esperar esse cliente falar conosco para ofertar algo a ele (uma revisão, ajuste ou até uma orientação não feita), nós estamos com investimento em IA para identificar esse cliente e fazer essas ofertas. Temos esses dois aspectos muito importantes de investimento em tecnologia”. 

Insurtalks: Quais são os planos futuros da Amil para ampliar o acesso à saúde suplementar brasileira e continuar oferecendo produtos competitivos?

Carolina Lorenzatto: A Amil é uma das maiores operadoras do mercado e que tem a maior gama e o maior número de produtos em comparação com os nossos concorrentes, então nós sempre vamos inovar trazendo as expertise do nosso controlador, o Unitedhealth Group tem a expertise do seu tamanho gigante, dentro do nosso portfólio de produtos. Pretendemos ter um novo portfólio até o final do ano para garantir ao nosso consumidor alternativas de solução para que o consumidor possa decidir entre o produto novo, que não poderemos ainda falar qual vai ser, e o tradicional.

Produto amplifica acesso à saúde dental 

Segundo a Diretora Executiva, a Amil tem também uma solução de produtos odontológicos que também é tecnologicamente inovadora. “Já temos uma solução end to end de contratação para o produto odontológico de forma online. Isso traz capilaridade e facilidade para o consumidor e ainda ajuda o corretor na distribuição. Dentro do escopo da saúde dental, nós lançamos no Rio de Janeiro um produto que garante acesso básico à limpeza e utilização de emergência. É o primeiro serviço odontológico para o consumidor que não tem condições de comprar um produto de utilização mais ampla.Temos do produto mais básico ao mais completo. Portanto, seja no produto de saúde, seja no dental, pode ter certeza que vamos lançar soluções novas para o beneficiário,ainda em 2023. Nós vamos agitar o mercado”, concluiu ela.

Postado em
22/6/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO