nião de competências para oferecer uma ampla gama de produtos e serviços em um único ambiente
A parceria entre bancos e seguradoras foi fortalecida pela digitalização e resultou em uma transformação do panorama financeiro. Por meio do bancassurance, bancos e seguradoras unem suas competências com o propósito de oferecer aos clientes uma ampla gama de produtos e serviços financeiros em um único ambiente. O conceito de bancassurance evoluiu consideravelmente ao longo da última década, impulsionado pelo avanço tecnológico, inovação de produtos, mudanças regulatórias e transformações nas preferências dos consumidores.
Benefícios mútuos para o setor bancário e de seguros
Os bancos se beneficiam de sua vasta base de clientes, redes de distribuição sólidas e profundo entendimento das necessidades financeiras dos consumidores; enquanto, as seguradoras contribuem com sua expertise em gestão de riscos, capacidade de inovação de produtos e habilidades de subscrição. Essa colaboração gera benefícios mútuos que resultam na centralidade da satisfação do cliente.
A interseção entre Open finance e Open insurance
Tanto o Open Finance quanto o Open Insurance incentivam a colaboração entre diferentes empresas do setor, como bancos, seguradoras, fintechs e insurtechs, para compartilhar dados de forma segura e consentida pelos clientes. Isso pode levar a uma maior personalização de serviços, preços mais competitivos e uma experiência geral aprimorada para os consumidores. Além disso, ambos são impulsionados por avanços tecnológicos, como APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), que facilitam a integração e o compartilhamento de dados entre diferentes sistemas e plataformas. No Open Insurance, a integração é facilitada pela interoperabilidade entre diferentes provedores de seguros, permitindo que os clientes acessem e comprem uma variedade de produtos de diferentes seguradoras em uma plataforma centralizada.
O Open Insurance está impulsionando a evolução do Bancassurance 2.0
Ao proporcionar maior acessibilidade e oferta aprimorada para os consumidores, essa integração tecnológica permite uma colaboração mais eficaz entre as instituições de seguros. Esse novo cenário tem quebrado barreiras e facilitado a expansão do Bancassurance 2.0, resultando em uma oferta melhorada e mais acessível para uma nova geração de consumidores. Esta geração busca conveniência e praticidade, e as plataformas digitais estão atendendo a essa demanda, permitindo a contratação de seguros de forma rápida e simples, diretamente de dispositivos móveis.
Medida da Susep pode promover aumento na integração de serviços
A Susep credenciou recentemente a primeira Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC) no contexto do Open Insurance no Brasil. Essa medida é um avaço importante na regulamentação e implementação do Open Insurance no país. Com o avanço da regulamentação e a maior adoção por parte das instituições financeiras, mais empresas e serviços integrados podem surgir para oferecer maiores opções e benefícios aos consumidores brasileiros. No Open Finance, isso pode incluir contas bancárias, investimentos e até mesmo seguros.
Empresas e iniciativas estão se destacando no Open Finance
Várias empresas e iniciativas têm se destacado na implementação de conceitos de Open Finance. Algumas delas incluem:
- Banco Central do Brasil (BCB): O BCB tem liderado a regulamentação e implementação do Open Banking no país, com o objetivo de promover a competição e a inovação no setor financeiro. O Open Banking no Brasil permite que instituições financeiras compartilhem dados de clientes de forma segura e padronizada, através de APIs.
- Nubank: Como uma das principais instituições financeiras digitais do país, o Nubank tem adotado abordagens inovadoras em relação ao Open Finance. A empresa está entre as primeiras a implementar APIs que permitem a integração de serviços financeiros de terceiros em seu aplicativo, oferecendo aos clientes uma visão mais ampla de suas finanças e a possibilidade de acessar produtos de outros provedores.
- Banco Inter: Outro banco digital líder no Brasil, o Banco Inter, tem investido em iniciativas de Open Finance para proporcionar uma experiência mais integrada aos seus clientes, oferecendo APIs que permitem a integração de serviços de terceiros em sua plataforma e ampliando as opções disponíveis para os usuários.
- Cielo: A Cielo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamento do Brasil, tem explorado oportunidades no contexto do Open Finance para expandir seus serviços além das transações tradicionais de cartão de crédito e débito.
A integração desses serviços proporciona aos clientes uma experiência mais completa. Na perspectiva do Bancassurance, a ideia é que haja parcerias entre instituições financeiras e seguradoras, onde os clientes podem adquirir seguros diretamente do banco.
Quadro brasileiro reforça vantagem da união entre bancos e seguros
No Brasil, onde uma grande parcela da população bancarizada não possui seguro, há um potencial de crescimento especialmente entre os segmentos de menor renda. Investir em produtos simplificados e suporte eficiente é uma boa estratégia para expandir o mercado. Segundo a pesquisa LatAm Bancassurance Survey 2023, os bancos são vistos como canais promissores para a aquisição de seguros. Os resultados indicam que os bancos são vistos como um canal promissor para aquisição de seguros pelos brasileiros, com 67% dos entrevistados que já adquiriram seguros por meio de outros canais considerando a possibilidade de adquiri-los através de instituições financeiras. Assim, os seguros bancários podem fortalecer o relacionamento entre os bancos e os clientes, aumentando a probabilidade de estes adquirirem mais produtos financeiros. Ter seguros pode influenciar a fidelidade do cliente e sua permanência como cliente principal de um banco.
Bancassurance está impulsionando a inovação e incentivando um relacionamento sólido com os clientes
A convergência entre seguradoras e sistemas bancários refere-se à tendência crescente de integração e colaboração entre instituições financeiras e seguradoras para oferecer uma gama mais ampla de produtos e serviços aos clientes. Esta convergência é impulsionada por uma série de fatores, incluindo mudanças nas preferências dos consumidores, avanços tecnológicos e pressões competitivas. Dessa forma, a colaboração entre bancos e seguradoras está impulsionando a inovação e incentivando um relacionamento sólido com os clientes. Essa abordagem integrada pode melhorar a acessibilidade aos serviços financeiros e de seguros, além de contribuir para a fidelização dos clientes e o crescimento do mercado. Essa convergência de conceitos tem contribuído para a inovação, uma vez que cria novas oportunidades para os consumidores acessarem serviços financeiros e de seguros a partir de um mesmo canal e de uma forma mais conveniente.