S

oluções tecnológicas e inovadoras para Corretores de Seguros, iniciativas em prol da educação do mercado segurador, parceria com a Segbox e vários outros pontos foram abordados durante entrevista exclusiva. 

Felipe Ceitlin, Diretor Comercial da TEx, pioneira em soluções online para Corretoras de seguros, concedeu entrevista exclusiva à Insurtalks e falou sobre: a história da empresa, a inovação presente no DNA da Companhia, os pacotes de ofertas da Black November, os planos para 2023 e vários outros temas interessantes. Confiram abaixo a íntegra da entrevista: 

Insurtalks: A empresa de vocês é, de acordo com o site oficial, formada por pessoas que se doam para reinventar e tem uma frase muito utilizada "Inventar o futuro". Isso passa a impressão de que a TEx é uma empresa fluida que não enxerga paredes, mas sim a possibilidade de derrubá-las e transformá-las em pontes. Pode nos contar um pouco da história de como surgiu a TEx e de como vocês levaram essa filosofia adiante na elaboração dos produtos? 

Felipe Ceitlin: “Ela começou em 2008, quando os fundadores Omar Ajame, Bruno Zangari e Pedro Albuquerque conheceram a dinâmica do mercado. O pai do Omar era Corretor de Seguros, então ele sempre esteve imerso no dia a dia da Corretora e começou a identificar alguns pontos de ineficiência com relação aos sistemas utilizados na operação e comunicação com as Seguradoras. Depois de algumas pesquisas e avaliação dos desafios e barreiras para construção de uma solução que fosse 'o sonho de todo Corretor', eles decidiram criar uma plataforma que fosse integrada com todas as Seguradoras do mercado, o TELEPORT. A TEx veio logo depois, como o guarda-chuva do TELEPORT e vários outros produtos." 

O TELEPORT nasceu de um sonho: pessoas apaixonadas por tecnologia com vontade de revolucionar o Mercado de Seguros. Empreendedores inquietos, que buscaram preencher uma lacuna agregando uma nova solução para o dia a dia das Corretoras. 

Ainda falando sobre a história da TEx, Felipe Ceitlin afirma que depois de anos de experiência, a empresa cresceu muito e hoje, líder de mercado, já conta com mais de 120 colaboradores. 

Insurtalks: Vocês têm produtos de MultiCálculo e Gestão, como o TELEPORT ; de Inteligência de Mercado, como o TEx Mercado, de Venda de seguros on line, como o Nimble e de Previsão rápida de seguros, como o TEx Preditcs. Pode explicar um pouco do funcionamento deles e as vantagens de usá-los? 

Felipe Ceitlin: “O TELEPORT tem três versões: Express, Pro e Enterprise. A transformação que o TELEPORT causa nas Corretoras está muito ligada à eficiência operacional. Ele é um MultiCálculo com gestão integrada. O Corretor centralize a sua carteira de clientes no TELEPORT e controla toda a operação, faz as cotações, vende sem precisar acessar o portal da Seguradoras - faz tudo dentro da própria solução - controla a emissão de todas as apólices, faz a gestão do relacionamento com os clientes, gestão financeira da Corretora e por aí vai. A transformação que a nossa solução causa no dia a dia dos Corretores é essa: eficiência e ganho de tempo, acima de tudo”. 

Nimble 

“O Nimble também tem 3 versões (Lite, Leads e Enterprise). Funciona tanto como um captador de leads da Corretora, para todos os ramos, quanto para vender seguros auto online. O Nimble permite que a Corretora passe a receber pedidos de cotação, contratação e vendas de seguros 24h por dia. Ele fica integrado ao site da Corretora ou a um aplicativo e aumenta consideravelmente as conversões. O produto exige um certo nível de maturidade no digital, já que o tráfego no site é bastante importante para que as conversões aconteçam." 

TEx Preditcs 

“Quantas cotações você já fez, que não geraram nenhum seguro? É exatamente essa dor que o TEx Predicits pode resolver. Ele é uma calculadora de previsão rápida do seguro automóvel, em que o próprio segurado pode inserir seus dados e em apenas um clique, consegue saber a faixa de preço do seguro que ele está buscando. Ou seja, agrega valor para o cliente, trazendo a faixa de preço no site da Corretora e desonerando, automaticamente, a operação." 

TEx Mercado 

“O TEx Mercado é uma solução de inteligência de dados. Ele traz uma série de recortes para que o Corretor entenda, por exemplo, como que está sendo ofertado um produto em determinada região, ou qual o carro mais comercializado de cada cidade, quanto custa o seguro médio no interior da Bahia, qual é o perfil que mais está calculando no Rio de janeiro, qual a seguradora tem o preço mais competitivo em alguma cidade. Com esses dados em mãos, o Corretor pode rever sua parceria com algumas Seguradoras, por exemplo. Essa solução ajuda o Corretor a entender mais sobre o mercado, traz insights para tomar as melhores decisões, vender mais, aperfeiçoar suas estratégias de divulgação e costurar melhores parcerias para explorar novos mercados”. 

Sobre o produto TEx Mercado, Felipe esclarece que qualquer Corretora de seguros pode contratar, não precisa ser cliente e não precisa usar o TELEPORT. Ele dá ênfase às funções e importância do produto para o Corretor: “Ele é uma ferramenta que dá informação e empodera o Corretor para que ele tome melhores decisões e não precise navegar sozinho. Temos uma base muito robusta, com muitas análises de dados. 

Insurtalks: Quais as ofertas que os clientes podem esperar para a Black November da TEx? 

Felipe Ceitlin: Sobre as ofertas do Black November da TEx, Ceitlin explica: “Para essa Black November a gente criou 3 pacotes pensados em 3 personas que a gente mais atende”. Os pacotes mencionados são: 

Starter: pacote pensado para as Corretoras começarem uma operação de forma estruturada, acesso ao TELEPORT, incluindo toda a parte de Gestão da Solução + MultiCálculo. “O Starter é para Corretores que estão começando ou que são pequenos" Esse pacote já vem com: 

- MultiCálculo para auto, moto, caminhão e motocicleta; 

- Gestão completa para todos os ramos; 

- Decodificação de chassi, placa e CPF -o que significa que quando o Corretor for cotar um veículo, ele coloca uma placa e já vai alimentar o sistema; 

- até 3 licenças do TELEPORT; 

- + desconto de uma parceria feita com a ENS (Escola de Negócios e Seguros). São 15% de desconto em todo o portfólio de educação da ENS. 

Para Corretores mais maduros 

Online: Ceitlin esclarece que esse pacote intermediário é o mais vendido e acrescenta: “É o que a Segbox participa junto. É um pacote para Corretores mais maduros”. Destinado a Corretoras que já tem uma operação um pouco mais estruturada e buscam escalar as vendas através do digital. A Segbox é o parceiro ideal para esse pacote, pois vai ao encontro da necessidade do Corretor de ampliar a sua presença online. Características do pacote: 

- MultiCálculo para auto, moto, caminhão e motocicleta; 

- Gestão completa para todos os ramos;

- Nimble Leads, o captador de Leads incluso; 

- Decodificação de chassi, placa e CPF; 

- Assinatura eletrônica - um link que o Corretor envia para o segurado assinar eletronicamente a proposta; 

- Pacote mensal de SMS - para enviar mensagem de aniversário, de aviso de vencimento do seguro e de aviso de renovação para o cliente; 

- até 5 licenças do TELEPORT; 

+ 20% de desconto em qualquer serviço da Segbox! 

Para gestores 

Pacote Growth: voltado para operações que já avançaram as fases anteriores e que demandam processos e análises mais avançadas. Nesse pacote é oferecido tudo o que a Corretora precisa para rodar uma operação mais estruturada, com customizações, integrações, além dos produtos e recursos dos outros pacotes. O pacote Growth inclui: 

- Todos os itens do pacote online; 

- Possibilidade de utilizar as APIs de Integração e Customização; 

- até 12 licenças do TELEPORT; 

- Além de um presente para participar do PACS: Programa de Aceleração de Capacitação para Corretores de Seguros. O PACS é um programa executivo de formação para gestores de equipes, focado em lideranças, métricas, feedbacks e outras atividades relacionadas à gestão das Corretoras; 

“A gente acredita em aumentar a penetração do mercado, em educar ele e não só brigar pela mesma fatia” 

Questionado sobre o forte compromisso que a TEx mantém com a educação do mercado, Ceitlin afirmou: “Nós temos um compromisso com a educação do mercado segurador. Não à toa a gente faz Lives quinzenais, tem o nosso videocast, TEx Talk,e tem as parcerias. A gente acredita em aumentar a penetração do mercado, em educar ele e não só brigar pela mesma fatia”. 

Além das soluções citadas, a TEx também também têm outras iniciativas educacionais como - IPSA, Blog da TEx, E-books e materiais de apoio e uma página que foi lançada recentemente com o objetivo de organizar todo o conteúdo que a TEx tem produzido para o mercado de seguros.

Expansão dos produtos para outros países 

Questionado sobre a possibilidade de aumentar parcerias e expandir as atividades para mais países e empresas, o executivo respondeu: “A gente atende algumas multinacionais e a gente tem projeto para internacionalizar os produtos na figura dessas empresas, conforme elas forem sentindo a necessidade, a gente está pronto para traduzir o TELEPORT, traduzir o Nimble e se adequar ao mercado local”. 

Insurtalks: Vocês estão sempre em busca de oferecer soluções inovadoras para o mercado. Acham que o Open Insurance vai permitir expandir ainda mais o leque de possibilidades quanto a novos produtos e serviços que vocês oferecem? 

Felipe Ceitlin: “Totalmente. Fazendo um paralelo com o Open Finance e o Open Insurance, que é a mesma lógica, após “abrir” os dados do cliente (com a anuência dele), automaticamente o Nubank, o Santander, o Banco do Brasil vão ter acesso aos dados do cliente e ao comportamento dele e, com isso, eles poderão criar ofertas e brigar pelo cliente. No seguro é a mesma coisa. O segurado que decide compartilhar os seus dados com as empresas, ele está dando esse consentimento para que elas possam criar produtos sob medida para ele. E aí, com essa volumetria de dados, poderemos criar mais produtos a partir daí, criar produtos de análise preditiva (como é o Preditcs, por exemplo) levando em consideração um horizonte muito maior do que a minha própria base de dados”. 

Insurtalks: Quais os planos para 2023? 

Felipe Ceitlin: “2023 é um ano bem estratégico na jornada aqui na TEx, principalmente em relação ao desenvolvimento de novos produtos. 2021 e 2022 foi pautado em parcerias, nós fizemos muita coisa comercialmente, a gente criou as lives, montamos um estúdio, produzimos muito conteúdo, fizemos parcerias com todos os Sincor, com a Baeta, com muitas assessorias. 2023 vai ser totalmente focado em olhar para dentro, para os nossos produtos e em como otimizar e lançar as novas versões”."

Postado em
24/11/2022
 na categoria
Eventos

Mais sobre a categoria

Eventos

VER TUDO