maneira com a qual as empresas se comunicavam com os consumidores mudou drasticamente ao longo dos anos. Essa ocorrência é natural porque a comunicação, de uma maneira geral, tende a acompanhar as mudanças sociais e os cenários nos quais as pessoas estão inseridas. Afinal, para tornar uma informação clara, é preciso decodificá-la ao ponto de torná-la o mais simples possível para o receptor dela. Para isso acontecer, é necessário levar em conta diversos fatores, inclusive a realidade no qual está inserido aquele determinado indivíduo ou grupo de indivíduos.
Realidade digital
Dentro do escopo das possibilidades de comunicação, os recursos digitais estão atrelados, indivisivelmente, à maneira atual de se comunicar. As barreiras da distância, da Língua e das culturas foram rompidas e a tecnologia e comportamento, hoje, passaram a andar de mãos dadas.
A interação entre empresas e consumidores mudou
Assim também ocorreu com a interação entre as empresas e os consumidores. Em outros tempos, as empresas podiam divulgar a informação que quisessem e dificilmente os clientes poderiam confrontá-las, seja para confirmar o valor ou veracidade delas, seja para comparar a qualidade das marcas e produtos.
Ou seja, os consumidores não tinham tanta voz, as críticas raramente se tornavam públicas e a repercussão das atitudes das empresas (tanto positivas quanto negativas) era muito menor.
Atualmente, por conta das redes sociais, a comunicação com o consumidor é uma via de mão dupla, e a reputação de uma marca está muito atrelada à informação que as pessoas transmitem sobre ela. No setor de seguros não foi diferente.
Avanços digitais ajudam a interagir com os clientes de seguros
Os avanços digitais podem ajudar a interagir com os clientes de diferentes maneiras. A Europ Assistance, que é líder mundial em assistência para viagens, por exemplo, adotou uma série de ações para atender prontamente aos seus clientes na Copa do Mundo deste ano, no Qatar. Uma delas foi usar os avanços digitais dessa Era para interagir com seus clientes. Eles criaram um grupo na plataforma TEAMs, para todas as unidades da Europ Assistance no mundo postarem suas demandas, para o caso de necessitarem de atenções complexas e/ou prioritárias.
É possível criar novas ferramentas e serviços de seguros
Além de ajudar a interagir com os clientes, os recursos tecnológicos ajudam a criar novas ferramentas e serviços de seguros. Em entrevista,Newton Queiroz, CEO da Europ Assistance, disse que a Companhia tem planos para desenvolver um Super App no futuro no qual a empresa consiga ter, mundialmente, a mesma plataforma para todos os clientes. O intuito, segundo ele, é “facilitar a vida do cliente quando ele precisar nos acessar.”
Seguradoras podem orientar clientes no uso de tecnologias para mobilidade urbana
A maior função do Seguro Viagem é proteger o cliente de todos os possíveis infortúnios que possam ocorrer durante o período no qual está fora do seu domicílio, seja a trabalho ou para o lazer. Por isso, é imprescindível que as seguradoras preparem sua equipe para auxiliar os consumidores quanto às tecnologias que eles podem usar para facilitar sua mobilidade urbana durante a estadia e/ou passeio, de modo que esse auxílio colabore para gerar experiências descomplicadas. Essa simples atitude pode ser um fator decisivo para o cliente no momento de contratar uma seguradora. Alguns dos recursos são:
- Aplicativos de transporte;
- Aplicativos para acompanhar em tempo real onde está o ônibus;
- Aluguel de bicicletas;
- Integração em transporte público paga com aplicativos.
Previsão de aumento de US$9,88 bilhões entre 2022 e 2026
O mercado de seguros de viagem deve aumentar US$9,88 bilhões entre 2022 e 2026, de acordo com o relatório Global Travel Insurance Market, impulsionado pelo aumento do turismo à medida que o mundo sai do bloqueio da Covid. A Allianz Partners realizou uma pesquisa de 2021 sobre comportamento do cliente e mudanças nas expectativas. Ela revelou que o novo cliente de viagens emergente é um nativo digital, confortável com soluções digitais. Espera-se uma experiência flexível e perfeita, com a tecnologia aumentando a confiança nas viagens.
Mercado inexplorado
De acordo com a Allianz, há um mercado inexplorado pronto para conversão de vendas, consistindo em parte de jovens da geração do milênio que geralmente não compram seguro de viagem – esse grupo demográfico específico mostrou um aumento de 15% na intenção de comprar apólices de seguro de viagem internacional.
O turismo no Brasil cresceu
Após a pandemia, os brasileiros retomaram os planos de viajar. Essa é a realidade que os números apontam: segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, entre janeiro e julho deste ano, o turismo cresceu 41.9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Motivos para o crescimento
Os motivos por trás da alta parecem estar associados às incertezas geradas pela pandemia. Isso deixou os novos turistas mais conscientes da importância de contar com a proteção adequada para desfrutar de um passeio sem preocupações com possíveis infortúnios.
Bernardo Castello. diretor da Bradesco Vida e Previdência, afirmou em entrevista ao Estúdio Folha, da Folha de São Paulo, que a pandemia fez aflorar uma cultura do seguro na sociedade e que o seguro viagem, assim como os demais “é um poderoso aliado para lidar com esses imprevistos que podem acontecer com qualquer um de nós”. E ele acrescenta que o produto deixou de ser encarado como um cisto e hoje é percebido como um investimento em tranquilidade.
Aumento de 493% na vendas do Seguro Viagem
Em setembro de 2022, a Bradesco Vida e Previdência (integrante do Grupo Bradesco Seguros), registrou aumento de 493% nas vendas dos seus seguros de viagem, em comparação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o crescimento foi de 126%.
Castello ressalta que recentemente a empresa reformulou o Seguro Viagem e hoje, ele conta com mais de 20 planos que vão desde extravio de bagagem e cancelamento prévio da viagem até despesas médicas hospitalares, incluindo Covid-19, além de odontologia. As novas assistências incluem hospedagem após alta hospitalar, hospedagem para pets e fisioterapia.
Oportunidade para corretores potencializarem suas vendas
De acordo com os números demonstrados acima, o mercado está ultra aquecido e pouco explorado. Essa pode ser uma excelente oportunidade para os corretores de seguros potencializarem suas vendas, seja com novos clientes, seja com clientes já fidelizados que precisarem viajar e queiram aderir aos produtos do Seguro Viagem para terem menos preocupação e mais conforto em sua próxima viagem.
Obviamente, sairão na frente os corretores que sabem aproveitar as diversas tecnologias disponíveis, tanto para atendimento ao cliente, quanto para aprender mais sobre novos produtos e novas abordagens de venda. Há plataformas, como a Baeta Academy, que disponibiliza centenas de conteúdos gratuitos para o corretor de seguros se manter atualizado com as melhores práticas do mercado (incluindo o uso de tecnologias atuais para alavancar as vendas).
Avaliação em tempo real e produtos ultra personalizados
Há várias maneiras de usar tecnologias para o produto Seguro Viagem. Conforme as circunstâncias mudam e novos dados se tornam disponíveis, a modelagem de risco de IA permite que as seguradoras avaliem em tempo real e ajustem as ofertas de apólices de acordo com o perfil e necessidade do cliente. Com coberturas mais personalizadas, as seguradoras podem oferecer uma gama mais ampla de produtos que podem atrair clientes com preços diferentes. Além disso, a velocidade em tempo real da tecnologia também pode alertar usuários e seguradoras em segundos quando ocorrem desastres naturais – como inundações repentinas, terremotos e tempestades.
Tecnologia como ponto de ignição do crescimento do Seguro Viagem
Portanto, a nova realidade deixa claro que o investimento em tecnologias para o Seguro Viagem será um investimento sólido para as seguradoras de viagens que navegam em um mercado pós-pandêmico. Seja inteligência artificial (IA), ferramentas de análise de risco, Realidade Aumentada, Chatbots e mensagens instantâneas que melhorem e otimizem o atendimento ao cliente, qualquer tecnologia que tenha como principal foco melhorar processos visando o cliente final, é um excelente ponto de ignição para um crescimento ainda maior dos produtos do Seguro Viagem e gerar oportunidades de aumento de receita para as seguradoras e para os corretores.