setor de seguros de automóveis está enfrentando grandes mudanças à medida que os custos aumentam, os consumidores mudam os comportamentos de compra e a automação assume o controle. Além de tudo isso, o estado da economia é suficiente para deixar qualquer organização inquieta. No entanto, agora não é hora de se acalmar. Na verdade, é exatamente o oposto; a indústria continuará a mudar e se as empresas não tomarem medidas para se manterem ativamente e à frente, ficarão atrás da bola oito à medida que avançamos para um futuro tecnológico.
Por esse motivo, agora é a hora de otimizar seus processos e adotar a tecnologia para realmente preparar sua organização para o futuro, para o que quer que esta indústria em mudança nos apresente a seguir.
Existem alguns grandes fatores que contribuem para as grandes mudanças na indústria. Um desses fatores é o aumento dos custos de seguros de automóveis e de fabricação de peças para o mercado de reposição. Estes custos podem ser atribuídos à inflação acelerada, uma vez que a taxa de inflação começa a subir mais uma vez desde que caiu no início deste ano. Na verdade, especificamente para a indústria de reparação automóvel, a taxa de inflação atingiu uma média de aumento de 20%durante o ano passado.
Os preços também são influenciados pelos crescentes desafios trabalhistas nas indústrias de seguros, manufatura e automobilística. Por exemplo, a escassez de técnicos e mecânicos qualificados está a fazer disparar o preço do seu tempo e experiência, conduzindo a preços mais elevados para os clientes. A falta de mão de obra qualificada também prolongou os tempos de reparo, aumentando ainda mais os custos com sinistros e piorando a experiência do cliente.
Mudando o comportamento do consumidor
Também estamos começando a ver uma mudança no comportamento de compra do consumidor em algumas frentes diferentes. Por exemplo, as gerações mais jovens querem fazer compras que estejam alinhadas com os seus valores. Isto pode ser por que a Geração Z e a Geração Y estão adotando iniciativas como a Promessa de amor Subaru.
Na mesma linha, a sustentabilidade tem impulsionado os veículos eléctricos, o que pode complicar as reparações, a manutenção e os sinistros, à medida que as oficinas e as seguradoras se adaptam a este aumento de popularidade. A economia também teve um impacto no comportamento de compra, uma vez que os consumidores mantêm os seus veículos durante mais tempo, dando prioridade à reparação de carros antigos em vez da sua substituição. No entanto, os veículos mais antigos requerem uma manutenção mais extensa e podem levar a prémios e franquias mais elevados, menos opções de cobertura, redução da cobertura de colisões e muito mais.
Além disso, os consumidores estão cada vez mais habituados aos serviços digitais. Na verdade, de acordo com um relatório Solera, quase 80% dos consumidores confiam – e esperam – o uso de inteligência artificial (IA) incorporada no processo de sinistros. Mais ainda, 70% mudariam de seguradora para serviços digitais mais rápidos, e esse número continua a crescer todos os anos.
Aproveitando a tecnologia para reter clientes
Com a procura de serviços digitais a atingir o nível mais alto e a aumentar ainda mais, se as seguradoras não começarem a adaptar-se, as rápidas mudanças irão deixá-las na poeira, incapazes de sair dos sistemas antiquados que acabarão por significar a sua ruína. É por isso que agora é o momento de começar a aproveitar a tecnologia disponível. Ao adotar tecnologias emergentes como a IA, as seguradoras podem preparar seus negócios para o futuro e permanecer competitivas e relevantes à medida que as mudanças no setor aumentam.
Um ótimo lugar para começar é implementar a automação, que pode ser feita de diversas maneiras diferentes. Por exemplo, metade dos consumidores deseja reivindicações automáticas de autoatendimento completas, então esta é uma boa opção para começar. Ao implementar automação como chatbots e assistentes virtuais, as empresas podem dar às pessoas o que elas desejam, retendo clientes ao longo do caminho.
Usando aplicativos móveis inteligentes e permitindo que os clientes carreguem fotos de seus smartphones usando tecnologia aumentada, as empresas podem devolver aos clientes uma sensação de controle e aumentar a eficiência, melhorando ainda mais a experiência do cliente. Um completamente Processo de sinistros sem toque orientado por IA também pode ajudar a impulsionar os esforços de sustentabilidade, eliminando o papel.
A indústria continuará a mudar à medida que o mundo que nos rodeia impacta o comportamento e as expectativas dos consumidores, os custos e os desafios laborais. No entanto, sabemos que uma coisa é verdade: o setor segurador está a passar por uma transformação digital. Para navegar com sucesso nesta transformação, as empresas precisam de adotar tecnologia – mesmo pequenos incrementos são melhores do que nada. E, embora a economia atual continue a dar uma pausa às iniciativas das empresas, agora é o melhor momento para começar a preparar-se para o futuro.