I

A Generativa para Comunicações

O Insurance Thought Leadership discutiu como as agências estão utilizando a IA generativa (IAG) para automatizar a criação de comunicações. Conforme a pesquisa do setor de 2024, muitas agências estão entusiasmadas com o potencial da IA para melhorar a gestão do tempo, facilitar o crescimento e aumentar a satisfação do cliente ao automatizar tarefas e fornecer insights valiosos. Atualmente, a maioria das agências entrevistadas usa IA para tarefas como comunicações diárias por e-mail, propostas e materiais de marketing para geração de leads. Ferramentas de IA geram e-mails personalizados, elaboram propostas detalhadas e criam conteúdo de marketing envolvente, economizando tempo e garantindo consistência. Essas ferramentas também analisam interações com clientes para personalizar mensagens, aumentando o engajamento e a satisfação. A IA generativa pode agilizar as comunicações internas, promovendo melhor colaboração e produtividade. Ao automatizar tarefas de rotina, a IA permite que os profissionais de comunicação se concentrem em iniciativas estratégicas e se adaptem rapidamente às tendências, mantendo o conteúdo relevante.

O ChatGPT pode gerar respostas e insights relevantes para o setor de seguros

Sabendo que muitos estudos têm apontado que as empresas estão considerando cada vez mais o uso de tecnologias de ponta para automação de processos e agilidade operacional, o Property Casualty 360 reuniu 6 exemplos de como o ChatGPT contribui para as seguradoras nesse sentido. De forma geral, ele pode: 

  • Ajudar a responder às perguntas dos clientes
  • Auxiliar profissionais de seguros a se prepararem para reuniões de negócios 
  • Escrever e-mails de marketing e vendas de seguros 
  • Criar uma campanha de marketing de seguros 
  • Criar um plano de jogo do produtor 
  • Desenvolver programas de segurança. 

Assim, pela sua capacidade de fornecer respostas rápidas e precisas a perguntas comuns, o ChatGPT pode auxiliar no processo de atendimento e até mesmo orientar os profissionais do setor na escolha de estratégias para aprimorar a qualidade de serviços

IA pode ajudar a oferecer vários seguros personalizados em um único produto

As seguradoras podem usar ferramentas como o ChatGPT para analisar grandes volumes de dados dos segurados, prevendo comportamentos futuros e permitindo personalizar as recomendações de cobertura com base nos riscos individuais. O ITC DIA Europe refletiu em matéria que os produtos de seguro atuais são, em grande parte, padronizados, com opções fixas de cobertura, duração, benefícios e compensação, o que pode atender apenas a uma pequena maioria dos consumidores. Já os produtos de seguro dinâmicos são modulares e oferecem múltiplas opções de cobertura, durações, benefícios e formas de compensação, proporcionando a proteção adequada pelo preço certo no momento e lugar certos, atendendo às necessidades individuais de cada consumidor. O portal também pontuou a iniciativa de uma empresa que desenvolveu produtos de seguros dinâmicos personalizados com base em insights de dados. A Companjon usa tecnologia avançada, como IA, para selecionar um produto de seguro personalizado com o preço ideal no momento e lugar certos. “Queremos que nossas soluções permitam que os parceiros de negócios estejam 'lá quando a vida acontece' com seus clientes”, afirmou Matthias Naumann, CEO da empresa. Dessa forma, a IA pode criar conteúdo personalizado para segurados, levando em conta suas preferências, histórico de sinistros e outros fatores, aumentando o engajamento e a eficácia das comunicações com a seguradora

Impacto no trabalho dos corretores

Com a velocidade que a automação ascende na era digital, algumas carreiras podem acabar se tornando dispensáveis. Sendo assim, a digitalização pode impactar no trabalho dos corretores de seguros, reduzindo a necessidade de suas carreiras. No entanto, pesquisa revela que os consumidores não estão dispostos a lidar com corretores de seguros baseados em IA, o que é uma boa notícia para os 1,6 milhões de corretores de seguros humanos no país, conforme revelou uma pesquisa recente. A pesquisa, realizada pela agência de seguros online, GetSure, entrevistou 1.000 americanos sobre suas opiniões ao lidar com um corretor de seguros de IA, e mostrou que apenas 9% se sentiam "muito confortáveis" com a ideia, enquanto 70% expressaram desconforto. Mesmo a perspectiva de taxas de desconto não alterou significativamente essa percepção, com 55% dos entrevistados preferindo um corretor humano em vez de um automatizado. Essa resistência por parte dos consumidores sugere que os corretores ainda possuem uma vantagem significativa no mercado, uma vez que aspectos mais complexos e interpessoais do seu trabalho, requer a empatia e o julgamento humano em si. 

Ferramentas como o ChatGPT demonstram como a IA pode ser uma aliada poderosa

A IA está transformando profundamente o setor de seguros, trazendo benefícios que vão desde a análise de risco mais precisa até o atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado. Ferramentas como o ChatGPT demonstram como a IA pode ser uma aliada poderosa, analisando grandes volumes de dados para prever comportamentos e personalizar recomendações de cobertura. Além disso, a possibilidade de criar produtos de seguro dinâmicos e modulares, adaptados às necessidades individuais dos clientes, mostra o potencial de inovação que a IA traz ao setor. Embora tenha esse potencial ágil e eficiente, a IA não substitui os corretores humanos, que ainda são fundamentais, especialmente considerando a resistência dos consumidores em lidar exclusivamente com sistemas automatizados. No entanto, a IA pode complementar o trabalho dos corretores, automatizando tarefas rotineiras e fornecendo insights, permitindo que esses profissionais se concentrem em aspectos mais estratégicos de seu trabalho. Portanto, as seguradoras que adotam a IA conseguem aproveitar melhor as oportunidades de negócios por meio da melhora nos seus processos internos e na satisfação dos clientes.

Postado em
2/8/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO