A da Microsoft e a integração de ecossistemas para a aprimorar processos operacionais
A Microsoft está aperfeiçoando a sua IA generativa, Copilot, para automatizar tarefas e aumentar a produtividade. Uma das novidades é a criação de “funcionários artificiais”, que auxiliam na execução de processos operacionais e personalizados, escalonando o nível de automação. No setor educacional, a adoção da IA pode melhorar instruções e a gestão das instituições. No entanto, para que o impacto seja maior, é essencial integrar a tecnologia à infraestrutura existente. A Microsoft busca apoiar essa evolução com assistentes virtuais inteligentes que personalizam experiências e oferecem insights baseados em dados institucionais. A empresa também anunciou o Microsoft 365 Copilot Chat, uma solução que adiciona assistentes virtuais pagos conforme o uso da experiência gratuita do Microsoft 365 Education. A ferramenta inclui chat seguro com IA GPT-4o, integração com assistentes virtuais inteligentes e controles de TI para proteção de dados. No setor de seguros, iniciativas desse porte permitem maior agilidade na análise de riscos, revisão de contratos e atendimento ao cliente, tornando os processos mais eficientes e confiáveis.
Novas funções do Copilot são amplamente utilizada por empresas
O Copilot tem sido usado cada vez mais pelas empresas para favorecer seus processos internos. Conforme indicado pelo portal CNN, cerca de 70% das empresas do ranking Fortune 500 adotaram a ferramenta em suas operações. A ferramenta passou por uma grande reformulação em 2024, ganhando novas funcionalidades de voz e visão, se tornando um assistente mais personalizado e interativo. Entre as novidades, estão um modo de apresentador de notícias, a capacidade de "ver" o que está na tela do usuário e uma interação por voz mais fluida. A interface foi redesenhada para se adaptar ao histórico de conversas, oferecendo sugestões e informações relevantes. O Copilot Vision permite que a IA analise conteúdos visuais de páginas da web e responda a perguntas sobre eles, enquanto o Copilot Daily fornece resumos em áudio de notícias e clima, em parceria com grandes veículos de mídia. Já o Think Deeper aprimora respostas a perguntas complexas, seguindo uma abordagem mais detalhada e estruturada. No Windows 11, a IA impulsiona uma busca aprimorada, permitindo encontrar arquivos com descrições em linguagem natural. O sistema também ganhará novas ferramentas de edição no Paint e funcionalidades como o Recall, que processa informações com segurança, e o Click to Do, que permite ações rápidas em documentos e emails. O Copilot já está disponível para iOS, Android, web e Windows, com recursos de voz inicialmente lançados em inglês.
IA no mercado segurador
Empresas especializadas no setor de seguros estão lançando suas próprias soluções baseadas em IA. O Earnix Copilot, por exemplo, é uma plataforma que utiliza IA generativa para otimizar decisões financeiras e de seguros. A tecnologia permite simular cenários, prever tendências e aprimorar estratégias de precificação. O Earnix Copilot, chamado de "Alix", foi projetado para potencializar a tomada de decisões, aumentando a produtividade em seguradoras e bancos. Ele auxilia na criação de modelos estatísticos, automatiza a importação de dados e facilita mudanças na precificação e subscrição. A ferramenta permite que equipes foquem em decisões estratégicas e inovem em seus produtos. A Earnix destaca que a IA generativa melhora processos de precificação e subscrição sem substituir o julgamento humano. A tecnologia do Earnix Copilot é baseada no Amazon Bedrock, garantindo acesso a modelos avançados de IA e mantendo padrões rigorosos de conformidade e segurança. Com esses avanços, as seguradoras podem personalizar produtos para clientes, gerenciar riscos com mais precisão e otimizar suas operações.
Riscos quanto risco à exposição de dados sensíveis
O Microsoft Copilot é uma poderosa ferramenta de produtividade baseada em IA integrada aos aplicativos do Microsoft 365. Pelo seu caráter integrativo, diferente de outras ferramentas de IA generativa, o Copilot acessa e compila instantaneamente dados de documentos, e-mails, calendário e contatos do usuário, o que pode levantar preocupações acerca da segurança. De acordo com uma matéria da Varonis, empresa focada em proteção de dados, um dos principais desafios é o risco de exposição de dados sensíveis, já que o Copilot pode acessar todas as informações disponíveis para o usuário. Como muitas empresas possuem permissões excessivamente amplas, parte dos dados corporativos fica acessível a um grande número de funcionários. Além disso, a IA generativa pode gerar novos dados confidenciais, aumentando os riscos de vazamento e exposição. A complexidade das permissões no Microsoft 365 agrava o problema, pois os usuários finais têm grande controle sobre o compartilhamento de informações, dificultando a aplicação de medidas de segurança eficazes. A Microsoft recomenda o uso de rótulos de confidencialidade para proteger os dados, mas a adoção desses mecanismos é desafiadora, pois depende da consistência dos usuários e pode gerar atritos nos fluxos de trabalho. Ao passo que IA atinge uma quantidade cada vez maior de dados, é necessário que sejam adotadas políticas de proteção mais eficazes. Ainda conforme a matéria, para garantir um uso seguro do Microsoft Copilot, as empresas devem revisar suas permissões, aplicar boas práticas de segurança e reforçar estratégias de proteção contra vazamentos de dados.
O futuro da IA e do copilot no setor segurador
A integração do Copilot e de outras ferramentas de IA ao setor de seguros está apenas começando. Essa nova era de automação transforma tarefas repetitivas em operações fluidas, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades estratégicas e criativas, enquanto a tecnologia trabalha para oferecer respostas rápidas e precisas. O Copilot, com sua capacidade de entender e processar dados em linguagem natural, conectando dados dispersos promovem maior agilidade e integração nos processos. No ramo segurador, a mistura de inteligência humana e automação inteligente são a base para serviços mais seguros, personalizados e eficientes. Seja com uso do ChatGPT ou com chatbots avançados, espera-se que a IA melhore também a relação entre seguradoras e clientes, oferecendo experiências mais fluidas e personalizadas. A transformação digital no setor de seguros está em pleno andamento e o Copilot pode ser mais um agente propulsor da transformação e evolução no mercado.