O

Head de Rastreamento e Telemática da Delta Global, Nilton Costa Jr, conversou com a Insurtalks para explicar como o Delta FleetCam, equipado com inteligência artificial, está ajudando a identificar sinais de fadiga e distração nos motoristas, promovendo uma condução mais segura. O executivo detalhou as funcionalidades que tornam o FleetCam uma ferramenta distinta na prevenção de sonolência ao volante, incluindo sua capacidade de emitir alertas em locais sem acesso à internet. Além disso, Nilton falou sobre a utilidade dos relatórios e mapas de calor na gestão do comportamento dos motoristas, o papel do playback e monitoramento ao vivo na investigação de incidentes, como o FleetCam pode contribuir para a melhoria da segurança viária, dentre outros assuntos. Confira abaixo:

Insurtalks: O Delta FleetCam combina inteligência artificial com tecnologias DMS e ADAS. Poderia nos explicar como essas tecnologias funcionam em conjunto para melhorar a segurança das frotas?

Nilton Costa Jr: A tecnologia DMS (Driver Monitoring System - Sistema de Monitoramento do Motorista) utiliza uma câmera voltada para o rosto do motorista com inteligência artificial para interpretar seu comportamento e gerar alertas preventivos. Já o ADAS (do inglês Advanced Driver Assistance System) é uma câmera voltada para a pista de rodagem, também com inteligência artificial, capaz de detectar situações de risco. Em conjunto, essas tecnologias permitem uma consciência situacional completa do que está acontecendo no veículo. Ter acesso simultâneo aos dois vídeos (do comportamento do motorista e da situação na pista) permite ao gestor entender completamente o cenário de um possível incidente.

Insurtalks: Como a inteligência artificial embarcada no Delta FleetCam detecta sinais de fadiga e distração no motorista? Que tipos de alertas são emitidos para prevenir acidentes?

Nilton Costa Jr: A câmera com DMS analisa o rosto e os gestos do motorista, identificando comportamentos indevidos como sonolência (olhos fechados, bocejos), distração, uso do telefone e não utilização do cinto de segurança. A câmera frontal com ADAS se concentra principalmente em riscos de colisão frontal (não respeitar a distância segura do veículo à frente) e alerta sobre outros perigos na via (motocicletas, pedestres), gerando alertas de proximidade do veículo à frente, risco de colisão frontal e proximidade de pedestre ou moto. 

Insurtalks: Com tantas tecnologias disponíveis no mercado, o que torna o Delta FleetCam único em termos de prevenção de sonolência e distração do motorista? Pode compartilhar algum exemplo real no qual isso pode fazer a diferença?

Nilton Costa Jr: Um dos grandes diferenciais do FleetCam é a integração da ferramenta em uma única plataforma de telemetria, onde o cliente pode cruzar dados da gestão da frota com os alertas. Além disso, a ferramenta única de gestão de alertas em tempo real permite automatizar ações e garantir que os alertas sejam avaliados e tratados imediatamente, evitando possíveis acidentes. A qualidade da inteligência artificial embarcada também é crucial, com um alto índice de detecção que assegura que nenhum evento passe despercebido. 

Insurtalks: Um dos pontos destacados do FleetCam é a capacidade do sistema de emitir alertas mesmo em áreas sem acesso à internet. Pode explicar como isso é possível e por que essa característica é tão importante?

Nilton Costa Jr: A inteligência artificial que avalia as imagens e gera os alertas está embarcada na câmera, ou seja, armazenada na memória interna do dispositivo. Isso significa que, sempre que um evento ocorrer, a câmera emitirá imediatamente um alerta de voz ao motorista, independente do sinal de internet. O alerta é salvo na memória da câmera e, quando o veículo retorna a uma área com internet 4G, o alerta é enviado para a plataforma, onde é sinalizado como "alerta recebido com atraso", permitindo que o analista entenda que não se trata de uma situação em tempo real. 

Insurtalks: O FleetCam oferece relatórios detalhados e mapas de calor. Como essas análises contribuem para uma melhor compreensão e gestão do comportamento dos motoristas?

Nilton Costa Jr: A gestão comportamental dos motoristas se divide em dois momentos: primeiro, a ação em tempo real. Quando um evento ocorre, um alerta é gerado, o analista contata o motorista e evita um acidente na hora. Em um segundo momento, a análise estatística dos dados permite que um gestor identifique, por exemplo, que determinado motorista tem muitos eventos de sonolência em determinado horário e decida trocá-lo de turno, ou que uma estrada específica apresenta muitos alertas em determinado horário, levando a uma mudança de rota. A análise estatística é uma ferramenta preventiva.

Insurtalks: A funcionalidade de playback e monitoramento ao vivo facilita a investigação de incidentes. Pode nos dar um exemplo de como essa ferramenta pode ajudar a resolver um caso real?

Nilton Costa Jr: O playback possibilita solicitar um trecho de vídeo de um determinado dia/hora. Digamos que o motorista chegue na empresa com a sinaleira do caminhão quebrada. Ele relata o fato e o gestor vai na plataforma e solicita o vídeo, consegue ver exatamente o vídeo do minuto do evento. Ou quando o cliente tem telemetria da Delta instalada e tem um alerta do rastreador (excesso de velocidade, por exemplo), e o motorista justifica dizendo que foi uma ultrapassagem,  o gestor pode solicitar o vídeo e ver realmente o que aconteceu. Já o vídeo ao vivo é uma função mais voltada para alguma emergência, seja por alertas da câmera (por exemplo, vários alertas de distração seguidos),  ou uma outra emergência (suspeita de furto ou roubo, desvio repentino da rota, etc).

Insurtalks: Considerando que, no Brasil, 240 motoristas são multados por hora pelo uso de celular e um terço dos motoristas dirigem de forma distraída, conforme dados da Abramet, como o FleetCam pode ser uma ferramenta de contribuição para a redução desses números e melhoria da segurança viária?

Nilton Costa Jr: O FleetCam surge como uma ferramenta poderosa que gera ações preventivas e educativas, e auxilia na preservação da vida do motorista e de outras pessoas. 

Insurtalks: Você pode explicar os principais pontos que fazem com que o Delta Fleetcam ajude a simplificar a gestão das frotas?

Nilton Costa Jr: Temos um lema de que o Delta Fleet, solução integrada de gestão de frotas da Delta, é a principal ferramenta de trabalho dos gestores de frota. Nossa meta é que o gestor abra essa ferramenta de manhã e passe o dia executando todas as suas funções sem precisar sair do sistema. O Delta FleetCam é mais um módulo desse ecossistema, e essa integração simplifica a gestão das frotas, permitindo que os gestores tenham uma visão unificada de todos os dados importantes. Com a capacidade de monitorar o comportamento dos motoristas em tempo real e gerar alertas automáticos para situações de risco, o sistema reduz a necessidade de intervenção manual constante. Como a plataforma é integrada, já alimenta automaticamente o ranking de motoristas, garantindo uma gestão ativa e informada. Além disso, os relatórios detalhados e mapas de calor oferecem insights valiosos para a tomada de decisões, ajudando os gestores a otimizar rotas, identificar padrões de comportamento e implementar melhorias preventivas. A inteligência artificial embarcada no dispositivo garante que os alertas sejam precisos e relevantes, mesmo em áreas sem cobertura de internet, aumentando a eficiência e a segurança operacional.

Postado em
14/8/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO