O

Maio Amarelo é um movimento global que visa chamar a atenção da sociedade para os alarmantes índices de mortes e feridos no trânsito. No Brasil, desde 2014, a campanha une o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para criar estratégias de segurança viária e construir espaços mais seguros e sustentáveis. Como o Brasil é o quinto país com o trânsito mais perigoso do mundo, com estatísticas alarmantes de acidentes e gastos exorbitantes com ocorrências viárias. Para minimizar essa situação, campanhas como o Maio Amarelo são essenciais, já que exige um rápido desenvolvimento de ações e o envolvimento de toda a sociedade, incluindo operadores logísticos, motoristas, poder público e empresas. 

Para falar sobre o tema, a Insurtalks convidou Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos. Em uma conversa exclusiva, o executivo falou sobre como a startup está promovendo uma direção mais segura no país e contribuindo para a melhoria das condições de trânsito no Brasil, em alinhamento com a campanha Maio Amarelo.

Chadha detalhou como o programa de recompensas da Justos incentiva comportamentos positivos entre os motoristas, contribuindo com os objetivos do Maio Amarelo. Ele explicou a integração do movimento nas políticas e estratégias corporativas da Justos, ressaltando os impactos positivos na condução dos clientes da empresa. Além disso, ele explorou a possibilidade de novas formas de colaboração com a sociedade, enfatizando a importância de ações coordenadas para promover a segurança no trânsito.

Veja abaixo os insights do executivo sobre os referidos temas:

Insurtalks: Como a Justos integra o movimento Maio Amarelo em suas políticas e estratégias corporativas? Há algum movimento interno de conscientização das equipes?

Dhaval Chadha: A Justos é uma empresa de seguro auto que nasceu com o propósito de melhorar o trânsito brasileiro com apoio da tecnologia. Nós enxergamos a necessidade de investirmos em ações que promovam um trânsito mais seguro não apenas durante maio, mas durante todos os meses do ano.
Existe hoje uma dinâmica punitiva do trânsito, que precisa mudar. Acreditamos em reforçar positivamente os bons comportamentos e por isso criamos um programa de recompensas que valoriza o melhor lado dos motoristas. Com ele, queremos mostrar que é possível ter ganhos individuais enquanto se promove uma conduta que gera um importante benefício coletivo: um trânsito mais seguro.

Insurtalks: O Maio Amarelo tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e incentivar a redução do número de acidentes. Poderia explicar como o programa de recompensas da Justos se alinha aos objetivos do movimento Maio Amarelo?

Dhaval Chadha: O programa de recompensas da Justos usa tecnologia de telemetria ativada nos sensores presentes no telefone celular dos clientes para avaliar como o motorista está dirigindo. Quem dirige bem ganha pontos que podem ser trocados por vouchers de Ifood e Uber, além de pontos Livelo e Abastece-aí. Para isso, o sistema avalia cinco parâmetros de comportamento: aceleração, velocidade, curvas, frenagem e direção focada, que é quando o motorista não mexe no celular enquanto dirige.

Dirigindo de forma segura, os clientes podem acumular até 700 pontos em um único dia. Além disso, a plataforma também disponibiliza desafios que valem pontos extras, como fazer uma viagem perfeita que equivale a 500 pontos. Os prêmios podem ser resgatados a partir de 3.600 pontos, equivalente a um voucher de R$5 no Ifood ou Uber. Através da parceria com o programa Abastece-aí é possível trocar 40 mil pontos por R$50 em combustíveis nos Postos Ipiranga. Também é possível migrar os pontos para a Livelo, plataforma de resgate de produtos e descontos em hotéis e passagens aéreas. Nessa modalidade, 25,700 pontos Justos equivalem a 1.000 pontos Livelo.

Além disso, para se tornar um cliente da Justos, a pessoa interessada precisa passar por um teste de direção em que dirige pelo menos 80 km enquanto está conectado ao aplicativo da Justos. A partir dessa avaliação, a equipe faz a análise perfil do motorista e, assim, oferece uma mensalidade mais justa, baseada no desempenho de cada indivíduo ao volante. A combinação do desconto oferecido para quem dirige bem e os pontos acumulados no programa de recompensa podem chegar a oferecer 50% de desconto na mensalidade para os segurados. .

Toda pessoa que contrata um seguro de carro o faz torcendo para não precisar usar o serviço de fato, e isso pode gerar o sentimento de pagar por algo que você não está aproveitando. Talvez isso ajude a explicar porque 70% da frota de veículos particulares no Brasil não contrata seguro auto. Com o programa de recompensas, a Justos quer se aproximar do cliente, mostrar compromisso na oferta de um serviço de qualidade, e lembrar que há, sim, recompensa para quem dirige com responsabilidade e segurança. A Justos acredita na missão de tornar o mercado de seguro automotivo mais acessível e justo.

Insurtalks: Existem histórias de sucesso de clientes da Justos que melhoraram sua condução através do programa de recompensas?

Dhaval Chadha: Sim, sabemos que a maioria dos nossos clientes se tornam motoristas melhores após começar a usar o app da Justos. Como o app pontua os comportamentos e analisa a performance dos motoristas, eles passam a não praticar atitudes imprudentes e começam a se esforçar para ter os melhores comportamentos, sabendo que além de promover um trânsito mais seguro, ainda ganharão benefícios.

Insurtalks: Há alguma iniciativa social de vocês para promover a educação sobre a importância da direção defensiva? Se sim, qual (s)?

Dhaval Chadha: Sim, no futuro, teremos conteúdos para promover a educação sobre a importância da direção defensiva. Por enquanto, nossa principal iniciativa neste sentido é mostrar dados sobre o desempenho dos nossos clientes na direção para ajudá-los a identificarem oportunidades para melhorar.

Insurtalks: Vocês realizaram uma pesquisa para entender o comportamento dos brasileiros no trânsito. Poderia dividir conosco como os resultados desse estudo podem colaborar para desenvolver iniciativas para um trânsito mais seguro?

Dhaval Chadha: O estudo revela que apesar da imensa maioria (98%) se considerar bom motorista, isso nem sempre é verdade, já que grande parte dos condutores também pratica atitudes consideradas perigosas na direção. As atitudes apontadas como mais importantes para definir quem são os bons motoristas foram: ser ágil e não bater, evitar multas e infrações, e reconhecer e respeitar a sinalização de rua. Isso confirma que muitas pessoas enxergam o trânsito como uma arena de punição, onde o objetivo de dirigir com segurança fica em segundo plano.

O estudo expõe ainda que a maioria das pessoas pratica com frequência comportamentos que tornam o trânsito mais perigoso. 71% afirmam que com alguma frequência seguem de perto outro veículo e para 10% essa é uma prática constante na rotina no volante. Apenas 51% dos motoristas afirma que nunca pratica manobras perigosas, como ultrapassagens arriscadas e 27% dos respondentes assume que nem sempre dá a preferência para pedestres e ciclistas. 

As leis de trânsito por muitas vezes são desrespeitadas: 72% dos motoristas avançam no sinal amarelo com alguma frequência, sendo que 31% assumem fazer isso às vezes e 9% constantemente. 59% assumem que ultrapassam os limites de velocidade com alguma frequência. Enquanto 38% assumem que usam o celular enquanto dirigem com alguma frequência. Além disso, 23% assumem que esquecem de usar a seta na rotatória com alguma frequência. 

Insurtalks: Para o futuro, vocês pensam em algum tipo de colaboração integrativa entre a tecnologia da Justos com o poder público e a sociedade civil para promover a segurança no trânsito?

Dhaval Chadha: A Justos vai continuar incentivando um trânsito mais seguro. Acreditamos firmemente na importância de reconhecer e recompensar os bons motoristas, e estamos sempre abertos a explorar novas formas de colaboração. No futuro, é possível que desenvolvamos ações em conjunto com o poder público e a sociedade civil para promover uma direção mais segura e responsável, fortalecendo nossa missão de tornar as ruas e estradas mais seguras para todos.

Postado em
28/5/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO