mercado de seguros conseguiu não apenas se adaptar, mas também remodelar produtos e serviços para fazer frente à digitalização acelerada velozmente pela pandemia de Covid-19. As seguradoras e corretoras que conseguiram fazer uma rápida transição para o digital, alcançaram resultados positivos e estão em uma posição muito mais favorável para capitalizar. No entanto, essa transição, uma vez feita, precisa abrir espaço para novas e contínuas transformações.
Foco deve ser digitalização de serviços e melhoria da experiência dos clientes
De acordo com a pesquisa “CIO and Technology Executive Survey de 2023”, da Gartner — líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas —, em 2023, as empresas de seguro devem focar seus investimentos em infraestrutura de TI para digitalizar serviços e implementar melhorias na experiência do cliente.
Necessidade de gerar mais valor para as partes interessadas
Devido às instabilidades econômicas, segundo a pesquisa, as seguradoras enfrentam a necessidade de gerar mais valor para as partes interessadas, além de implementar mudanças e tecnologias para gerar mais eficiência operacional. Segundo a pesquisa, mais da metade dos CIOs estão aumentando os investimentos nos setores de Modernização de Aplicações, Cibersegurança/Segurança da Informação e Business Intelligence /Analytics.
Investimentos em tecnologia digital superaram as expectativas financeiras
Muitas companhias do setor que focaram em inovação crescente disseram que seus investimentos em tecnologia digital superaram as expectativas financeiras. A pesquisa ainda aponta que mais de 50% das seguradoras se concentraram na excelência operacional — o que teria colaborado para superar essas expectativas.
Inovação e automação são ferramentas para enfrentar desafios econômicos
Segundo artigo da Forbes, o melhor jeito de as seguradoras e corretoras enfrentarem os desafios econômicos é por meio da inovação e automação. Não é segredo para ninguém que o consumidor de hoje espera um serviço personalizado e conveniente - quando e onde desejar. Por isso, as organizações que atendem às crescentes expectativas e oferecem uma experiência personalizada ao cliente se posicionam para conquistar e reter uma clientela fiel.
Aumento da eficiência operacional com tecnologia
Os chatbots com tecnologia de IA são uma excelente opção para reduzir os custos de atendimento ao cliente. O consumidor pode otimizar seu tempo e o dos corretores com os chatbots de conversação, já que eles podem fornecer respostas imediatas a perguntas básicas.
Somente essa implementação pode reduzir os custos de atendimento ao cliente em até 30% e liberar tempo para atividades de alto valor, como fornecer aconselhamento personalizado ao cliente e fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de novas ofertas.
“Existe uma complexidade para fazer com que a jornada do cliente seja a melhor possível, desde o momento do acionamento até o final do serviço”
Em um mundo pós-pandêmico, as empresas estão percebendo como as seguradoras e corretoras já perceberam o quanto a experiência do cliente é crítica para alcançar o sucesso. Ficou claro que marcas e clientes estão se conectando de maneiras diferentes, e os clientes desejam um toque personalizado em todas as suas interações com as marcas. O mercado segurador segue essa mesma tendência.
Assim, conforme demonstram os estudos, melhorar a experiência do cliente deve ser o principal foco do setor de seguros, bem como a automatização de processos (que, muitas vezes, trabalha em favor de otimizar processos em função da melhoria do Customer Success). Nem sempre é fácil alcançar o propósito de suprir as necessidades dos consumidores cada dia mais exigentes de hoje em dia. Porém, vale o esforço. Nesse sentido, Lyssia Chieppe, Superintendente Comercial da Maxpar, enfatizou durante a premiação por Mérito na Prestação de Serviços: “Existe uma complexidade para fazer com que a jornada do cliente seja a melhor possível, desde o momento do acionamento até o final do serviço. Então, para nós da Maxpar/Autoglass, é um motivo de muito orgulho receber esse reconhecimento”.