E

m entrevista exclusiva à Insurtalks, Emir Zanatto, CEO da TEx, fala sobre como o portfólio da insurtech fornece soluções diferenciadas e completas para o Corretor, para o Mercado de Seguros e para outros nichos de mercado que precisem, por exemplo, de dados sobre precificação de veículos. O executivo explica como surgiu o TELEPORT, o nimble, o TEx Mercado e outros produtos da empresa, faz reflexões sobre o momento do mercado segurador e revela vários outros insights. Confira abaixo a entrevista:

Questionado sobre como funciona o TEx Mercado, a mais nova tecnologia desenvolvida para os Corretores de Seguros e de que maneira essa solução de inteligência de dados pode ajudar os Corretores, Emir Zanatto começa explicando como essa e outras soluções foram surgindo para solucionar problemas antigos dos Corretores de seguros: 

“Aqui na TEx, nós sempre tivemos como premissa resolver problemas no Mercado de Seguros. E alguns problemas perduram por tanto tempo que encontrar a solução se torna o sonho do Corretor.  Por aqui, escutamos muito a frase: "se fizesse isso, seria o meu sonho!".  E lá no começo, meu pai, que era Corretor há muitos anos, também falou isso do TELEPORT: ‘se vocês fizerem isso, será o sonho de todo Corretor’ ”.

O sonho se tornou realidade e hoje, o TELEPORT é o sistema de MultiCálculo e Gestão mais conceituado do Mercado Segurador. Atendendo operações de Seguros em Corretoras, Bancos, Concessionárias, Montadoras e Seguradoras. Onde tem Seguro, tem TELEPORT.

TEx Analytics 

Zanatto explica que o volume de cálculos e transmissões no TELEPORT sempre foi muito grande, o que resultou em uma massa de dados bastante relevante e permitiu que o TEx Analytics fosse criado. O Analytics é uma ferramenta de inteligência de dados e BI para auxiliar as Seguradoras na precificação do seguro e para que elas possam entender suas posições frente ao mercado em diferentes regiões do Brasil. 

IPSA, o índice de preço de seguro mais relevante dentro da indústria de seguros

O CEO ressalta que esse grande volume de dados também permitiu que a empresa criasse o IPSA, o Índice de Preço de Seguro Automóvel, “o índice mais relevante dentro da indústria de seguros”, enfatiza ele. 

De acordo com Zanatto, hoje o IPSA é usado pela CNseg, IBGE e diversos outros órgãos. Ele explica que, pela primeira vez, alguém conseguiu compilar dados do Mercado de Seguros. “As Seguradoras tinham domínio sobre seus próprios dados mas, muitas vezes, não tinham uma visão geral do mercado. Era muito comum realizarem pesquisas de mercado por telefone, mas quando entendiam que a pesquisa era para descobrir preço, o preço piorava. E todo mundo acabava competindo com os piores preços. Mesmo o IBGE, que consegue fazer o IPCA, que é bastante complexo, com  mais de duzentos itens, a única dimensão que eles não conseguiam fazer era de seguro. O seguro muda muito de acordo com região, perfil, etc… E para eles era um desafio organizar esses dados. Essa era uma necessidade das Seguradoras, Corretoras e do próprio IBGE e nós topamos o desafio de resolver essa dor e realizar esse sonho criando o IPSA.".

TEx Mercado

A mais recente solução da TEx, permite que os profissionais que operam no Mercado Segurador tenham uma visão do comportamento do mercado. De acordo com Emir Zanatto, o TEx Mercado possibilita uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.

O executivo explica que os dados são bastante variáveis de acordo com, por exemplo, a região geográfica e esclarece que o TEx Mercado aponta dados específicos e refinados, tais como: quais são os veículos mais cotados, o preço médio que está sendo negociado, o tipo de cobertura média que está sendo negociada. “Eventualmente, os Corretores estão negociando com os clientes com uma comissão de 10%, achando que o mercado está desse jeito. Já que ele não sabe como o mercado está se comportando, ele tende a diminuir os valores por medo de perder. E talvez o mercado esteja trabalhando com comissões maiores, com coberturas maiores e o Corretor está lá pequenininho”.

Exemplos ilustrados dos dados que o TEx Mercado disponibiliza:

Conheça algumas das vantagens do TEx Mercado

O executivo ressalta ainda mais alguns impactos positivos do TEx Mercado no dia a dia do Corretor: “Permite que o Corretor possa entender como os produtos estão sendo negociados e permite que ele possa ajustar os valores. Que ele possa melhorar o discurso dele, entendendo que em determinada região outros profissionais podem estar vendendo os produtos mais crus, sem muitas coberturas e talvez ele esteja vendendo um produto muito mais completo. Então, ele mostra autoridade naquilo. Permite que ele possa direcionar as campanhas de marketing dele (...) Permite que ele haja de forma estratégica”.

Quem pode ter acesso a solução?

Sobre o TEx Mercado, Zanatto explica que qualquer empresa consegue ter acesso, ela não precisa ser cliente do TELEPORT e não precisa usar nenhuma outra solução da Insurtech. “A empresa consegue ter todos esses dados. O diferencial para o Corretor de Seguros que é cliente TELEPORT, é que ele consegue ter um comparativo com os dados da Corretora. É legal porque ele consegue comparar os universos”, diz Emir.

Insurtalks: Um dos propósitos da TEx é distribuir soluções diferenciadas para o Mercado de Seguros. Para isso, vocês contam com um guarda-chuva de ferramentas de multicálculo e gestão, de venda online de seguros, de inteligência de mercado e de previsão rápida do seguro. Dentro desse escopo de soluções, há algum produto que se destaque mais em relação a cada modalidade?

Emir Zanatto: “O TELEPORT é o motor gerador de todas as outras soluções. O que a gente vem fazendo é permitir que a gente possa abranger um universo maior de clientes, ter acesso a cada vez mais Corretores por meio de soluções diferentes. E com isso tudo, romper a bolha do Mercado de Seguros porque o seguro faz parte de absolutamente tudo. É um produto financeiro que precisa estar permeando todos os outros negócios”.

nimble

Quando o assunto é a venda online, Zanatto explica que o nimble é a solução mais indicada para quem já é cliente TELEPORT. Com o nimble o Corretor poderá explorar todas as oportunidades que a internet oferece. Capturar leads qualificados e vender para todo o país através do seu site, WhatsApp, redes sociais e outras plataformas. O nimble e o TELEPORT são soluções complementares. O motor dos cálculos por trás do nimble é o TELEPORT e tudo o que é captado pela solução, também fica disponível para acompanhamento no TELEPORT do Corretor. 

TEx Predicts

Ferramenta TEx Predicts pode ser utilizada também por profissionais de fora do Mercado de Seguros

Outra solução recém lançada pela Insurtech é o TEx Predicts, explica o executivo, “O Predicts é a forma mais simples e rápida de simular o valor do seguro com alta assertividade. É uma previsão rápida de preço, que pode ser utilizada também por empresas de fora do Mercado de Seguros. Exemplos são a OLX e o Mercado Livre, que já vendem automóveis… Para essas empresas faz sentido contar com uma solução de cotação rápida de seguro automóvel". 

Como funciona o TEx Predicts?

O CEO detalha o funcionamento da ferramenta: “Nós utilizamos Machine Learning para decompor todo o volume de dados, ou seja, a gente utiliza esses modelos matemáticos para eles descobrirem quais são as informações relevantes para compor o preço do seguro, para prever quanto vai custar aquele seguro. Nós conseguimos fazer isso com 70% de assertividade hoje e essa máquina está em constante aprendizado”.

“Em vários casos a gente desenvolve soluções customizadas que vão ser utilizadas por aquela Seguradora, especificamente”

Zanatto esclarece que a TEx nunca se enxergou como uma empresa de soluções exclusivamente para as Corretoras:  “Sempre nos vimos como uma empresa de soluções para o Mercado de Seguros (...) Por exemplo, tem seguradora que a gente trabalha usando a própria API dela, mas criando soluções que permitam múltiplos cálculos rapidamente para que um player que trabalha com eles possa acessar ela e rodar uma base. Ou seja, em vários casos a gente desenvolve soluções customizadas que vão ser utilizadas por aquela seguradora, especificamente”.

A TEx configura hoje, o maior canal de distribuição dentro da indústria de seguros

Segundo o CEO da TEx, o TELEPORT é muito mais que uma solução de tecnologia, “Ele é o maior canal de distribuição dentro da indústria de seguros”, disse ele, acrescentando:  “Se a Seguradora quiser entrar no Brasil, ela tem a opção de bater na porta de 5.000 cidades ou se integrar ao TELEPORT e instantaneamente estar presente em todas elas. Isso tem um impacto operacional brutal nas Seguradoras”.

“Nós garantimos 100% do que está sendo exibido no TELEPORT”

Falando das características do TELEPORT, o executivo enfatiza que ele tem uma característica única no mercado: "Nós garantimos 100% do que está sendo exibido no TELEPORT. Ou seja, se houver erro no cálculo exibido pela ferramenta, o cliente terá a garantia do ajuste no preço pela Seguradora, se o erro for dela. E se o erro for nosso, a gente paga. Ano passado, os nossos clientes emitiram em torno de 5 bilhões de reais em prêmios utilizando a transmissão do TELEPORT. A gente erra, claro. Erramos, mais ou menos, uns 20 mil reais. É muito, muito pouco, percentualmente e nós pagamos esse valor”.

Insurtalks: A tecnologia revolucionou o Mercado de Seguros no Brasil e no mundo. Você enxerga uma aceleração em relação a novos produtos e serviços de seguros ou acredita que o momento é de adequar/melhorar os que já existem?

Emir Zanatto: Acredito que o Mercado de Seguros tem um universo de possibilidades muito grande, mas ele é muito desenhado de dentro para fora. Poucas vezes ele é desenhado de fora, do segurado, para dentro (...). Acho que esses momentos de baixa (desaceleração), que parece que as pessoas não estão fazendo nada, é quando elas mais estão fazendo”. 

O executivo usa o exemplo de um prédio em obras para ilustrar a analogia: ele diz: “Sabe aquele prédio que você passa e está cheio de tapume? É ali que está começando de verdade a inovação, ainda que não estejamos vendo”. Ele ressalta que apesar de parecer um movimento de baixa, pode ser o movimento natural da próxima curva que vai entregar para o mercado ferramentas, soluções e ideias que vão levar ele para o mercado para o próximo passo. “Não acho que o mercado está parado, talvez não dê para ver ainda porque está atrás dos tapumes, mas, daqui a pouco terá um prédio ali”, conclui ele.

Insurtalks: Para 2023, qual será o maior foco da TEx?

Emir Zanatto: Nosso maior foco é expandir e tracionar esses produtos novos. Criar a cultura do uso de dados, da inteligência de dados para que a gente possa, no próximo ano, apresentar outras coisas nas quais estamos trabalhando. Para o Corretor de Seguros, especificamente, queremos ampliar o portfólio de produtos que ele pode calcular e transmitir dentro do TELEPORT. Então, essa é uma premissa muito importante para que a gente alcance o tão sonhado cross sell dentro do Mercado de Seguros.

Postado em
27/1/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO