A

Junto Seguros trouxe uma solução inovadora com a criação do Fidelize, produto que combina tecnologia de ponta com inteligência artificial para transformar o acompanhamento e a gestão de processos trabalhistas e licitações no Brasil. De acordo com Anderson de Almeida, Head de Business Development da Junto Seguros, o Fidelize é mais do que uma ferramenta de acompanhamento, é uma solução inteligente que identifica em tempo real processos trabalhistas, cíveis e fiscais, oferecendo aos corretores oportunidades proativas de substituição de valores imobilizados por apólices de Seguro Garantia. Segundo ele, além de melhorar o fluxo de caixa das empresas, o Fidelize se destaca por mapear licitações concluídas e fornecer dados estratégicos antes mesmo de os próprios clientes finais tomarem ciência de suas necessidades, invertendo a lógica tradicional do mercado. Premiado por sua inovação, o Fidelize se destaca como produto diferencial para empresas e corretores em busca de soluções práticas. Anderson de Almeida concedeu detalhes sobre o Fidelize em entrevista para a Insurtalks. Confira a conversa abaixo:

Anderson de Almeida, Head de Business Development da Junto Seguros
Insurtalks: O que é a plataforma Fidelize e como ela funciona para identificar processos trabalhistas das empresas?

Anderson de Almeida: Mais do que uma plataforma, o Fidelize é um produto da Junto Seguros que entrega oportunidades em diversos canais (plataforma, e-mail, equipe comercial). Por meio dos nossos parceiros e da nossa estrutura de tecnologia (algoritmos, integrações de sistemas, Inteligência Artificial, entre outras), buscamos em tempo real o status de processos Judiciais das empresas pelo Brasil e entregamos para corretores e empresas uma análise de valores financeiros que podem ser substituídos na Justiça. Recentemente, passamos também a mapear ativamente os resultados de Licitações concluídas, que exigem a apresentação de um Seguro Garantia.

Fomos a primeira seguradora a ter uma ferramenta analítica e de inteligência no setor. O Fidelize é um produto premiado na área de inovação e tecnologia, com o Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e também entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de Tecnologia no IT Fórum, organizado pelo grupo IT Mídia, ambos em 2022.

Insurtalks: Como o Fidelize ajuda as empresas a recuperarem dinheiro imobilizado na justiça?

Anderson de Almeida: No caso do Fidelize Judicial, ajudamos as empresas a encontrarem oportunidades de substituição de valores que podem estar depositados em dinheiro ou em outras formas de depósito, como Fiança Bancária, ou até mesmo penhorados, por uma apólice de Seguro Garantia, que é a alternativa mais econômica comparada com as outras opções. Além disso, melhora o fluxo de caixa da empresa que pode trabalhar com os valores que antes estavam imobilizados vinculados a uma conta do processo (depósito judicial).  

Insurtalks: Qual foi a motivação para a criação do Fidelize e como ele inverte a cadeia do mercado de seguro e garantia?

Anderson de Almeida: Nossa essência como empresa é de buscar inovações na forma como fazemos negócios. E o Fidelize surgiu exatamente dessa vontade de agregar mais valor ao nosso relacionamento com os clientes. Ao invés de esperarmos nossos parceiros corretores trazerem os negócios para a Junto, entregamos a eles as oportunidades tanto em processos Judiciais quanto em resultados de licitações como uma oportunidade. Muitas vezes, chegamos antes mesmo de a empresa buscar o corretor para realizar a demanda. Além disso, outra motivação do projeto foi a de explorar um horizonte enorme de empresas que ainda não utilizam o produto Seguro Garantia. O Fidelize nos abre esse caminho.

Insurtalks: De que maneira o Fidelize agrega valor à relação entre corretores e clientes finais?

Anderson de Almeida: O ponto anterior ilustra exatamente isso. O corretor consegue também inverter o fluxo. Ao invés de aguardar a empresa o procurar, a aborda com a oportunidade entregue pelo Fidelize da Junto Seguros. Além disso, é uma situação em que o Seguro não é visto como apenas uma obrigação, mas sim como uma solução inovadora. 

Quais foram os parceiros e startups envolvidos no desenvolvimento do Fidelize, e qual foi o papel deles?

Anderson de Almeida: Temos parceiros que estão juntos conosco desde o início, como lawtechs e empresas do mercado de licitação.   

Insurtalks: Como a plataforma Fidelize permite que os corretores acompanhem os processos judiciais mapeados?

Anderson de Almeida: Como comentei antes, o Fidelize hoje é mais do que uma plataforma. É um produto completo em que conseguimos inverter a cadeia do mercado de Seguro Garantia, entregando oportunidades em muitas frentes. Há, sim, um espaço na Plataforma da Junto Seguros onde é possível visualizar alguns dos diferenciais do Fidelize, como o mapeamento de oportunidades de Ações Judiciais por empresa. Com a simples inclusão do número do CNPJ, é possível encontrar um mapeamento ‘quantitativo’, ou seja, uma visão geral das ações judiciais que a empresa possui em aberto nas esferas trabalhista, cível e fiscal. A partir dessa visão o corretor pode solicitar à Junto a abertura de mais detalhes desses processos até num nível de informação dos valores discutidos, prazos legais etc.

Insurtalks: Quais são as vantagens para os clientes finais ao usarem o Fidelize em termos de atualização e acompanhamento de novidades?

Anderson de Almeida: Com a maturidade de alguns anos de projeto, conseguimos acompanhar muitas vezes os processos judiciais quase em tempo real. Em muitas situações, os nossos corretores abordam as empresas antes mesmo do departamento jurídico delas terem tido acesso ao resultado de uma ação ou julgamento.

Insurtalks: Por que o Seguro Garantia Judicial é considerado a melhor opção em termos de custo-benefício para processos trabalhistas?

Anderson de Almeida: O Seguro Garantia Judicial, seja nas esferas trabalhistas, cível ou fiscal, é sem sombra de dúvida a melhor alternativa quando há a necessidade de depósito de valores em um processo Judicial. Há jurisprudência para a aceitação das apólices de Seguro Garantia, sendo um produto utilizado há muitos e muitos anos, mas especialmente nos últimos dez anos, em que houve uma evolução muito grande nesse aspecto.

Além disso, em comparação com outras opções, o seguro não exige que bens sejam penhorados nem que capital seja imobilizado. Por fim, os custos relacionados ao Seguro Garantia são consideravelmente mais baixos em comparação, por exemplo, a uma Fiança Bancária, que influencia na obtenção de crédito da empresa em instituições financeiras e é muito mais onerosa do que o Seguro.

Inédita do mercado, a Junto também disponibiliza aos clientes uma calculadora de simulação de custos para depósito recursal. Ao acessar a plataforma da Junto, o link fica disponível para que o corretor faça as simulações da comparação do custo do Seguro Garantia com outras formas de depósito.

Postado em
13/9/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO