Hotel Hilton, em Copacabana, no Rio de Janeiro, serviu hoje de palco para a entrega do Prêmio Insurance Innovators Brasil 2023, promovido pela Insurtalks em parceria com a MJV – empresa global de inovação e tecnologia. Nesta que foi a 1ª edição presencial do prêmio (em 2022, a lista foi virtual), 51 personalidades e entidades do mercado de seguros foram escolhidas como as mais inovadoras de 2023 por se destacarem no cenário do ramo com soluções disruptivas e ideias para construção de um futuro no qual a tecnologia vai enriquecer ainda mais a comunidade de seguros. “Este ano, escolhemos os 51 mais inovadores – quase metade do ano passado. Estamos afunilando a lista porque a disputa é acirrada e queremos premiar os que mais se destacam no cenário”, destacou João Arthur Baeta, CEO da Insurtalks e idealizador do evento.
A brasilidade nos diferencia
Já Mauricio J. Vianna e Silva – CEO da MJV fez questão de reforçar a importância do prêmio frisando: “Inovar no Brasil não é fácil. No entanto, a nossa brasilidade é algo que nos diferencia e espero que possamos aproveitar isso.”
O executivo também falou sobre a importância da Inteligência Artificial: “A IA vai impactar todo mundo. Por isso, todos precisamos entender a necessidade de inovação.”
O maior impacto da Inteligência Artificial
Ricardo Sepulveda, CTO da MJV, falou sobre a IA para o mercado de seguros durante sua palestra e afirmou: “O maior impacto da IA é a capacidade de se desenvolver em áreas criativas, de criar novos modelos em áreas que antes eram tidas como exclusivamente humanas”
Relação dos corretores com as Insurtechs
João Arthur Baeta falou sobre o futuro do corretor na distribuição de seguros e ressaltou que há mais de uma década há uma preocupação com o lugar do corretor de seguros numa cadeia de negócios que envolve o surgimento e desenvolvimento de várias insurtechs. Ele trouxe dados animadores para os corretores: “70% das insurtechs unicórnios do mercado global trabalham com corretores como seu principal canal de distribuição.”
Conselho consultivo e critérios para o prêmio
A premiação marcou o reconhecimento do trabalho árduo e das ideias revolucionárias que estão trilhando o futuro do mercado. O Conselho Consultivo, composto por nomes como Adriana Adissi, Camila Calais, Gustavo Leança, Heitor Ohara, Hugues Bertin, João Arthur Baeta, José Luiz Machado, Pedro London, Ricardo Nishimura, Samy Hazan e Victor Molchansky, desempenhou um papel fundamental na identificação e seleção dos premiados. Os critérios adotados pelo Conselho Consultivo e pela equipe da Insurtalks foram essenciais para destacar as personalidades e entidades que estão impulsionando a inovação no mercado de seguros. Dentre os fatores considerados para a premiação, os de maior peso foram: o impacto no mercado, a criatividade, o potencial de crescimento, a originalidade, a capacidade de disrupção, a implementação de soluções tecnológicas e a importância da empresa ou personalidade para o setor.
Uma motivação para o setor
O Prêmio Insurance Innovators Brasil 2023 para além da entrega de troféus e reconhecimentos pretende ser uma das molas propulsoras de motivação para que os players do setor persigam constantemente a excelência e a inovação e, dessa forma, abram as portas para um amanhã no qual o mercado de seguros será mais acessível, personalizado, tecnológico e disruptivo para cumprir a missão de proteger uma parcela gigantesca da sociedade.
*Para acessar a lista completa dos 51 mais inovadores de 2023, clique aqui: Os mais inovadores do mercado de seguros de 2023