A

transformação impulsionada pelas insurtechs

O uso de tecnologias avançadas pelas seguradoras tem o potencial de aprimorar o mercado de seguros, simplificar e agilizar processos complexos. Tecnologias de automação, por exemplo, também são pertinentes para reduzir a burocracia, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Com o uso de ferramentas digitais, como aplicativos intuitivos e sistemas automatizados, as insurtechs conseguem reduzir a burocracia, oferecer produtos sob demanda e adaptar os preços. A própria IA pode ser usada para analisar grandes volumes de dados em tempo real, oferecendo previsões de risco mais precisas e uma experiência personalizada ao cliente. Dessa forma, essas empresas otimizam processos, aumentam a eficiência no atendimento e gestão de reclamações, e podem fortalecer a fidelização dos consumidores. Por isso, para continuar alavancando o segmento de seguros, é preciso que essas seguradoras não tradicionais continuem inovando e se preocupando em construir estratégias e soluções tecnológicas mais eficientes, acessíveis e focadas no cliente.

Consumidores modernos esperam simplicidade, transparência e conveniência em suas interações 

Para que as insurtechs obtenham sucesso a longo prazo, elas precisam ir além da inovação tecnológica. A experiência do cliente (CX) deve ser o foco principal. De acordo com uma matéria sobre tendências do setor de seguros publicada no portal csg, os consumidores modernos esperam simplicidade, transparência e conveniência em suas interações com as empresas de seguros. Por isso, as insurtechs estão cada vez mais se voltando para soluções que personalizam a jornada do usuário, desde a cotação até a resolução de sinistros. O futuro do setor de seguros é impulsionado por essa busca pela excelência em CX, que é reforçada pela tecnologia, elevando os padrões de atendimento e  se adaptando às demandas dos clientes.

Personalização e simplificação

Segundo uma matéria do Fintech Global, o setor de seguros sempre ofereceu soluções personalizadas, mas agora o foco está em proporcionar uma experiência do cliente (CX) completa e adaptada. Uma pesquisa da Accenture revela que 80% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados em troca de benefícios personalizados, tornando essa experiência essencial para manter os clientes. Ben Yehuda, da Air Doctor, exemplifica essa tendência, destacando a personalização como um elemento central, com serviços ajustados às necessidades específicas dos clientes, como preferências de idioma e especialidades médicas. Até 2030, espera-se que as empresas utilizem análises detalhadas e preditivas para antecipar as necessidades dos clientes, com um atendimento cada vez mais proativo, impulsionado por IA e machine learning. Esse cenário exige que as empresas adotem novas tecnologias para garantir uma experiência integrada e eficiente, sob o risco de se tornarem obsoletas. Além disso, a simplificação promovida pelas insurtechs, com a  automação de processos e redução de burocracias e modelos tradicionais de contratação, o que facilita a interação com os clientes.

Insurtechs e CX representam o match perfeito

Como abordado previamente, as empresas de seguros têm aproveitado tecnologias como automação e inteligência artificial para atender melhor às expectativas dos clientes. Conforme um artigo divulgado no portal ITIJ, o futuro da experiência do segurado está intimamente ligado às insurtechs. A união dessas startups de tecnologia com o foco na experiência do cliente pode trazer enormes benefícios ao setor, tornando os processos mais ágeis e centrados nas necessidades dos usuários. Sid Mouncey, CEO da Blink Parametric, ressalta: “Somos todos consumidores e quando usamos um serviço que fornece rapidez, conveniência e soluções intuitivas para atender às nossas necessidades, ele deixa uma impressão positiva duradoura. O mesmo acontece com produtos de seguro”. Assim, o portal reitera que centralidade no cliente é fundamental para as insurtechs, permitindo que elas se diferenciem e diferenciem seus serviços, criando confiança com os clientes. 

Fortalecer a relação com o cliente é essencial para as insurtechs se solidificarem Através de tecnologias avançadas, as insurtechs conseguem oferecer produtos e serviços mais direcionados, o que pode promover aceleração de processos e aumento da satisfação do cliente. Assim, o foco das insurtechs em otimizar a experiência do cliente destaca a importância de soluções rápidas, flexíveis e transparentes, e cada vez mais alinhadas com as expectativas dos consumidores. Essa postura aponta para um futuro em que a personalização, a conveniência e a proatividade serão elementos indispensáveis para o sucesso das empresas de seguros. Com clientes mais dispostos a compartilhar seus dados em troca de benefícios personalizados, as insurtechs têm a oportunidade de fortalecer o relacionamento com seus usuários. Assim, se colocando como líderes em inovação, as insurtechs abrem novos caminhos para o crescimento sustentável do mercado de seguros, criando soluções que sejam tanto funcionais quanto satisfatórias para o público.

Postado em
21/10/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO