O

Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Comscore, foi observado que os canais de mídia social são a preferência dos brasileiros em comparação com outras categorias online. Isso colocou o Brasil como o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, ficando atrás apenas da Índia e Indonésia e à frente dos Estados Unidos, México e Argentina. O estudo "Tendências de Social Media 2023" revela que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil estão dedicando cada vez mais tempo à internet, especialmente nessas plataformas.

Papel das redes sociais na propagação da cultura de seguros

A convergência entre tecnologia e a cultura de seguros apresenta uma oportunidade significativa para ampliar o alcance do setor no Brasil. Com diversas ferramentas, como aplicativos móveis e plataformas online, a compreensão e aceitação dos benefícios dos seguros podem ser mais facilmente espalhadas em meio aos internautas. Assim, as redes sociais podem contribuir na disseminação da cultura de seguros, uma vez que a circulação e a disponibilidade de informações sobre os diversos tipos de seguros através desses canais pode ser mais clara e acessível, o que ajuda a elucidar termos técnicos. Esse contexto é especialmente relevante para a Geração Z, que está altamente conectada e familiarizada com a tecnologia. Diante disso, as companhias de seguro podem informar sobre as coberturas e benefícios essenciais para os consumidores jovens, que estão acostumados com a rapidez e praticidade proporcionadas pela tecnologia.

Campanha musical e o poder viral do TikTok 

Além do caráter informativo e de divulgação do TikTok, a plataforma também representa um enorme poder de viralização. É muito comum músicas, danças, e até mesmo pessoas anônimas, se tornarem famosas da noite para o dia através do algoritmo do aplicativo. Foi o que ocorreu com uma campanha da seguradora Nationwide nos Estados Unidos. Por volta de setembro de 2023, o jingle “On Your Side” da Nationwide começou a circular amplamente no TikTok. A música promoveu maior destaque para a marca da Nationwide após o seu sucesso no TikTok, disse Kristi Daraban, vice-presidente de marketing e chefe de mídia social da Nationwide. Uma das estratégias da empresa para se envolver com conteúdo viral – o que Daraban acredita que ajudou sua campanha a ganhar mais força orgânica – é dar um passo atrás e deixar os criadores brilharem. “Contratamos nossos influenciadores e parceiros para ajudar a alimentar o fogo. Como marca, não atrapalhamos. Não colocamos nenhum obstáculo ou orientação. Em vez disso, comemoramos os vídeos que gostamos”, disse o chefe de mídia social.

Possível proibição do TikTok pode impactar a conexão das seguradorascom a Geração Z

Aprovada em 13 de março de 2024, a legislação conhecida como  Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act (Lei de Proteção aos Americanos contra Aplicações Controladas de Adversários Estrangeiros) tem o potencial de proibir o TikTok. Se essa medida for implementada, a ByteDance, empresa chinesa por trás do TikTok, será obrigada a vender o aplicativo para uma empresa sediada nos EUA dentro de 180 dias após a aprovação da lei, ou o TikTok enfrentará uma proibição nacional

O TikTok se tornou uma plataforma crucial para diversas empresas alcançarem as gerações Z e Millennials. Com isso, a proibição do TikTok poderia privar as seguradoras de uma ferramenta interessante para se conectar e influenciar uma parcela importante do mercado, comprometendo suas estratégias de marketing e comunicação voltadas para o público jovem.

TikTok pode ser usado por Corretores de Seguros para engajamento com o público jovem

Além dos benefícios que a rede social pode proporcionar para as seguradoras, o TikTok pode servir como ferramenta para Corretores de Seguros se conectarem com a geração Z.

Conforme abordado acima, a plataforma tem uma enorme influência na difusão de informações, principalmente entre a população mais jovem. Com sua natureza de vídeo curto e estilo criativo, o TikTok permite que os corretores compartilhem informações sobre seguros de uma forma que ressoa com a Geração Z e os Millennials. Além disso, a plataforma oferece uma maneira de humanizar a marca e construir relacionamentos genuínos com os clientes em potencial, fornecendo dicas úteis, respondendo a perguntas comuns e oferecendo insights sobre o mundo dos seguros de uma forma acessível e divertida. Ao utilizar estrategicamente o TikTok, os corretores podem alcançar uma nova audiência e estabelecer uma presença digital relevante, ajudando a promover a conscientização sobre a importância do seguro e a construir confiança com os consumidores mais jovens.

Mídias sociais criam oportunidades em novos terrenos e expande adesão aos seguros

Assim, as mídias sociais oferecem um universo de oportunidades para seguradoras e corretores de seguros que buscam expandir seu alcance, fortalecer relacionamentos com clientes e impulsionar o crescimento dos negócios. Ao educar e conscientizar o consumidor, prestar um atendimento ao cliente de excelência, executar campanhas de marketing direcionado, engajar-se com a comunidade e analisar dados para obter insights, corretores e seguradoras podem efetivamente transformar a maneira como se conectam com o público. Afinal,  é inegável a influência que as redes sociais representam no público que consome internet.

Sendo assim, é bastante proveitoso que os players do setor invistam em estratégias de mídias sociais inteligentes e focadas, as quais elevam a percepção da marca e ainda promovem uma cultura de confiança e transparência com seus clientes, criando, dessa maneira, oportunidades de negócios em novos terrenos e expandindo os seguros para novos estratos da sociedade.

Postado em
5/4/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO