Bahrein testemunhou recentemente um emocionante hackathon sem código que colocou quatro equipes umas contra as outras em uma tentativa de desenvolver soluções inovadoras para os desafios mais urgentes do setor de seguros.
As equipes – Fikra, Tech Flow, Insure Your Future e The Disrupter – disputaram prêmios em dinheiro e a oportunidade de apresentar propostas diretamente ao Solidarity Bahrain na esperança de transformar seus conceitos em aplicações do mundo real. A Tech Flow finalmente ficou em primeiro lugar com sua solução criativa.
A estratégia da equipe vencedora foi identificar tarefas repetitivas prontas para automação, criar protótipos de soluções rapidamente e entregar resultados tangíveis. Sua solução vencedora utiliza tecnologia avançada e análise visual, customizada para atender às necessidades de empresas que buscam melhorar seus processos operacionais no setor de seguros. A solução visa resolver os desafios existentes que afetaram a experiência do cliente e o desempenho dos negócios. Tem o potencial de inaugurar uma nova era de eficiência e precisão no setor de seguros.
Este evento foi orquestrado pela HP Spring Studios, um estúdio de risco pioneiro baseado no MENA, em colaboração com a Solidarity Bahrain, uma das principais companhias de seguros no Bahrein, e em parceria estratégica com o Labour Fund (Tamkeen). A Assembleia Geral, uma provedora pioneira de educação tecnológica no Bahrein, também desempenhou um papel significativo no apoio à execução do evento. Mais notavelmente, muitos dos participantes, incluindo membros das duas principais equipes, se formaram nos cursos técnicos da Assembleia Geral. Esses cursos são elaborados para serem concisos e diretamente relevantes às demandas da força de trabalho digital.
Durante um período pré-hackathon de cinco dias, as equipes receberam mentoria e orientação, promovendo uma mentalidade de startup focada em ideação e prototipagem rápidas. Especialistas e consultores internos cobriram tópicos como design UX, trabalho em equipe e treinamento sem código. Os workshops abordaram aspectos empresariais como a sensibilização para a PI e a modelação empresarial, juntamente com os desafios do sector dos seguros.
Ali Hasan, Diretor Executivo de Programas e Desenvolvimento de Parcerias do Fundo de Trabalho (Tamkeen) elogiou o evento, dizendo: “Estamos orgulhosos dos indivíduos talentosos que estão prontos para enfrentar desafios emergentes no espaço digital e reforçar o posicionamento do Bahrein como um líder em inovação digital. O apoio à tecnologia e à inovação está alinhado com as prioridades da Tamkeen, à medida que trabalhamos continuamente para fornecer programas e iniciativas destinadas a capacitar os talentos locais para melhorarem as suas competências nestas áreas e apoiar as empresas que procuram adotar soluções orientadas para a tecnologia”
Ahlam Oun, Chefe de Operações do Bahrein na Assembleia Geral, ecoou o sentimento do Sr. Ali, dizendo: “Como um dos mentores do evento, testemunhei em primeira mão o entusiasmo e a dedicação que as equipes demonstraram. Ao cobrir uma ampla gama de campos, tanto da perspectiva de conceituação quanto de negócios, as equipes apresentaram ideias que ressoaram, embora ainda fossem viáveis. Também vemos onde o benefício de nossos cursos mudou seu pensamento para o fornecimento de soluções do mundo real para este espaço.”
O hackathon provou ser uma forma relevante e inovadora de gerar soluções. Estes eventos mostram o espírito empreendedor do Bahrein e a sua liderança no espaço digital.