E

m novembro de 2023, a Sancor Seguros deu um importante passo rumo à modernização com a digitalização completa do processo de contratação do seguro Carta Verde. Essa mudança, que visa simplificar a compra e torná-la mais acessível, reflete o compromisso da Sancor em adaptar-se às demandas do mercado e melhorar a experiência de seus clientes. Em entrevista à Insurtalks, Michele Dias Maia, gerente de soluções digitais da Sancor, falou sobre os principais desafios enfrentados durante essa transição tecnológica e detalhou como os valores centrais da companhia influenciaram essa decisão. A executiva também discutiu o impacto da digitalização na experiência do cliente, a expansão do portfólio com a inclusão de motos e as expectativas da empresa para o futuro das soluções digitais no setor. Segue os insights do bate-papo abaixo:

Insurtalks: Com uma forte presença internacional, quais são os principais desafios que a Sancor Seguros enfrenta ao se expandir para outros mercados, como o Brasil, e como esses desafios têm transformado suas estratégias de inovação?

Michele Maia: Desafios regulatórios e também culturais, os quais a Sancor se adaptou facilmente, mas que precisa sempre estar atenta às novas regulamentações, que sempre variam de acordo com cada país, e às expectativas culturais dos consumidores, que no Brasil, culturalmente falando, é como se cada estado fosse um país, por tamanha diferença cultural em todo território nacional. Cada ramo exige conformidade com legislações específicas e a personalização dos produtos de acordo com as preferências locais.

Para se manter competitiva em mercados digitalmente avançados como o Brasil, a Sancor vem investindo em modelos de negócios digitais e inovadores, incluindo automação de processos, para fornecer aos clientes, corretores e parceiros de negócios o que há de melhor e diferenciado no mercado, para que tenham o mínimo de esforço e mais rentabilidade em suas vendas. A Sancor ajusta suas estratégias, focando não apenas em nichos específicos, onde todos atuam e querem atuar, mas pensando e criando para “todos” e com olhar para nichos que talvez muitos não estejam olhando, adotando uma abordagem mais digital para garantir que sua expansão internacional seja sustentável. Esses desafios impulsionam a empresa a inovar e adaptar-se constantemente para manter o sucesso em novos mercados.

Insurtalks: Alguns dos valores declarados de vocês são o compromisso, a atitude de serviço, a alta qualidade, a vocação comercial e a responsabilidade social. De que maneira esses valores têm influenciado as inovações recentes da companhia?

Michele Maia: Nossa missão: Assegurarmos tranquilidade e proteção financeira para o progresso da sociedade. Nossa visão: Estar entre os 25 maiores grupos seguradores do Brasil, entregando soluções digitais, qualidade e valor aos nossos clientes, parceiros e acionistas. Dessa forma, “a missão e visão” da companhia têm influenciado diretamente as inovações recentes ao promover a digitalização e o foco na qualidade e valor para clientes, parceiros e acionistas. O compromisso com "soluções digitais" reflete o investimento em tecnologia para facilitar a interação com clientes e melhorar a experiência de uso. Minha área, a “Gerência de Soluções Digitais” é recente na Cia, criada em agosto de 2024, que demonstra o foco e obstinação da Cia em soluções digitais.  Criamos uma plataforma de “venda direta ao cliente”, em que corretores e parceiros têm um novo modelo de vendas, onde é possível enviar link direto ao consumidor para que ele contrate direto do celular ou qualquer outro dispositivo, onde é possível disponibilizar QRcode e também iframe para sites de corretores venderem  produtos de forma rápida e sem esforço e com a melhor experiência do usuário. 

E com o objetivo constante de buscar "qualidade" e incentivando o desenvolvimento de produtos mais personalizados e competitivos, baseados nas necessidades dos clientes, enquanto "valor" se traduz em oferecer soluções acessíveis, que equilibram custo-benefício e ampliam a inclusão de diferentes perfis de segurados no Brasil. Esse conjunto impulsiona a Sancor a adotar uma abordagem de inovação contínua e a buscar uma presença mais forte no mercado brasileiro por meio de estratégias centradas no cliente, no corretor, parceiros de negócio e no uso de tecnologia.

Insurtalks: A digitalização do processo de contratação do seguro Carta Verde foi um passo importante para a Sancor Seguros. Quais foram os indicadores ou tendências de mercado que impulsionaram a decisão da Sancor Seguros de digitalizar o processo de compra do seguro Carta Verde? 

Michele Maia: A Sancor já trabalha com o Carta Verde, porém como cobertura dentro das apólices. Nós também já somos a maior seguradora da américa latina que oferece proteção para terceiros envolvendo sinistros com carta verde e que atende em modelo de parceria as maiores seguradoras do Brasil. No país, apenas duas seguradoras tinham o produto Carta Verde. Logo, cientes desses dados, cientes que apenas 30% da frota de veículos têm seguro, cientes que mais de 40 mil veículos trafegam diariamente entre as fronteiras e países do Mercosul, realizamos uma pesquisa robusta com pessoas que cruzam fronteira, e que não tem seguro auto, com corretores, vimos as deficiências existentes e consolidando todos os dados criamos o melhor e 100% digital produto Carta Verde do mercado. E estamos ensinando corretores a serem mais digitais a cada dia e percebendo que trabalhar com uma seguradora onde ele pode ter menos esforços e ter mais rentabilidade é a melhor opção.

Insurtalks: Quais foram os principais desafios enfrentados durante a implementação desse modelo tecnológico de contratação do seguro Carta Verde?

Michele Maia: Transformar corretores tradicionais em digitais. Quando a resistência é quebrada e nossos parceiros corretores, veem o quanto é legal, fácil, com menos esforço e mais rentabilidade realizar vendas com modelo digital, eles se encantam, é o que aconteceu conosco na Sancor, com o Produto Carta Verde lançado no ano passado 09/2023.

Insurtalks: Com o crescimento do turismo brasileiro para países vizinhos, como vocês avaliam o impacto da digitalização do Carta Verde na experiência do cliente e na fidelização de segurados?

Michele Maia: Hoje, mais de 40 mil veículos cruzam a fronteira diariamente. Muitos desconhecem a obrigatoriedade de cruzar a fronteira e ter o seguro para veículos registrados no Brasil, e muitas vezes levam o “susto” em ter que contratar na hora, sabendo das sanções que podem ocorrer caso cruze a fronteira sem o seguro.

Nosso produto é o único no mercado, que nessa situação emergencial, o cliente consegue contratar o seguro na hora. Preenche os dados, paga, tudo isso pelo celular mesmo, e recebe o certificado de seguro em segundos no celular e no email. Dessa forma, pode cruzar a fronteira com tranquilidade e segurança. Corretores e clientes querem rapidez e facilidade e é exatamente isso que oferecemos.

Insurtalks: A inclusão de motos no portfólio do Carta Verde reflete uma demanda crescente no mercado. Quais são os próximos passos para expandir ainda mais o alcance desse produto no Mercosul?

Michele Maia: Neste momento trabalhamos com veículos de passeio em nome de pessoa física, e recentemente liberamos a venda para motos. Neste momento não temos interesse em liberar mais tipos de veículos. Dados: Mais de 40 mil veículos cruzam as fronteiras, sendo 40% motos; 35% veículos passeio; 25% Vans, onibus, táxi, etc);

Insurtalks: A contratação do Carta Verde agora pode ser feita de maneira rápida e prática via dispositivos móveis. Quais outras soluções digitais a Sancor Seguros planeja desenvolver para aprimorar ainda mais a experiência do cliente?

Michele Maia: Principal estratégia digitais é lançar produtos b2b2c, onde nossos corretores e parceiros se logan por meio do nosso portal, e ao venderem produtos, com venda direta ao cliente (b2c), tenham seu código de produção já vinculado ao link, Qrcode ou iframe disponibilizados. Acreditamos ser esse modelo, um modelo ágil e simples para todos, inclusive para o cliente que recebe a apólice diretamente por whats e email.

Insurtalks: Quais são as expectativas da Sancor Seguros para o INSUMMIT 24 e como esse evento pode ajudar a empresa a fortalecer sua estratégia de transformação digital e relacionamento com os corretores?

Michele Maia: É um imenso prazer ter a Sancor nesse evento e mostrar a todos “para que viemos” e o que “estamos fazendo”, e nossa crescente no mercado de seguros de dois anos para cá. Com certeza, terá grande importância para nós, pois os corretores de nossa base e aqueles que ainda não trabalham conosco, terão interesse em nos conhecer e trabalhar conosco, sentir e ver nossa excelência no atendimento dia a dia. Entendo que também seremos case para congêneres que estão há anos no mercado, e talvez não tenham inovado tanto, como nós já estamos inovando.

Postado em
29/10/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO