recente lançamento do ChatGPT destacou a recém-descoberta escala, velocidade e acessibilidade em massa da inteligência artificial, bem como seu potencial de longo prazo para concluir tarefas complexas atualmente executadas por humanos. De repente, a IA está nas manchetes em todos os lugares, chamando a atenção de comentaristas, executivos de negócios e até mesmo formuladores de políticas.
Para o setor de seguros, as tecnologias de IA e aprendizado de máquina (ML) não são novas. Em todo o setor, as organizações começaram a lançar programas de IA e aprendizado de máquina nos últimos anos e estão usando as tecnologias para aumentar a eficiência nas partes principais de seus negócios, incluindo subscrição, gerenciamento de riscos e sinistros. Mais recentemente, esses esforços se intensificaram, impulsionados em grande parte por preocupações com uma economia incerta e empresas que buscam “dimensionar corretamente” sua força de trabalho.
De acordo com uma pesquisa com líderes de TI que realizamos em 2023, o setor de seguros vem acelerando o uso de IA nos últimos cinco anos. Mas, recentemente, a taxa de adoção teve um aumento notável, com um aumento de 30% em novos projetos de AI/ML de 2021 a 2022. 62% das seguradoras dizem que a implementação de AI/ML resultou em uma redução geral de seu quadro geral de funcionários, enquanto outras empresas se concentraram na reciclagem de funcionários cujos empregos foram afetados pela IA. O mais notável é que 81% das seguradoras citaram a IA como sua principal prioridade estratégica de TI, superando o uso de segurança cibernética em 63% e nuvem em 58%.
Mais da metade das seguradoras dizem que estão usando AI/ML para gerenciamento do ciclo de vida do produto, bem como para impulsionar a inovação e a análise de dados. Pesquisa inteligente, processamento de documentos e envolvimento do cliente são outras áreas em rápido crescimento. Uma maioria considerável (65%) disse que está aproveitando IA e ML para melhorar a velocidade e a eficiência, enquanto metade diz que os ajuda a prever o desempenho dos negócios e 46% estão recorrendo a essas tecnologias para gerenciar melhor os riscos.
Desafios e Empurrões
A adoção da IA em todo o setor teve seus desafios. Em primeiro lugar, as seguradoras continuam enfrentando resistência interna para implementar projetos. Mais da metade (56%) dos tomadores de decisões de TI de seguros disseram ter encontrado resistência ou escrutínio em relação ao uso de IA/ML em sua organização. Isso pode ser o resultado de diferentes perspectivas entre os líderes de negócios e os departamentos de TI.
Construir confiança nos resultados de projetos de IA/ML é outro problema comum. Quando questionados se acham que os dados gerados pela IA são confiáveis, mais entrevistados (42%) disseram que apenas “confiam um pouco” nos dados do que aqueles (38%) que “confiam totalmente”. Além disso, menos da metade diz que existe governança suficiente para proteger contra qualquer uso indevido das tecnologias.
Por fim, mais de dois terços dos entrevistados (67%) identificaram a escassez de talentos qualificados como o maior desafio para uma maior adoção de AI/ML. Outros obstáculos incluem a falta de novos casos de uso, falha de algoritmo/modelo e falta de infraestrutura necessária para suportar IA/ML. Apesar desses obstáculos, 90% das seguradoras dizem que aumentaram suas forças de trabalho de IA e aprendizado de máquina nos últimos 12 meses.
espaço para crescer
Embora mais da metade das seguradoras diga que já percebeu benefícios substanciais de AI/ML, a pesquisa também deixa claro que há espaço substancial para crescer. A lista de benefícios até o momento é impressionante:
- 81% citam a redução de riscos e uma maior compreensão dos clientes
- 79% viram aumento nas vendas
- 77% usaram IA para criar um marketing mais personalizado
- 75% dizem que a IA aumentou a produtividade
- 73% viram novos fluxos de receita e reduções de custos operacionais
- 69% citam maior satisfação do cliente
- 67% se beneficiaram de um tempo mais rápido para a lucratividade e reduziram o custo de desenvolvimento de produtos
- 65% dizem que a IA os tornou mais inovadores
Esses números são notáveis, dada a relativa infância das tecnologias, e indicam que o setor de seguros apenas começou a arranhar a superfície do que a IA pode fazer. À medida que as empresas avaliam seus projetos existentes e se sentem mais confortáveis usando inteligência artificial em mais partes da organização, a IA se tornará um diferenciador estratégico cada vez mais crítico e um trampolim para o sucesso dos negócios.