o dia 9 de setembro é comemorado o Dia da Velocidade. E, embora muitos motoristas sejam admiradores de carros potentes, a data serve também como um lembrete de que uma postura responsável no trânsito é essencial para a segurança de todos. Ultrapassar os limites de velocidade nas vias pode ocasionar graves acidentes – comportamento que a maioria dos brasileiros admite praticar. Segundo pesquisa realizada em abril deste ano pela Justos, empresa de seguro auto que recompensa motoristas conscientes, 59% dos motoristas confessam que ultrapassam os limites de velocidade com frequência, enquanto 19% fazem isso ocasionalmente.
Para mudar esse cenário e incentivar um trânsito mais seguro, a Justos recompensa os motoristas que dirigem de maneira responsável, ou seja: respeitando as leis de trânsito. A empresa utiliza uma tecnologia proprietária de telemetria que avalia o desempenho dos motoristas e concede pontos àqueles que demonstram boa conduta na direção. Essas recompensas podem ser trocadas por vouchers de comida e restaurante, voucher de Uber, pontos Livelo e KM de Vantagens.
Esse incentivo tem gerado resultados positivos entre os clientes da startup: 24% dos motoristas apresentaram melhora significativa em relação ao respeito aos limites de velocidade ao serem motivados a desacelerar e seguir as orientações nas vias.
Apesar do avanço, 18% da base ainda excede os limites de velocidade com alguma frequência. Por isso, a Justos segue investindo em ações que conscientizem os motoristas a se manterem atentos e priorizarem a segurança na direção.
Neste dia da Velocidade, por exemplo, a empresa convidou clientes que precisam desacelerar para uma atividade diferente: participar de uma aula de ioga. A prática que ajuda a exercitar o corpo enquanto acalma a mente, ajuda a refletir que mesmo em uma rotina agitada é necessário ter momentos de desaceleração na vida - principalmente no trânsito.
“No Dia da Velocidade, queremos lembrar que a verdadeira potência está em dirigir com consciência e responsabilidade. A tecnologia que desenvolvemos na Justos não apenas incentiva comportamentos seguros, mas também cria um impacto real na vida das pessoas. Quando recompensamos motoristas por respeitarem os limites de velocidade, estamos promovendo um trânsito mais seguro para todos”, conclui Dhaval Chadha, CEO e fundador da Justos.