Diretora Executiva de Governança da Tokio Marine, Rosete Boukai, compartilhou suas ideias sobre como a empresa tem integrado tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, no combate à fraudes no setor de seguros. Durante a entrevista, ela explicou como a transparência e o monitoramento especializado ajudam a prevenir irregularidades e garantem processos mais eficientes. Rosete também destacou como as estratégias antifraude têm impactado positivamente os preços das apólices, promovendo maior acessibilidade aos clientes. Ela analisou, ainda, o papel da IA no futuro do mercado de seguros, conectando essa perspectiva aos compromissos da Tokio Marine com a sustentabilidade e a inclusão, alinhados às diretrizes ESG. Acompanhe os pontos principais dessa conversa:
Insurtalks: Quais tecnologias a Tokio implementa para combater fraudes no seguro?
Rosete Boukai: Comprometidos com a excelência em produtos e serviços, a Tokio Marine adota as melhores tecnologias e soluções para os seus negócios. Para combater as fraudes no seguro e realizar investigações mais rápidas e sem atritos utilizamos, por exemplo, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para desenvolvimento de regras e modelos estatísticos. Também monitoramos vias públicas e validamos serviços de assistência 24hs através de parceria com empresas renomadas e especialistas no tema.
Insurtalks: Como a política de transparência da Tokio ajuda na redução de fraudes?
Rosete Boukai: Baseados em transparência - um de nossos valores corporativos - , imparcialidade e clareza em nossas tratativas, adotamos mecanismos de controles e um ambiente de monitoramento eficientes, contribuindo para identificar anomalias e desestimular comportamentos inadequados.
Insurtalks: Há algum impacto das medidas antifraude da Tokio Marine nos preços dos seguros?
Rosete Boukai: Certamente. Como o seguro é pautado pelo princípio do mutualismo ao adotar estratégias de prevenção e combate às fraudes é possível oferecer um preço mais justo aos clientes.
Insurtalks: Em relação à IA, você considera que é uma das abordagens mais eficazes para combater as fraudes em seguros? Tem alguma ferramenta específica que você considera como a mais assertiva quando o assunto é combater fraudes no setor?
Rosete Boukai: O uso da Inteligência Artificial tem sido muito comentado, atualmente, em vários setores. E ela é de fato eficaz para combater fraudes em seguros, considerando a extensão de sua aplicabilidade e a capacidade de auto aprender. Mas vale comentar que independentemente da tecnologia, ferramenta e/ou práticas adotadas, é fundamental que a base de dados a ser utilizada seja confiável e consistente, o que colabora para resultados aceitáveis. A escolha da ferramenta de cada Companhia deve levar em conta sua disponibilidade de dados e propósitos.
Insurtalks: Você enxerga um futuro mais promissor para o mercado de seguros em relação à diminuição de fraudes por conta da eficácia da IA atuando mais fortemente nesse segmento?
Rosete Boukai: O combate e a redução das fraudes trazem inúmeros benefícios ao mercado de seguros e à sociedade. Quando isso é potencializado pelo uso das melhores práticas e tecnologia, é ainda mais relevante. Um dos principais benefícios é a garantia do acesso ao seguro a todos os níveis da sociedade, através da oferta de preços justos. Isso está em linha com o Tokio ESG, no qual selamos o compromisso de promover ações para ajudar a cuidar do que está à nossa volta e de todos ao nosso redor.