s seguros estão indo além do domínio dos proprietários de residências e automóveis. O seguro integrado – também conhecido como Embedded Insurance – está aumentando à medida que os varejistas on-line oferecem isso para a maioria de seus produtos. Se você comprou um produto eletrônico pela Amazon, provavelmente lhe perguntaram se deseja protegê-lo pelos próximos três anos.
Este movimento de integração de seguros em transações mais complexas e de alto valor oferece aos clientes uma experiência sem atritos na sua jornada de compra.
Por exemplo, as seguradoras podem oferecer cotações rápidas de seguro residencial com a opção de iniciar o processo de cotação completa para vinculação durante um pedido de hipoteca on-line.
O desafio é criar um processo de seguro integrado e simplificado com o parceiro, a tecnologia e o uso de dados certos.
Ekine Akuiyibo é Diretor de Negócios da Socotra, onde supervisiona a engenharia de campo, entrega de produtos, parcerias, treinamento e suporte. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou na Oracle, Sun Microsystems e BAE Systems. Ele possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stanford.
Comentando sobre o setor, ele afirma: "A introdução de produtos de seguros integrados pode melhorar significativamente a experiência do cliente — se executada corretamente. O mercado de seguros integrados está experimentando um crescimento substancial e deverá crescer significativamente."
Aqui estão os cinco fatores principais a serem considerados, de acordo com Ekine:
- Os clientes não esperam necessariamente que lhes seja oferecido um produto de seguro incorporado, por isso é fundamental que a sua experiência seja perfeita. O produto deve ser apresentado e cotado onde o cliente já estava fazendo sua compra inicial, e ele deve poder finalizar a compra no mesmo sistema em que iniciou sua jornada de compra. É fundamental que eles possam adicioná-lo à compra original com apenas alguns cliques e não sintam que sua experiência de compra foi interrompida. Essa conexão perfeita é praticamente impossível sem APIs, portanto, seus sistemas principais precisam ter sistemas robustos com os quais seu parceiro possa trabalhar facilmente para construir esse relacionamento.
- Acompanhar os clientes após a compra pode ser uma ótima oportunidade para construir confiança e possivelmente envolvê-los para fazer mais com você no futuro - mas lembre-se, eles compraram um seguro incorporado por meio do seu relacionamento com outro fornecedor, portanto, se você entrar em contato com eles posteriormente , os pontos de contato iniciais devem vir (ou parecer vir) do parceiro varejista de quem eles compraram. Você não quer que eles sintam que você está fazendo uma divulgação fria; eles podem nem se lembrar de quem fizeram a compra do seguro incorporado, mas se lembrarão de sua compra inicial no varejo ou terão um registro recente dela por meio de seu parceiro de varejo.
- Os consumidores estão cada vez mais propensos a ver a proteção de compra como uma espécie de garantia, o que não é - por isso é importante escolher parceiros cujos produtos ou serviços não tenham um alto potencial para sofrer um grande volume de reclamações, ou pelo menos para garantir que o processo de classificação inclua uma avaliação completa do comportamento do consumidor com produtos ou serviços semelhantes. O seguro de viagem, por exemplo, é um mercado de risco relativamente baixo, e o viajante médio hoje tem experiências tranquilas e indolores com seus fornecedores. No entanto, oferecer proteção de compra para comerciantes mais novos que oferecem um grande volume de produtos de baixo preço pode expô-lo a um grande volume de reclamações, e esses tipos de produtos normalmente não podem ser reparados e devem ser substituídos a custo total. Certifique-se de avaliar seus parceiros levando em consideração o quão bem eles garantem seus produtos e/ou serviços com suas próprias garantias, atendimento ao cliente ou outros meios de consertar as coisas em caso de perda.
- Comerciantes menores, muitas vezes locais, que oferecem produtos feitos à mão ou sob medida podem obter muito valor potencial com a parceria com uma seguradora; afinal, seus produtos podem ser verdadeiramente insubstituíveis. Não são apenas os gigantes varejistas do mundo que podem ou devem oferecer seguros integrados junto com uma operadora parceira, e o mercado pode ser muito maior do que você imaginou.
- Para que os consumidores sintam que o seguro incorporado acrescenta valor às suas viagens de compra, não pode atrasar o processo de compra daquilo que eles pretendem obter em primeiro lugar. Seu sistema deve ser capaz de responder imediatamente e fornecer o produto de seguro que você está oferecendo em tempo real - caso contrário, você e seu parceiro varejista correm o risco de alienar potenciais compradores. Essa política deve ser oferecida e vinculada sem qualquer atraso perceptível, portanto, seu sistema e suas APIs devem ser baseados na nuvem, inabalavelmente confiáveis e tão rápidos que não haja como um ser humano sentir que os processos em segundo plano envolvidos estão prejudicando sua experiência. de qualquer forma.