Justos, empresa de seguro auto, nasceu com o propósito de melhorar o trânsito brasileiro e tem conseguido fazer isso com apoio da tecnologia. Desde janeiro, os melhores motoristas da insurtech tiveram uma média de melhora de 28% na avaliação da direção feita pela empresa.
A Justos usa tecnologia exclusiva de telemetria ativada nos sensores presentes no telefone celular para avaliar como o motorista está dirigindo. Os parâmetros de comportamento avaliados são aceleração, velocidade, curvas, frenagem e direção focada — quando o motorista não usa o celular enquanto dirige.
Raisa Correia, de 27 anos, é cliente da Justos desde janeiro e conta que percebeu em pouco tempo como poderia melhorar na direção. “Eu tinha o hábito de ultrapassar os limites de velocidade quando não havia radares nas proximidades, porém, desde que comecei a usar a Justos, passei a ficar mais vigilante. A partir das dicas do app eu comecei a me policiar e hoje sei que sou uma motorista melhor, prezando não só pela minha segurança, mas para de todos em minha volta”, afirma. Moradora de Guarulhos, ela destaca que saber que será pontuada por seus bons comportamentos a incentiva buscar sempre uma melhor pontuação.
Para se tornar cliente, a pessoa interessada precisa passar por um teste de direção em que dirige pelo menos 80 km enquanto está conectado ao aplicativo da Justos. A partir dessa avaliação, a equipe faz a análise perfil do motorista e, assim, oferece uma mensalidade mais justa, baseada no desempenho de cada indivíduo ao volante.
Essa avaliação gera uma nota para os clientes, atualizada constantemente a partir do comportamento na direção. Quando há pontos a serem melhorados, como fazer curvas com mais cautela, o aplicativo notifica o cliente sobre a necessidade de reduzir a velocidade para ganhar maior controle e suavidade na entrada e saída das curvas.
Para além do desconto na mensalidade, ao dirigir de forma segura os motoristas recebem pontos que podem ser trocados por vouchers de Ifood e Uber, além de pontos Livelo e Abastece-aí.
Para celebrar esses bons comportamentos, e mostrar como seus clientes estão de fato tornando o trânsito do Brasil melhor, a Justos selecionou os três segurados com a melhor pontuação no app para receber um prêmio: um kit exclusivo, digno de pilotos de verdade, contendo um macacão personalizado com as atitudes que os tornaram os melhores motoristas do Brasil. Além do kit, os três motoristas também receberam um bônus de 120 mil pontos no programa de recompensa da Justos.
Maioria acredita dirigir bem, mas pratica atitudes perigosas
Para avaliar como a média geral de motoristas brasileiros se comporta no trânsito, a Justos realizou em abril de 2024 uma pesquisa com mil homens e mulheres acima de 18 anos, de todo o Brasil, e de todas as classes sociais, que dirigem carros. O estudo mostrou que apesar de uma maioria esmagadora (98%) se autodeclarar bons motoristas, essa autopercepção nem sempre corresponde à realidade. Muitos condutores assumem praticar comportamentos considerados de risco ao volante, como seguir de perto outros veículos (71%) e não dar prioridade a pedestres e ciclistas (27%).
A pesquisa também apontou que as leis de trânsito são frequentemente desrespeitadas: 72% dos motoristas passam pelo sinal amarelo com alguma frequência, 59% excedem os limites de velocidade e 38% usam o celular ao volante ocasionalmente. Além disso, 23% reconhecem esquecer de sinalizar em rotatórias com alguma frequência.
"É crucial mudar essa mentalidade de trânsito punitivo. Queremos incentivar comportamentos positivos e, por isso, desenvolvemos uma solução que reconhece os bons hábitos dos motoristas", explica o CEO e fundador da Justos, Dhaval Chadha. "Com isso, visamos demonstrar que é possível obter benefícios individuais ao mesmo tempo em que se promove uma conduta que resultará em um trânsito mais seguro para todos."