A

companhia tem parcerias digitais com marcas líderes em todo o mundo. A principal ferramenta dessa estratégia é o Chubb Studio, plataforma lançada em setembro de 2020 que simplifica e agiliza a distribuição de seguros para clientes.  

A tecnologia sempre foi uma aliada importante para o aumento de produtividade em todos os mercados e no setor de seguros isso não é diferente. A afirmação é do COO (Chief Operating Officer) da Chubb Seguros, Denis Portilho, segundo o qual, o que se vê hoje é a “aceleração desse processo em todas as dimensões do trabalho”.  

A Chubb, por exemplo, investiu “pesadamente”, em 2019, na compra de equipamentos e de ferramentas que permitissem aos colaboradores realizarem suas atividades a partir de qualquer lugar.

Esse investimento se mostrou providencial já em 2020, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 e a Chubb colocou todos os colaboradores em home office. “Graças à tecnologia, essa medida não gerou qualquer ruído na nossa relação com parceiros e clientes e a produtividade das equipes manteve sua evolução”, frisa Portilho.  

O potencial de transformação gerado pelas novas tecnologias não tem limites. Seja nos grandes riscos ou nos produtos voltados a pequenas e médias empresas, investimentos em tecnologia trazem aprimoramentos importantes no processo de subscrição. “As empresas técnicas como a Chubb, pautadas na competência de seus profissionais para avaliar riscos e estabelecer prêmios adequados, podem aprimorar ainda mais esse diferencial competitivo a partir da adoção de ferramentas tecnológicas”, observa o executivo, acentuando ainda que, na ponta, isso significa produtos ainda mais alinhados às necessidades de cada cliente com prêmios mais ajustados à real dimensão dos riscos cobertos.  

A adoção de novas ferramentas tecnológicas pelas pessoas tornou o cliente mais exigente em termos de velocidade de atendimento e adequação dos produtos e serviços às suas necessidades.  

Assim, a facilidade de contratação, refletida em linguagem menos técnica e acesso a produtos personalizados por meio de canais digitais, é uma exigência básica quando se fala de seguros para pessoas físicas.  

Já no caso das pessoas jurídicas, a adoção de tecnologia em seus processos expõe as empresas a novos tipos de risco ao mesmo tempo em que as permite descobrir um novo mundo de oportunidades. “A comunicação digital, por exemplo, pode garantir experiências personalizadas ao cliente e ampliar o volume de negócios da empresa. O uso crescente de ferramentas para coletar informações cada vez mais precisas é chave nesse processo. Mas, é preciso muito cuidado para lidar adequadamente com o uso desses dados, de forma a observar as determinações do novo arcabouço legal, especialmente a LGPD”, pontua Portilho.  

O setor como um todo está atento a essas modificações nos riscos aos quais as empresas estão expostas para oferecer produtos capazes de mitigá-los.  

Nesse contexto, as transformações geradas pelas tecnologias digitais vão além do aperfeiçoamento de processos e da modificação da forma de contratação. “Vivemos uma revolução em que setores inteiros estão sendo remodelados a partir do surgimento de novas demandas e de novas formas de resolver problemas antigos”, destaca.  

Por essa razão, as organizações estão se reinventando. A Chubb já se situa entre as seguradoras que mais investem em tecnologia no mundo, com um processo de transformação digital iniciado há cinco anos e grandes investimentos nesse processo.  

A companhia alocou US$ 1 bilhão por ano apenas em tecnologia. A área de digital é a equipe que mais cresce, trabalhando para trazer novas soluções e produtos. “Isso tem impacto sobre a forma como fazemos negócio e se reflete na atuação da companhia em diversos países”, garante Portilho.  

A evolução mais visível dessa transformação digital está nos produtos de massificados.  

A companhia tem parcerias digitais com marcas líderes em todo o mundo. A principal ferramenta dessa estratégia é o Chubb Studio, plataforma lançada em setembro de 2020 que simplifica e agiliza a distribuição de seguros para clientes.  

O Chubb Studio é capaz de fornecer recursos digitais para os parceiros por meio de uma plataforma segura e escalável, com APIs para simplificar o seguro digital, que inclui todo processo de gestão do seguro: subscrição, venda, atendimento e prestação de serviços. “Isto torna fácil para o parceiro oferecer, de forma totalmente integrada ao seu próprio ecossistema digital, opções de seguro personalizadas a seus clientes. Firmamos alianças com empresas que estão transformando seus mercados com o uso da tecnologia. Exemplos disso são o Nubank, no Brasil, e o Rappi, no México”, conclui.

Esta matéria foi publicada na Revista Insurtalks.

Postado em
26/7/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO