O

Country Manager da Klimber no Brasil, Cristiano Saab, concedeu uma entrevista exclusiva à Insurtalks e falou sobre parcerias, metas para o futuro, receptividade do mercado ao primeiro seguro de vida digital, democratização dos produtos de seguro e vários outros assuntos. Confiram abaixo a entrevista na íntegra:

Primeiro seguro de vida digital da América Latina

Insurtalks: Pode nos contar um pouco da história de como surgiu a Klimber? 

Cristiano Saab: “A Klimber foi fundada em 2017, na Argentina, com o propósito de tornar o seguro pessoal fácil de entender, comprar e usar. 

Em 2018, foi pioneira ao criar o primeiro seguro de vida digital da América Latina. Com uma infraestrutura totalmente automatizada, a insurtech oferece produtos de seguros, de vida, acidentes pessoais e assistências inovadores.

Utilizando insights orientados por dados, design e tecnologia proprietária, pode

oferecer preços competitivos, conveniência e controle sobre a experiência de seguro

que os consumidores digitais esperam.

A operação conta com investidores e parceiros estratégicos: Swiss Re e Prudential

Seguros, ambas fornecendo seus vastos recursos, experiência global em subscrição e capacidade de resseguro e seguro, respectivamente”.

Parcerias e ampliação do leque de soluções

Insurtalks: Apesar de vocês terem chegado ao Brasil este ano, já chegaram com o apoio de gigantes da indústria, como a seguradora Prudential e a resseguradora Swiss Re. A que vocês atribuem essa confiança que a Klimber transmite ao mercado?

Cristiano Saab: “Acredito que ambos os investimentos na Klimber apoiam os compromissos da Prudential Financial e Swiss Re de possibilitar o acesso aos seguros na América Latina, especialmente destinados às pessoas na base da pirâmide, criando um ecossistema digital líder com uma insurtech significativa na região.

Para a Klimber, contar com essas parcerias permite dar um passo adiante e capitalizar todas as ferramentas à disposição para ampliar o leque de soluções e canais de negócios que agregam valor a toda a jornada do seguro”.

A receptividade do mercado aos produtos digitais

Insurtalks: Vocês foram pioneiros ao criarem o primeiro seguro de vida digital da América Latina, em 2018. Na época, a digitalização no ramo de seguros ainda era pouco falada, se comparada aos últimos dois anos. Vocês sentiram alguma resistência do mercado para conseguirem inserir o produto?

Cristiano Saab: “Pelo contrário. Um dos nossos diferenciais é ter pessoas que conhecem profundamente a indústria de seguros, mas com a cabeça e agilidade de uma empresa de tecnologia. Acredito que essa combinação foi muito bem-vinda pelo mercado. 

Não sentimos resistência, mas sem dúvida percebemos uma aceleração das iniciativas de transformação digital a partir de 2020, por conta da pandemia. 

Nesse contexto, vivemos um momento emocionante para o setor à medida que mais players investem para transformar seus modelos de negócios. E inovação é a palavra-chave para impulsionar esse crescimento”.

Meta para o futuro próximo

Insurtalks: A previsão da Klimber, segundo notícias veiculadas, é de alcançar mais de um milhão e 200 mil clientes em um ano após a chegada ao mercado brasileiro. Vocês acham que, já passados alguns meses, essa meta foi modificada? 

Cristiano Saab: “Nosso objetivo era colocar seguros em todos os 26 estados do Brasil, e nós já o atingimos. Nossa próxima meta é encerrar o primeiro ano de operação no Brasil com mais de 1 milhão de apólices em todo o país”.

Democratização do acesso ao seguro 

Insurtalks: Vocês têm uma preocupação em oferecer produtos e serviços inovadores que já é inerente ao DNA da companhia, tanto que, recentemente, vocês fizeram uma parceria com a Fintech Mercado Pago, que é o banco digital do Mercado Livre, para oferecer seguros de vida e acidentes pessoais a partir de R$12,00 reais. Pode discorrer um pouco sobre os objetivos de oferecer seguros a preços populares e sobre a importância das parcerias firmadas para que essa ideia se concretizasse?

Cristiano Saab: “Esta parceria é o primeiro passo para expandir ainda mais nossa presença no Brasil. Sem dúvida acelera nosso crescimento, mas este lançamento é apenas o começo de algo maior. Na Klimber temos a ambição democratizar de possibilitar o acesso a proteção para todos na América Latina e ser a insurtech com mais apólices colocadas na região.  

A América Latina apresenta uma enorme possibilidade de desenvolvimento para o setor, pois ainda existe um mercado não segurado equivalente a 260 bilhões de dólares, o que é muito desafiador se levarmos em conta que o mercado segurado atualmente é de apenas USD 150 bilhões”. 

Uso de APIs e parcerias estratégicas para desenvolver produtos personalizados e expandir acesso ao seguro

Insurtalks: Por fim, pode nos dizer se há algum produto inovador que pretendem lançar brevemente ou se há, para um futuro próximo, algum modelo disruptivo de negócios que permita popularizar os produtos de seguro ao ponto de ser acessível para a maioria das pessoas que ganham um salário mínimo?

Cristiano Saab: “Considerando nosso propósito de possibilitar acesso de todos ao seguro, apostamos no modelo de parcerias de longo prazo, nas quais a Klimber atua como braço tecnológico de empresas de diferentes perfis - fintechs, bancos digitais, carteiras virtuais, cartões de crédito, operadoras de turismo, entre outras - que encontram nos produtos de seguros um valor adicional para seus consumidores.

 Nossa estratégia é ajudar tanto as seguradoras quanto as empresas que querem

vender seguros. Na prática, com um modelo B2B especializado na criação de

ecossistemas, desenvolvemos interfaces para unir os negócios tradicionais das

seguradoras com empresas de DNA digital. 

Com integração total através de APIs, a Klimber é capaz de gerenciar todo o ciclo de vida da apólice e a experiência do cliente final de forma simples e eficiente, desenvolvendo produtos personalizados com respostas imediatas, tanto no formato de parceria como de whitelabel”.

Postado em
18/11/2022
 na categoria
Insurtech

Mais sobre a categoria

Insurtech

VER TUDO