Embedded Insurance (também chamado de Seguro integrado ou Seguro Incorporado) tem a capacidade de colocar o seguro no momento ideal da jornada do cliente e, com isso, oferecer coberturas mais relevantes e fechar lacunas de proteção que estão inseridas no exato momento da aquisição de novos produtos.
O Seguro Integrado está evoluindo
Alguns especialistas acreditam que o Seguro Integrado está pronto para uma adoção mais ampla em meio à transformação digital do setor. De acordo com a previsão deles, em breve será possível ver produtos incorporados cobrindo linhas de negócios mais complexas, como compensação de trabalhadores ou seguro de responsabilidade civil geral.
A digitalização foi fundamental para a evolução do Seguro Integrado
O chefe de transformação digital da AmTrust Financial, Prateek Sangal, afirmou à Insurance Business que à medida que os dados se tornam mais amplamente disponíveis e mais fáceis de alavancar, e à medida que as capacidades tecnológicas das seguradoras melhoram, o mercado de seguros embutidos se expandirá. Para ele, a digitalização dos produtos de seguros foi uma das coisas fundamentais que alimentaram o conceito de seguro incorporado. “Você não poderia oferecer seguro integrado se as operadoras não tivessem digitalizado seus produtos. Conjuntos de dados estruturados que podem ser coletados para tomar decisões sobre tópicos de seguros tradicionais não estavam disponíveis há seis a dez anos. Então, isso tem sido uma evolução”, disse ele, completando:“É o momento certo para aproveitar o seguro incorporado porque todas essas coisas estão se unindo”.
A expansão do Seguro Integrado oferece benefícios ao mercado segurador
Como estratégia que envolve a inclusão de produtos de seguro em outras ofertas, como serviços ou produtos financeiros, o Seguro Integrado é capaz de oferecer diversos benefícios ao mercado segurador, tais como:
- Maior conveniência e melhor experiência para os consumidores: os clientes compram seguros sem precisar buscar produtos de seguro separadamente e, com a incorporação em outros serviços, os consumidores podem desfrutar de uma experiência mais integrada e simplificada;
- Aumento da penetração de seguros: como os produtos de seguro são integrados em outras ofertas, a exposição aos produtos de seguro é aumentada. Isso pode levar a uma maior penetração de seguros
- Novas fontes de receita:para as empresas que oferecem os serviços e produtos aos quais os seguros estão incorporados, o Embedded Insurance pode oferecer uma nova fonte de receita.
- Fidelização de clientes: o Seguro Integrado pode ajudar a aumentar a lealdade do cliente, uma vez que os consumidores podem ficar mais satisfeitos com a experiência do produto.
- Melhoria da precificação do seguro: a integração do seguro em outros serviços pode permitir que as seguradoras utilizem dados mais amplos e variados na determinação do risco e, consequentemente, na precificação das apólices de seguro. Isso pode levar a preços de seguro mais precisos e justos para os consumidores.
O papel dos Corretores na expansão do Embedded Insurance
O Corretor de Seguros é uma peça fundamental na proteção financeira do cliente. É por meio dele que são oferecidas aos clientes todas as possibilidades dos produtos de seguros, as formas de contratação, os meios de acionamento e todo o suporte no pós-venda. Assim, com a evolução do Seguro Embutido e a consequente expansão do mercado segurador, o papel do corretor se expande junto com ele. A única diferença – que também já foi “imposta” pela Era digital –, é a exigência de uma atuação mais consultiva por parte dos corretores. Eles passarão a agir como consultores de confiança na experiência híbrida que o seguro incorporado está criando.
Corretores precisam adotar conceitos digitais
O especialista em transformação digital da AmTrust Financial, Prateek Sangal, disse que vê duas maneiras pelas quais os corretores podem navegar na evolução do Embedded Insurance: hiperespecialização em produtos altamente complexos que o seguro incorporado não pode tocar, ou então adotar ofertas digitais e se adaptar. Segundo ele, os corretores que estão realmente adotando conceitos digitais tendem a ter um papel importante. “Uma transportadora não pode aceitar 100% dos riscos para os clientes. É aí que entram os corretores e agentes. Eles precisam encontrar soluções com outras operadoras que possam garantir esse risco”, disse ele. Para Sandal, no conceito de Seguro Incorporado, o corretor agrega valor por meio do serviço de apólice downstream, do endosso e da afirmação de que existe uma pessoa por trás desse produto digital que é capaz de responder às perguntas dos clientes.
Corretores têm um mercado fértil para explorar
Segundo o relatório da Coverager, feito em parceria com a PwC, sobre o estado do seguro incorporado, a próxima geração de seguros integrados –denominado Embedded 2.0 – mudará o paradigma estabelecido pelo Embedded 1.0 de um foco de afinidade simples (essencialmente segmentação on-line em massa) para um mais integrado, inclusivo e simples. E, de acordo com a análise de especialistas, cerca de 60% dos mercados de seguros Não Vida e 30% dos seguros de Vida (vida, pensões, anuidades) são endereçados ao Embedded Insurance 2.0. A estimativa é de que, até 2032, essa modalidade represente cerca de 16% da distribuição global total de seguros.
Além disso, há previsão de que essa próxima geração de Seguros Integrados tenha o potencial de aumentar o tamanho do mercado de seguros em geral, principalmente alavancando o alcance das plataformas digitais em mercados emergentes. Sendo assim, os corretores de seguros não apenas têm um papel fundamental na expansão do Embedded Insurance, como também têm um mercado fértil de oportunidades a explorar.