Diretor de Vendas e Parcerias da Justos, Felipe Genovesi, conversou sobre como a empresa está transformando o mercado de seguro automotivo com soluções inovadoras voltadas para clientes e corretores. Durante a entrevista, ele destacou as estratégias para criar um vínculo mais próximo entre corretores e segurados, como o seguro auto pode ser incorporado ao cotidiano dos usuários, e o papel da personalização na precificação baseada no comportamento do motorista. Felipe também abordou a integração de práticas sustentáveis e tecnológicas nos serviços da Justos, além de explorar como os corretores estão assumindo um papel mais consultivo ao apresentar ofertas altamente customizadas. Confira os destaques dessa conversa e as inovações que a Justos trouxe para 2024.
Insurtalks: Quais estratégias a Justos utiliza para estimular um relacionamento mais profundo entre corretores e clientes de um modo que transforme o seguro auto em um recurso utilizado e valorizado no dia a dia?
Felipe Genovesi: A Justos se conecta de forma genuína com os corretores, escutando suas dores e trazendo soluções para ganho de eficiência. Dessa forma, os corretores ganham tempo e acesso às informações necessárias para atuar junto ao cliente de forma consultiva, apresentando descontos, prêmios ou vantagens adicionais para motoristas que mantêm bons hábitos. Nossa plataforma 100% digital facilita o trabalho do corretor, oferecendo uma experiência sem burocracia.
Insurtalks: Em um cenário em que consumidores estão cada vez mais atentos às práticas de sustentabilidade e tecnologia, como vocês trabalham para integrar esses valores no seguro auto?
Felipe Genovesi: Combinamos incentivos que impactam diretamente o comportamento dos segurados no trânsito com o ganho de descontos que podem chegar até 30% já no próximo mês, além de recompensas semanais como vouchers de combustível, Uber e até MC Donald's.
Insurtalks: Como a Justos acredita que sua capacidade de precificar individualmente, com base no comportamento do motorista, pode redefinir a percepção de “justiça” no mercado de seguros?
Felipe Genovesi: Através da telemetria a Justos consegue trabalhar de forma educativa junto aos cliente, promovendo um melhor ecossistema no trânsito que invariavelmente é tão caótico. Conseguimos promover descontos e recompensas para quem dirige de forma segura, partindo já de um preço justo, sem aumentos inesperados. Desta forma, os corretores já usam dessa vantagem para incentivar os clientes a enxergarem o seguro não apenas como um custo, mas como uma recompensa por dirigir com responsabilidade, promovendo um relacionamento mais positivo com o produto.
Insurtalks: Vocês combinam recursos digitais avançados — como aplicativos e sinistros abertos por áudio — com um toque humano inteligente. Para vocês, quais são os elementos dessa mistura que asseguram que o corretor não perca seu papel consultivo, mesmo diante de uma automação crescente?
Felipe Genovesi: Para nós, o papel do corretor vai muito além de vender um seguro. Ele é um parceiro do cliente, alguém que entende suas preocupações, ajuda a fazer escolhas seguras e está presente nos momentos mais importantes. Automatizar tarefas mais burocráticas, o corretor tem mais tempo para fazer o que realmente importa: ouvir, orientar e oferecer um atendimento personalizado e fortalece seu papel como um consultor de confiança, mesmo em um mundo cada vez mais digital.
Insurtalks: De que maneira a Justos contribui para que os corretores consigam apresentar ofertas de seguro auto tão personalizadas ao ponto de transformá-los em verdadeiros curadores da experiência do segurado, em vez de meros intermediários?
Felipe Genovesi: São duas palavras-chave que respondem essa pergunta: produto e transparência. A Justos permite que o corretor possa criar ofertas personalizadas, através de nossas coberturas modulares, com base no perfil do cliente em questão, atingindo desde aquele que é oriundo de uma APV (Aprovação de Proposta de Venda) e nunca teve seguro anteriormente, até o cliente classe de bônus 10 que busca uma cobertura compreensiva completa com um nível de serviço impecável. Para isso oferecemos um suporte transparente e assertivo que garante um atendimento de alta qualidade e promove a confiança, transformando os corretores em parceiros estratégicos, focados em oferecer experiências únicas e satisfatórias aos segurados.
Insurtalks: Como a Justos planeja antecipar tendências de um mercado tão dinâmico, permitindo que os corretores acompanhem as transformações e se posicionem à frente da concorrência, oferecendo opções inovadoras aos clientes em 2025?
Felipe Genovesi: Trouxemos muitas inovações em 2024 como guincho com rastreamento em tempo real em todo território nacional, aliviando a ansiedade de clientes e corretores sobre o atendimento; abertura de sinistro via mensagem de voz, reduzindo para um patamar médio de 4 minutos e facilitando a rotina do corretor e a vida do cliente e agora, em primeira mão divido com vocês que lançaremos de forma oficial a análise de vistoria prévia 24/7 com um prazo médio de 1 hora, empoderando corretores de venderem Justos durante a noite, finais de semanas e feriados, nos colocando à disposição em qualquer momento que existe uma oportunidade de venda.
Insurtalks: Em um momento em que clientes esperam atendimento ágil, transparente e personalizado, vocês acham que seu modelo de relacionamento — pautado em recompensas, comunicação simplificada e suporte tecnológico — pode estabelecer um novo padrão de qualidade em relação ao que o consumidor do seguro auto espera?
Felipe Genovesi: Com certeza, um novo padrão já foi estabelecido, o paradigma comum do mercado é escutar: ”Eu pago seguro para não usar”. Isso já não é uma realidade com a Justos, com nosso programa de recompensas conseguimos ir além da tangibilização do seguro somente na solicitação de assistência e resolução de um sinistro, entramos no dia a dia, semana a semana na vida do segurado, o recompensando pelos seus bons hábitos na direção e materializando isso nos resgates de seus benefícios, promovendo a percepção que na Justos é muito além de pagar para não usar, que a Justos é muito além de somente um seguro auto.
Insurtalks: Diante de um público mais exigente, informado e preocupado com impacto social, de que forma a Justos auxilia o corretor a contar uma história mais ampla sobre o valor do seguro, mostrando que o produto vai além da proteção do carro e toca no bem-estar coletivo?
Felipe Genovesi: A Justos ajuda os corretores a destacar o valor do seguro como algo além da proteção individual, conectando-o ao bem-estar coletivo. Com comunicação transparente, ferramentas que incentivam hábitos responsáveis e iniciativas de impacto social, os corretores podem apresentar o seguro como um investimento em segurança, sustentabilidade e responsabilidade social.