ompreender o contexto da inovação no mercado de seguros é importante para entender que as Insurtechs estão surgindo para solucionar as falhas do sistema tradicional, trazendo soluções tecnológicas e personalizadas para os clientes. Nesse sentido, a regulamentação do setor e a adaptação das seguradoras tradicionais ainda são desafios a serem enfrentados pelas Insurtechs. No entanto, o sandbox da Susep mostra que o mercado está evoluindo e que as oportunidades para as startups de seguros são cada vez maiores.
Sandbox estimula a inovação no setor
O Sandbox é um ambiente regulatório criado pela Susep para estimular a inovação no mercado de seguros, já que as Insurtechs que fazem parte deste ambiente têm a oportunidade de testar suas soluções em um ambiente controlado, com supervisão regulatória e suporte técnico. Essa iniciativa já demonstrou ter fornecido contribuições concretas para o surgimento de novas soluções e para a melhoria da experiência do consumidor no mercado de seguros.
Resultados financeiros demonstram panorama positivo para as Insurtechs
A Susep divulgou, no último dia 20 de março, as demonstrações financeiras relacionadas ao ano de 2022 das Insurtechs que fazem parte do Sandbox. Esses resultados demonstraram um panorama bastante positivo para alguns players que se destacaram. Dentre eles, está a insurtech IZA, que, inclusive, seguiu o caminho da Pier e deixou de atuar na modalidade sandbox na metade do ano passado.
De acordo com os dados divulgados, a IZA se destacou com um resultado super positivo e um aumento expressivo de prêmio em comparação a 2021. Além disso, a insurtech também apresentou um aumento significativo no quadro de colaboradores desde março/22, indo contra a tendência das outras Insurtechs que reduziram o quadro no mesmo período. Esses resultados são considerados um grande sucesso para a empresa, que vem conquistando espaço no mercado de seguros.
Comparativo dos resultados entre as Insurtechs
José Luiz Machado, Head of Insurance da Sem Parar Seguros, fez uma análise dos demonstrativos e montou um painel comparativo dos resultados de algumas Insurtechs, conforme abaixo:
O Head da Sem Parar Seguros esclareceu que outras Insurtechs como Fulô, Now, Pin e Neo tiveram seus balanços divulgados, mas não foi possível incluir as informações no quadro. No entanto, é possível verificar os resultados de todas no demonstrativo da Susep.
Há muitas oportunidades a serem exploradas no universo das Insurtechs
O mercado de seguros no Brasil vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da consciência sobre a importância do seguro para a proteção do patrimônio e da saúde. No entanto, o mercado de seguros ainda enfrenta desafios em relação à penetração e à diversificação de produtos e, nesse aspecto, as insurtechs têm muitas oportunidades a serem exploradas. É claro que há várias iniciativas de inovação no mercado de seguros como um todo, mas sem dúvida, as startups de seguros estão tornando a experiência do cliente mais ágil, eficiente e personalizada por meio das soluções inovadoras oferecidas. Sabendo disso, e baseando-se na capacidade rentável das Insurtechs, há ainda muitos caminhos a serem descobertos e trilhados em relação ao papel das Insurtechs no mercado de seguros.