A Sura anunciou sua decisão de entrar no ecossistema insurtech na América Latina por meio da criação de uma nova empresa. Este é o novo compromisso da Seguros SURA , que visa promover o processo de transformação digital em seus negócios, e melhorar a experiência de todos aqueles que buscam adquirir seguros de forma simples, no conforto de seu celular.
Esta insurtech Suramericana vai agilizar o processo digital para que qualquer pessoa possa interagir com a Seguros SURA 24 horas por dia , 7 dias por semana e ter seu seguro na ponta dos dedos. Além disso, a nova empresa desenvolverá estratégias inovadoras que permitirão às subsidiárias da região atingir segmentos carentes e novos mercados, como energia renovável, turismo, agricultura, gamers, construção, novas soluções de mobilidade, entre outros.
“Com a criação da insurtech, na Suramericana buscamos ter o mais alto nível de participação nos 9 países da América Latina onde estamos presentes, com nossos canais diretos e digitais. Estamos cientes de que as necessidades dos nossos usuários estão mudando, por isso queremos oferecer a eles uma proposta de valor que nos permita nos aproximar deles por meio de uma experiência mais ágil, intuitiva e simples, pensada para eles como usuários cada vez mais digitais e hiperconectados”. expressou Juana Francisca Llano, Presidente da Suramericana.
Sob um modelo de operação independente como subholding, o apoio da marca SURA e um modelo de inovação do tipo startup, a empresa planeja se tornar um dos principais players do ecossistema insurtech latino-americano até 2025.
Com esta iniciativa, a Suramericana pretende obter 2,6 milhões de novos clientes em toda a América Latina, dos quais 1,8 milhão na Colômbia. Como indicou Juana Francisca, “esta incursão nos permitirá passar de uma quota de canal direto de 2,8% para mais de 10% em toda a região. Em 5 anos planejamos lançar 22 soluções voluntárias sob uma experiência totalmente digital em nossos 9 mercados. Queremos consolidar nossa posição como a quarta seguradora latino-americana na região e como um dos principais players do setor que geram apoio e confiança no mundo digital.”
No caso da Colômbia, a Suramericana planeja oferecer 8 soluções voltadas para diversos segmentos: por um lado, continuar desenvolvendo a mobilidade com soluções em carros, motocicletas, bicicletas e viagens; e por outro, apostar na Saúde, Negócios e promover o Lar com soluções como o leasing. Para isso, serão utilizados atributos como diversificação de canais, economias de escala, padronização da experiência do cliente e foco na relevância digital baseada em dados.
Novos produtos
Além dos benefícios para a transformação digital da empresa, a insurtech desenvolverá novos produtos de portfólio com base nas pessoas, suas necessidades e seus estilos de vida.
“Com essa inovação queremos democratizar os seguros, de forma que qualquer latino-americano possa acessar e autogerenciar seus serviços e produtos pelo celular, em um clique, de acordo com suas necessidades. Isso nos ajudará a alcançar diferentes segmentos e possibilitar uma interação simples, gamificada e disponível a qualquer hora do dia” , disse Leonardo Martínez, Líder de Projeto do Canal Digital Direto da Suramericana.
Embora seja verdade que a tendência do setor seja para a não intermediação e a digitalização de todas as interações, a Seguros SURA – pensando em todos os seus usuários – propõe uma experiência phygital : um modelo híbrido em que o seguro continuará a ser vendido “fisicamente ” por meio de um consultor, mas o usuário também pode contratá-lo “digitalmente” junto à insurtech.
O objetivo final é continuar aprimorando o portfólio e os processos para garantir a melhor experiência e atendimento a todos os clientes, sejam eles em um local físico ou se conectando por meio de canais digitais.
Para isso, a Suramericana se propôs a atrair talentos adequados da região para enfrentar esse desafio, e também buscará contar com especialistas em temas como: desenvolvimento front e back-end , arquitetura e ciência de dados, scrum , desenvolvimento web e aplicativos, e-commerce e CRM, entre outros. Tudo isso baseado em um modelo operacional "sem fronteiras" formado por centenas de pessoas de toda a América Latina.
Com uma estrutura de três etapas, o projeto prevê a participação de mais de 250 pessoas em 5 anos, das quais aproximadamente 100 estarão na Colômbia. A Insurtech chegará primeiro à Colômbia, depois ao Chile e ao México e, em uma terceira etapa, aos demais países da América Latina onde a SURA está presente.
“O setor de insurtech está crescendo a passos largos e a Seguros SURA não pode ficar alheia a esse processo. Com nossa insurtech buscamos ter um papel de liderança neste ecossistema, acelerando o processo de transformação digital para os usuários e criando uma experiência simples, personalizada e sempre disponível”, finalizou Leonardo Martínez.