O

show da cantora Madonna, programado para o dia 4 de maio, na praia de Copacabana, promete ser um megaevento que atrairá cerca de 1 milhão de pessoas para a cidade . Como tal,  já está causando rebuliço entre os fãs e também levantando opiniões sobre: a relevância de eventos de grande escala para as cidades anfitriãs, a infraestrutura ideal para garantir o conforto dos que vão participar e dos que , indiretamente, serão atingidos pelo evento, o melhor jeito de chegar até o evento e, principalmente, sobre a segurança física e de um item específico e imprescindível aos indivíduos dos tempos atuais: o celular.

A relevância de eventos de grande escala para as cidades anfitriãs

Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, afirmou, em reportagem para o Correio Brasiliense, que uma programação de eventos que incluem artistas renomados como Madonna, é interessante para atenuar a sazonalidade de destinos turísticos tradicionalmente voltados para outros temas. Perrotta ressalta que eventos dessa magnitude contribuem para a melhoria da reputação urbana, suporte cultural abrangente, geração de empregos e aumento de renda, ampliação do turismo local e fortalecimento de objetivos políticos que englobam a coesão social.

A aglomeração em eventos como esse aumenta o risco de furtos e roubos

Em um país onde 80% dos cidadãos expressam receio em usar seus celulares em locais públicos, segundo pesquisa da Pitzi, a preocupação com a segurança dos pertences pessoais no show é justificável. A aglomeração em eventos como esse aumenta o risco de furtos e roubos, fazendo com que medidas de proteção pessoal sejam mais do que necessárias.

Precauções para evitar roubo de celular

Entre as precauções sugeridas pela Polícia Militar para proteger o celular : manter o celular sempre por perto e nunca exposto, como em bolsos abertos ou de fácil acesso; usar senhas e mecanismos de bloqueio; e ser cauteloso ao realizar transações financeiras em locais públicos, especialmente durante o evento, para evitar atrair a atenção indesejada.

Seguro para celular está entre as táticas adotadas para curtir o show

Uma tática adotada por alguns fãs ansiosos pelo show é optar por levar um celular menos moderno ao invés de seus smartphones usuais. Nas redes sociais, uma postagem no Twitter revelou o pedido de um usuário por um telefone emprestado: "Preciso de um celular velho para usar no show da Madonna, alguém tem um para emprestar?". Enquanto isso, outra pessoa destacou que é possível se proteger e ainda assim levar seu dispositivo habitual: "Vai ter Madonna em Copacabana e se você quer tirar foto e filmar tranquilinho seu show, não esqueça de fazer seguro do seu celular”. Além disso, doleiras e conjuntos para corrida têm sido cogitados como opções para se manter seguro em meio à multidão.

Seguro Bolsa Protegida garante a reposição do que foi perdido e a proteção contra o uso indevido de cartões e documentos

Além das orientações da Polícia Militar e das estratégias criativas usadas pelos fãs da cantora, uma boa opção de proteção é o Seguro Bolsa Protegida da Axa. Ele oferece proteção para os itens pessoais que o segurado carrega na bolsa, seja o próprio cartão ou até mesmo as compras. Em casos de roubo ou furto qualificado a pessoa tem garantia para bolsa, carteira, óculos, celular, cosméticos e documentos, por exemplo. O segurado também tem direito a reembolso em caso de transações financeiras indevidas feitas com o cartão após roubo ou furto qualificado, de acordo com as cláusulas da apólice. Indicado para proteger bolsas e pertences do dia a dia, proteção contra uso indevido do cartão e prevenção contra roubos, sequestros e outros, este tipo de seguro pode garantir a reposição do que foi perdido e a proteção contra o uso indevido de cartões e documentos.

Espectadores devem adotar práticas prudentes para proteger a si mesmos e seus pertences

Eventos de grande porte atraem multidões e também são um lembrete das precauções que é preciso tomar em ambientes de grande movimento. As autoridades locais e os organizadores do evento têm a responsabilidade de implementar medidas de segurança eficazes, mas os espectadores também devem adotar práticas prudentes para proteger a si mesmos e seus pertences valiosos.

Dessa forma, segurança em eventos de grande escala é uma responsabilidade compartilhada. Com o devido cuidado, é possível desfrutar desses momentos marcantes com maior tranquilidade e segurança.

Postado em
3/5/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO