O Banco Central do Qatar (QCB) emitiu ontem instruções às seguradoras digitais, com o objetivo de elaborar o quadro regulamentar para as atividades de seguros digitais no país.

Estas instruções estão em linha com o Terceiro Plano Estratégico do Sector Financeiro do Qatar e fazem parte dos esforços constantes do QCB para regular e desenvolver o sector financeiro e para estimular a inovação na tecnologia financeira.

O banco central, em comunicado, afirmou que as seguradoras digitais oferecem uma série de benefícios, que incluem o aumento da eficiência de custos, o processamento mais rápido de sinistros, ao mesmo tempo que melhoram a avaliação de riscos através da análise de dados e aumentam a competitividade no setor para fornecer os melhores serviços a um preço mais baixo. custo.

O BQC afirmou a sua vontade contínua de introduzir iniciativas que ajudem a criar um ambiente adequado para o crescimento da FinTech no país, apoiar o desenvolvimento do sector financeiro e aumentar a transparência e eficiência das transacções no sector dos seguros.

Objetivos da InsurTech

Em Novembro de 2023, o BQC lançou o seu Terceiro Plano Estratégico do Sector Financeiro , que apela a fortes medidas regulamentares para posicionar os seguros de modo a proporcionar uma gestão eficaz do risco financeiro e económico. A estratégia centra-se no desenvolvimento dos fundamentos para que o Qatar se torne o centro Insur Tech do MENA, introduzindo reformas e incentivando empreendimentos.

Em agosto de 2023, o QCB convocou as empresas que desejam fornecer serviços digitais de comparação de seguros a solicitarem a licença necessária do banco. Esta licença faz parte da iniciativa do QCB para regulamentar as plataformas digitais de comparação para criar um sistema mais transparente para as seguradoras. Várias seguradoras estabeleceram canais de distribuição online.

Postado em
25/4/2024
 na categoria
Mundo

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO