V

antagens da inteligência artificial para seguradoras e clientes

Nos últimos anos, a indústria de seguros tem sido acompanhada por uma série de transformações provocadas pela inteligência artificial. A capacidade do recurso de analisar grandes volumes de dados e processar informações está impulsionando várias áreas dos seguros, incluindo atendimento ao cliente, processamento de sinistros, subscrição e detecção de fraudes. 

“À medida que as coisas são simplificadas, nos concentramos nos próximos problemas desafiadores”

Nirmal Ranganathan, vice-presidente de engenharia de IA da Rackspace Technology, explicou como as seguradoras podem aproveitar os benefícios da IA para reduzir custos. Ele destacou que a inteligência artificial pode auxiliar na comparação de apólices, ajudando os profissionais de seguros a selecionar produtos mais adequados para os clientes, e também agilizar o processamento de informações e imagens em arquivos de sinistros, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas mais importantes. “A IA abre possibilidades para fazermos outras coisas – e foi assim que a sociedade cresceu ao longo dos séculos. À medida que as coisas são simplificadas, nos concentramos nos próximos problemas desafiadores”, refletiu Ranganathan.

Diminuindo a complexidade de processos com low-code e automação de dados

Tradicionalmente, o desenvolvimento de soluções de automação de dados exigia profundos conhecimentos de programação e habilidades técnicas avançadas. No entanto, com a ascensão das plataformas de low-code (baixo código), esse paradigma está mudando rapidamente. As plataformas de low-code oferecem uma abordagem visual e intuitiva para o desenvolvimento de soluções de automação, permitindo que usuários com habilidades menos técnicas criem aplicativos e fluxos de trabalho automatizados com facilidade. Isso significa que profissionais de diferentes áreas, como analistas de negócios e gerentes de projeto, possam colaborar de forma mais eficaz no desenvolvimento e implementação de soluções de automação.

Agilidade de processamentos e redução de custos

Conforme matéria do portal Insurance Innovation Reporter, a pandemia e o aumento do trabalho remoto destacaram a importância de tornar os dados acessíveis para as pessoas que os necessitam. Plataformas de automação de low-code oferecem uma maneira ágil de integrar e automatizar dados, permitindo aos desenvolvedores unificar fontes de dados mais rapidamente do que soluções tradicionais. Embora a automação muitas vezes seja considerada uma reflexão tardia em projetos de desenvolvimento, ela representa 50% do tempo e dos custos de construção de uma plataforma digital, de acordo com uma pesquisa do Gartner. Investir em automação de dados agora pode economizar tempo e dinheiro no futuro. Escolhendo uma plataforma de automação de baixo código em vez da codificação convencional, as empresas podem focar nos resultados e transformar ideias em soluções mais rapidamente.

Otimização na gestão de riscos 

O Insurtech Digital divulgou que durante a Conferência da British Insurance Brokers' Association (BIBA) 2024, intitulada 'What's Next', a LexisNexis Risk Solutions vai apresentar suas mais recentes inovações em dados de veículos e propriedades, visando auxiliar os provedores de seguros no Reino Unido e na Irlanda. Estas novas tecnologias têm como objetivo aprimorar a maneira como as seguradoras avaliam, precificam e gerenciam riscos. As melhorias incluem análises mais detalhadas de dados de veículos, essenciais para compreender os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) específicos e seu impacto nos sinistros e prêmios de seguro. Além disso, a análise de dados imobiliários está sendo otimizada para oferecer insights mais abrangentes sobre os riscos e valores imobiliários, facilitando decisões de subscrição mais embasadas. Essas ferramentas estão alinhadas com a estratégia da empresa de fornecer soluções sofisticadas, rápidas e confiáveis de análise de dados, que simplificam processos críticos, reduzem custos e aceleram a tomada de decisões em todas as etapas do ciclo de vida do seguro.

Uso de IA também ajuda o trabalho dos corretores de seguros 

A IA também colabora com o trabalho dos corretores de seguros, já que libera os profissionais para executar tarefas mais complexas. Os corretores que dependem de tecnologia fragmentada e processos manuais passam muito tempo lidando com complicações que podem ser evitadas, como prazos de conformidade perdidos, cancelamentos de apólices, informações do cliente mal arquivadas, renovações perdidas e leads negligenciados, por exemplo. A automação pode garantir que os processos sejam concluídos usando as informações mais atualizadas, em tempo real.

O futuro do seguro depende de estratégias de inovação baseadas em tecnologias de ponta

Desde a automação de tarefas rotineiras até a análise de dados em larga escala, a IA está desempenhando um papel fundamental na melhoria da gestão de dados e na eficiência operacional das companhias de seguros. Ao delegar tarefas repetitivas à automação e aproveitar os insights fornecidos pela análise de dados avançada, as seguradoras podem direcionar seus recursos para atividades de maior valor agregado, como a tomada de decisões estratégicas e o atendimento ao cliente. Portanto, à medida que os processos digitais ganham força, é imprescindível que as seguradoras continuem aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA. Fazendo isso, elas podem melhorar sua eficiência operacional, além de fortalecer sua posição competitiva.

Postado em
10/5/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO