produção estrita de carros provou não ser suficiente para a Tesla, empresa de carros elétricos. A marca revolucionária está agora tentando conquistar o mundo dos seguros de automóveis.
Em 2019, a montadora começou a oferecer seu seguro para motoristas da Tesla no estado da Califórnia. Em 2021, expandiu suas operações para o Texas. A Tesla Insurance forma pares com empresas de subscrição que operam nesses estados para fornecer cobertura.
Este movimento da Tesla coloca o CEO Elon Musk em competição com gigantes do seguro de automóveis, como Geico, State Farm e Allstate. Não é nenhum segredo que Musk pode se movimentar muito bem no mundo dos negócios, mas quando se trata de desafios específicos ao seguro de automóveis, pode haver alguns soluços ao longo do caminho.
Tesla tem as mãos em tudo
O império Tesla está profundamente envolvido na indústria automotiva; com a inclusão do seguro de automóveis em seu portfólio, ela opera um jogo vertical.
A Tesla não apenas possui a fabricação de seus veículos, mas também participa da distribuição, reparos e agora seguros - praticamente todos os setores que afetam um veículo em sua vida útil. Ele começa no fabricante, muda para uma concessionária para distribuição, eventualmente torna-se segurado e passa por reparos quando necessário.
Com uma mão em quase tudo, Tesla é capaz de controlar certos aspectos da vida de um veículo. Oferecer seguro de automóveis e lidar com reclamações de acidentes pode ser a cereja do bolo para o império de carros elétricos, se eles assumirem o cargo.
Onde você registra sua reclamação, a oficina para a qual você leva seu veículo para reparos e o avaliador com quem você eventualmente fala podem estar operando sob uma única entidade corporativa. Nenhuma montadora fez isso antes.
Uma marca com uma base estabelecida
Tesla vem com um forte reconhecimento de marca. Ao contrário de outras marcas de automóveis, a Tesla mantém um fluxo constante de “fãs” e clientes graças à sua percepção pública atraente e ambiciosa.
Mas essa imagem se mantém quando se trata do mundo dos seguros de automóveis? Algumas pesquisas descobriram que os consumidores desejam um fornecedor forte e ousado que também tenha preços competitivos.
A Tesla pode oferecer isso e, por enquanto, essa abordagem está funcionando para a empresa. Com seu brilho e produtos de alto preço, a Tesla atrai clientes abastados. Esses clientes normalmente têm registros de direção de baixo risco que, de acordo com várias pesquisas, significam menos reclamações.
Enquanto outras seguradoras no jogo gastam milhões todos os anos em marketing, a Tesla está chegando com essa imagem pré-construída e orgulhosa. Os consumidores que compram seguros de automóveis têm inúmeras cotações disponíveis com a mesma quantidade de apólices do mercado.
Mas com a Tesla já presente no radar de tantas pessoas, o reconhecimento da marca favorece Musk. Isso poderia tornar um mercado já competitivo ainda mais difícil, apesar de a cobertura ser limitada ao Teslas.
A estrada esburacada à frente
Apesar de todos os aspectos positivos que a Tesla e seus empreendimentos de seguro futuros têm, haverá alguns solavancos no caminho.
Isso pode acontecer com todas as marcas em todos os setores, e a Tesla tem seu próprio quinhão de lutas. Atualmente, os veículos da Tesla são vistos como itens de luxo modernos que atraem um público específico.
Mas essa indefinição ameaça diminuir à medida que Tesla olha para veículos mais acessíveis. Em breve, essa base de clientes estará mudando. A Tesla Insurance poderia potencialmente prosperar no mundo dos seguros muito bem com a base de drivers de baixo risco que já atrai, mas uma vez que os consumidores do mercado de massa são adicionados, as coisas podem ficar um pouco preocupantes.
Fornecer seguro para motoristas de alto risco pode complicar os preços e sinistros futuros. As empresas devem ser capazes de se adaptar quando se trata de seguro de automóveis. Aceitar mais clientes permite um melhor alcance e um ajuste adequado dos prêmios, mas ao mesmo tempo tornará os preços mais complexos.
No entanto, a Tesla Insurance ainda está em seus estágios iniciais, fornecendo seguro apenas para veículos da Tesla na Califórnia e no Texas, então é difícil dizer com certeza o que Musk tem em mãos agora.
Possui algum potencial, mas não é isento de falhas. Expandir a marca e torná-la mais inclusiva para os motoristas pode ajudar, mas eles precisam estar prontos para se adaptar.
É um momento fascinante para testemunhar o importante fabricante de carros elétricos entrando no setor de seguros de automóveis.