conceito de seguro transcende a simples gestão de riscos. Ele representa um poderoso mecanismo de proteção que resguarda a estabilidade financeira dos indivíduos, famílias e empresas frente a circunstâncias imprevisíveis e adversas. No entanto, é inegável que os segmentos menos favorecidos da sociedade têm dificuldade de acessar esse sistema e que a população economicamente vulnerável se vê excluída por conta da escassez, inacessibilidade e falta de adequação dos produtos de seguro disponíveis para elas.
Porta aberta para proteção securitária
Nesse sentido, o microsseguro – ou seguro inclusivo, como também é chamado – pode ser a primeira porta aberta para o mundo da proteção securitária, já que o alvo deste tipo de seguro são os consumidores de baixa renda. As coberturas são moldadas para amparar os menos favorecidos em diversas situações que possam colocá-los abaixo no nível de pobreza por conta de situações adversas.
O próprio superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, durante participação no evento “Insurtech Brasil 2023”, citou os microsseguros como uma forma de ampliar o acesso às garantias securitárias pela população.
Maior arrecadação de prêmios da história
O Brasil já demonstrou que reúne os principais indicadores para uma acelerada expansão do microsseguro. De acordo com dados da Susep, os microsseguros alcançaram a maior arrecadação da história em 2022, com uma receita de R$1,05 bilhão. O acumulado no ano representa alta de 78% em relação a 2021, quando os microsseguros arrecadaram R$591 milhões.
A tecnologia criando soluções inovadoras de microsseguros
Em outros mercados com economias emergentes, como o da índia, por exemplo, algumas insurtechs estão aproveitando a tecnologia para criar soluções inovadoras de microsseguros que abordam desafios específicos. Um dos exemplos é a startup de seguros que está usando aprendizado de máquina para identificar o gado e permitir que as seguradoras ofereçam seguro para o gado que há muito é atormentado por fraudes. O objetivo da insurtech é que isso reduza os prêmios e estimule o crescimento do seguro pecuário na comunidade agrícola.
Soluções tecnológicas aumentam adesão ao microsseguro
As insurtechs estão adotando abordagens cada vez mais inovadoras. Com o uso de tecnologias como big data, aprendizado de máquina e análises avançadas, elas estão criando modelos de precificação que vão além das fontes de dados tradicionais, explorando também fontes alternativas. Essa ampla variedade de informações permite que as seguradoras tenham uma maior certeza na definição dos preços de seus produtos e serviços, resultando em uma precificação mais justa e precisa. Isso ajuda as seguradoras a precificar melhor seus produtos e, consequentemente, a aumentar a oferta de seguros inclusivos e a adesão das camadas menos favorecidas da população aos produtos de seguro.
Seguro Auto Econômico
Sempre preocupada em oferecer produtos ajustados para todos os tipos de necessidade dos segurados, a Tokio Marine possui um produto que inclui os consumidores menos favorecidos financeiramente que precisam de proteção em relação ao seu carro . O Seguro Auto Econômico permite que o cliente cancele quando quiser e receba de volta o valor proporcional aos dias que não usou o seguro e o preço é até 30% mais barato que um seguro tradicional. Para não comprometer o orçamento, o usuário do seguro pode parcelar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito e as parcelas são lançadas mensalmente para não comprometer o seu limite e caber no seu bolso. A cobertura do produto é completa para colisão, incêndio, roubo e furto.
Tecnologia é aliada na missão de expandir os microsseguros
O microsseguro tem a nobre missão de oferecer proteção financeira a indivíduos em situação social menos favorecida e, nesse sentido, a tecnologia é uma poderosa aliada, já que pode ajudar a expandir essa modalidade de seguro na medida que colabora para o desenvolvimento de soluções inovadoras e precificação mais ajustada às demandas de cada perfil de consumidor. Ao promover o acesso aos produtos financeiros certos, seguradoras e insurtechs colaboram para que cada vez mais pessoas tenham acesso à proteção financeira necessária para enfrentar situações adversas e construir um futuro mais seguro.