P

ara a maioria dos segmentos empresariais, investir em tecnologia não é apenas uma escolha estratégica, mas um requisito fundamental para o sucesso. No segmento de seguros, essa premissa se tornou ainda mais real durante e após a pandemia. O forte movimento das insurtechs chegando e sacudindo uma indústria antiquada, trouxe uma abordagem baseada em tecnologia muito necessária para a compra de seguros. Apesar disso, ficou comprovado que a tecnologia isolada não é um caminho possível, já que muitas dessas startups de seguros tentaram eliminar o corretor, mas não obtiveram êxito. um estudo divulgado da Swiss Re, comprovou que os corretores são responsáveis por 78% da comercialização de seguros no Brasil. O que significa que o digital fortalece o trabalho corretor e vice-versa.

Investir em tecnologia impacta capacidade de superar concorrentes

Para comprovar tal fato, uma pesquisa recente realizada pela Socotra, uma fornecedora líder de plataformas centrais para seguradoras contemporâneas, ilustra de maneira convincente como o investimento em tecnologia pode impactar diretamente a capacidade de superar os concorrentes e estabelecer-se como líder no mercado.

O estudo, intitulado "Tornando-se o provedor preferencial: o que os produtores de seguros desejam das seguradoras, 2023", revela um panorama detalhado das preferências e necessidades dos corretores, que desempenham um papel crucial como intermediários entre as seguradoras e os clientes. 

Corretores ressaltaram a importância da cotação, vinculação e entrega online de apólices

A pesquisa destaca um aspecto crucial: seguradoras que adotam tecnologias avançadas para aprimorar a experiência de atendimento ao cliente, especialmente com foco em facilitar o trabalho dos corretores, estão posicionadas de forma privilegiada para se destacar na arena competitiva. O estudo aponta que as seguradoras que oferecem plataformas de tecnologia avançada com características como conveniência aprimorada, transparência e capacidade de cotação, vinculação e entrega de apólices online estão prontas para obter uma vantagem substancial sobre seus concorrentes que ainda não incorporaram essas melhorias. Um dado impressionante é que todos os corretores pesquisados ressaltaram a importância da cotação, vinculação e entrega online de apólices.

“Não atender às expectativas crescentes dos corretores e clientes coloca as seguradoras em risco”

Além disso, a pesquisa enfatiza que recursos como pagamentos de prêmios online e registro de sinistros também se tornaram essenciais para as seguradoras que desejam manter uma posição de destaque no mercado. A visão do fundador e CEO da Socotra, Dan Woods, é clara: “Não atender às expectativas crescentes dos corretores e clientes coloca as seguradoras em risco de ficar para trás e perder sua base de clientes”.

Player investe em tecnologia para facilitar jornada de clientes e corretores

Segundo o estudo, a satisfação dos corretores está intrinsecamente ligada a um portal amigável tanto para eles quanto para seus clientes, juntamente com a capacidade de oferecer processamento digital de sinistros. Esses elementos refletem as mudanças nas demandas dos clientes, enfatizando a necessidade das seguradoras de priorizar melhorias na experiência do usuário para atender tanto corretores quanto segurados. Nesse sentido, um dos players que estão alinhados com os resultados dessa pesquisa é a operadora de saúde Amil  que investe em tecnologia para facilitar jornada de clientes e corretores.

Seguradoras e Insurtechs precisam investir em tecnologia e capacitação voltada para corretores

Na pesquisa, é enfatizada também a importância de ser o primeiro a lançar novos produtos e recursos, o que se tornou um fator crítico para muitos corretores ao decidir com quais seguradoras colaborar. Isso ressalta a necessidade das companhias de seguros de priorizarem a satisfação e experiência do cliente acima das considerações de custo, uma vez que a agilidade e a capacidade de inovar são fatores determinantes para os corretores na escolha de parceiros. Por isso é imprescindível que seguradoras e insurtechs invistam em tecnologia e capacitação voltada para corretores.

Players que adotam soluções tecnológicas avançadas se colocam à frente de outras seguradoras

Por tudo isso e, de acordo com a pesquisa mencionada, ao realizar investimentos estratégicos em tecnologia visando aprimorar a interação dos corretores com os segurados, as seguradoras adentram em um território altamente promissor em termos de eficiência. Esse progresso se traduz na simplificação e aceleração de tarefas previamente complexas, o que habilita os corretores a suprir as demandas dos clientes com agilidade e precisão e, consequentemente, esse aumento da eficiência operacional culmina em um aprimoramento notável na qualidade do atendimento. Dessa forma, os players que adotam soluções tecnológicas avançadas se colocam à frente de outras seguradoras que ainda não assimilaram essas transformações, evidenciando também que a perspectiva de oferecer soluções sob medida e respostas ágeis aos clientes é fator decisivo na preferência dos potenciais e atuais clientes e corretores por empresas inovadoras e tecnologicamente atualizadas.

Postado em
30/5/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO