BMG Seguros, seguradora brasileira fundada em 2016, na busca de honrar suas premissas de constante inovação e desenvolvimento do mercado de seguros, lançou há poucos dias um chatbot para atendimento via Whatsapp.
Michele Cherubini, Chief Customer Officer (CCO) da BMG Seguros, declarou em entrevista à Insurtalks: “É fundamental o nosso constante relacionamento com clientes e com os corretores, por isso, lançamos o projeto da Yara. A Yara é o nome da nossa colaboradora virtual que está sempre presente a qualquer momento para atendimento”. Ele disse ainda: “Pensamos num chatbot que seja não somente uma forma de atendimento de pós-venda, mas uma forma de atendimento ampla para o momento de querer entender o produto, na pré-venda, na fase subscrição e contratação e também no de sinistros. O objetivo é aproveitar ao máximo o que a digitalização nos permite e ofertar um serviço mais eficaz aos nosso clientes”.

Conheçam a Yara:
A Yara, nome dado à atendente virtual, é uma ferramenta que possui inteligência artificial para aprender conforme as perguntas frequentes e as informações que ela vai recebendo. Quando há perguntas que ela não consegue responder, ela consegue emitir um alerta à consultoria de atendentes humanos por trás da tecnologia para responder ao questionamento de forma mais assertiva e rápida possível.
A Yara tem o propósito de humanizar as relações, de encurtar distâncias que, muitas vezes, são estabelecidas neste tipo de comunicação. Na construção da personalidade da concierge digital, houve a preocupação de aproximar a relação entre clientes e parceiros, já que esse é um dos princípios da BMG Seguros.
Mais que uma assistente virtual, a Yara é uma atendente responsável por garantir o suporte necessário aos clientes e corretores parceiros.
A atendente é responsável por receber todas as dúvidas dos visitantes virtuais, começando pelo site. A partir daí, explicar, entender as dores, identificar onde estão os “gargalos” de comunicação e levar para cada área/produto os feedbacks e encaminhamentos.
A meta da Yara é trazer, em um curto espaço de tempo, uma análise crítica quantitativa e qualitativa dos processos internos da seguradora e fazer com que o canal digital de comunicação seja totalmente diferente dos concorrentes, que seja mais humano, assim como é a missão da marca.

O portfólio do player aumentou e o foco é em pessoa jurídica
A BMG Seguros aumentou o portfólio em 2020 e passou a focar mais em pessoas jurídicas, mais especificamente na venda de seguro garantia e P&C para pequenas e médias empresas em todo o território nacional. A parceria com a Assicurazioni Generali prevê um grande potencial de crescimento, além de franca expansão no mercado corporativo já consolidado pela BMG Seguros.
Foco em pequenas e médias empresas
Michele Cherubini, ainda na entrevista, afirmou sobre o foco em pequenas e médias empresas: “Nós não olhamos somente para as empresas grandes, bem estruturadas, mas para aquelas empresas médias e pequenas. O mercado de seguros certamente existe para essas pequenas empresas, mas acreditamos que é pouco penetrado ainda. Então, tem um grande potencial para poder proteger mais as pequenas e médias empresas que são pouco ou parcialmente atendidas nesse tipo de necessidade de proteção, historicamente pelos canais mais tradicionais. Olhamos para esse segmento claramente expandindo nossa oferta de seguro garantia para as empresas criando um modelo de business operacional dedicado a elas” E disse, ainda: “Depois que começamos a nos aproximar da realidade das pequenas e médias empresas, consolidamos essa visão de que elas são pouco atendidas. Certamente, por diferentes razões: a primeira é a falta de conhecimento que gera uma falta de confiança. Essa falta de confiança é porque há produtos que não são modulados para as necessidades dos diferentes segmentos e diferentes dimensões de empresas”.
A evolução da empresa:
Sobre essa questão, Cherubini declarou:
“Uma das formas de sermos parceiros é estarmos presentes no momento da necessidade. E ser presente pode ser em termos de tempo: quando você precisa de ajuda; em termos de conteúdo: o que você precisa e também em termos de canal: de que forma você quer falar conosco? Pelo telefone, chatbot, WhatsApp…A evolução da empresa está ocorrendo no sentido de ser uma empresa multilinhas que permite ofertar uma ampla linha de produtos e soluções” e finalizou: “Para nós foi muito importante essa evolução da companhia, sempre focando no seu propósito que é na evolução para suportar o crescimento dos nossos clientes e também ser parceiros dos nossos corretores”.
Michele Cherubini é Chief Customer Officer (CCO) na BMG Seguros desde 2020 e iniciou sua jornada na empresa , segundo suas próprias palavras: “com a responsabilidade de desenvolver uma visão de produto a 360 graus, não somente a parte técnica, mas também da jornada do cliente e como essa jornada pode ser melhorada em relação aos parceiros corretores. E (atuar também) na área de marketing, área de governança de projetos para fomentar todos os projetos que temos para a evolução da BMG Seguros”